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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
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Lançado no final dos anos 1980, o ferreomodelo da locomotiva Alco FA1 deu um claro sinal da diretriz da Frateschi de investir na escala 1:87, com vistas ao mercado internacional: — Era um modelo com boas perspectivas de exportação, e sem concorrentes à vista.
Afortunadamente, a locomotiva protótipo é alta o suficiente — em HO, tem quase 10 mm a mais que as outras! — para que o ferreomodelo não criasse restrições ao uso de uma motorização "alta", como era o conjunto motor [truque redutor + chassi + motor, cardã] Frateschi, na Fase 3.
A locomotiva protótipo também é larga o bastante para que o ferreomodelo não oferecesse restrições ao uso de uma motorização "larga" (como o motor Mabuchi, Fase 4).
Um rápido exame de suas medidas mostra que apenas as distâncias de centro-de-truque para as testeiras anterior e posterior fogem levemente à proporção — 6% e 8%, em direções opostas, uma compensando a outra. Juntas, "corrigem" o distanciamento diferenciado que existe no protótipo, evitando que a Frateschi fosse obrigada a produzir dois "acabamentos" de truque — um com engate alongado, outro com engate encurtado.
Locomotiva FA-1 | |||||
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Medidas | Protótipo | HO 1:87,1 | Frateschi | ||
(pés-pol.) | (mm) | (mm) | (mm)* | (Escala) | |
Comprimento entre testeiras | 590,5 | 14.998,7 | 172,2 | 173,0 | 1:86,7 |
Distância entre centros dos truques | 326,0 | 8.280,4 | 95,1 | 97,0 | 1:85,4 |
Dist. testeira (limpa-trilhos) ao centro truque | 144,5 | 3.670,3 | 42,1 | 39,0 | 1:94,1 |
Dist. testeira (limpa-trilhos) à primeira roda | 2.227,8 | 25,6 | 23,3 | 1:95,6 | |
Dist. centro truque à testeira posterior (exceto porta e sanfona) |
120,0 | 3.048,0 | 35,0 | 37,0 | 1:82,4 |
Dist. testeira posterior à última roda | 1.605,5 | 18,4 | 19,3 | 1:83,2 | |
Dist. entre eixos (**) | 2.885,0 | 33,1 | 31,4 | 1:92,0 | |
Largura | 3.090,0 | 35,5 | 36,0 | 1:85,8 | |
Largura com pega-mãos | 3.230,0 | 37,1 | 38,0 | 1:85,0 | |
Altura | 4.503,0 | 51,7 | 51,0 | 1:88,3 | |
(*) Importante: – As medidas dos
modelos não devem ser consideradas exatas (**) - Truque-redutor antigo = 31,35 mm. O atual parece ter 31,0 mm (a conferir). |
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Motores & motores |
A discrepância parece ligada a:
As demais medidas cabem em uma margem de erro de 3,5% — e francamente, não sei se minhas medidas do modelo são tão exatas.
Comparando a planta cotada por Fábio Dardes para a Revista Brasileira de Ferreomodelismo n° 4 (distribuída pela Frateschi em 07-agosto-1989) com a antiga planta da Central do Brasil, verificam-se pequenas discrepâncias:
Dardes indica uma distância de 2.895 mm entre os eixos de cada truque, enquanto o desenho da EFCB indica 2.885 mm. A cota publicada na RBF, na verdade, aumentaria a discrepância na escala do modelo. O desenho no postal Alco é omisso, a menos que se trate da wheel base rigid = 9'-4'' = 2.844,8 mm.
No mais, o desenho da RBF-4 dá mais atenção às distâncias para centro-de-engate — pouco esclarecendo quanto ao ferreomodelo, cujo engate nada tem a ver com o da locomotiva protótipo.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
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