Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

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Motorização dos primeiros ferreomodelos Frateschi da locomotiva G12, com motor embaixo do chassi, engrenagem, transmissão, fiação
Chassi das primeiras G-12, observando-se a fixação do eixo-sem-fim que recebia o movimento do motor pela engrenagem à direita, e o transmitia ao truque pela engrenagem em primeiro plano.
Foto: Rosário Lamanna

As escalas dos ferreomodelos Frateschi
A pioneira locomotiva G12: – Fase 1

Flavio R. Cavalcanti

Lançada em 1975 na versão Fepasa azul ref. 3000 — cor injetada, plástico brilhoso — a locomotiva pioneira da Frateschi surgiu com motor Oxford de autorama, deitado embaixo do chassi, entre as abas da "saia" que representam as laterais do tanque de combustível.

A transmissão do movimento para o truque de tração se dava por meio de um eixo sem-fim, acima do chassi.

Podemos chamá-la de "Fase 1".

Não conheço esta motorização "ao vivo". Vi apenas uma vez, de passagem, na década de 1980, e pensei que a transmissão fosse direta, abaixo do chassi.

Talvez o sem-fim, por ser fixo, fosse o motivo de a primeira G12 exigir raio de curva tão aberto. [ver Modo de usar]

Observe que os 17,2 mm de espessura (vertical) do motor Oxford, precisavam caber entre o chassi e os trilhos — aliás, menos, para não aparecer abaixo do que seria o "tanque de combustível".

Segundo Rosário Lamanna — a cuja coleção pertence o modelo das fotos — teriam sido produzidos poucos exemplares com esta motorização, e logo a Frateschi passou o motor para cima do chassi.

Ferreomodelo pioneiro de locomotiva G12, lançado pela Frateschi em 1975
A pioneira G-12 lançada pela Frateschi em 1975: cor básica injetada no próprio plástico e pega-mãos metálicos. Foto: Rosário Lamanna
Motor Oxford dos primeiros ferreomodelos Frateschi de locomotiva G12, instalado embaixo do chassi, com transmissão por engrenagem
Motor Oxford instalado no tanque de combustível, com o truque de energia (rodas livres) à esquerda; e o truque redutor com aros de borracha nas rodas, para melhorar a tração.
Foto: Rosário Lamanna
Motores & motores
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Bibliografia

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• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

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