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Desenho e medidas da loomotiva Alco FA1
Desenho e medidas da loomotiva Alco FA1, segundo Fábio Dardes (RBF-4)

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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Locomotiva FA1:
– De volta à escala HO

Flávio R. Cavalcanti

Lançado no final dos anos 1980, o ferreomodelo da locomotiva Alco FA1 deu um claro sinal da diretriz da Frateschi de investir na escala 1:87, com vistas ao mercado internacional: — Era um modelo com boas perspectivas de exportação, e sem concorrentes à vista.

Afortunadamente, a locomotiva protótipo é alta o suficiente — em HO, tem quase 10 mm a mais que as outras! — para que o ferreomodelo não criasse restrições ao uso de uma motorização "alta", como era o conjunto motor [truque redutor + chassi + motor, cardã] Frateschi, na Fase 3.

A locomotiva protótipo também é larga o bastante para que o ferreomodelo não oferecesse restrições ao uso de uma motorização "larga" (como o motor Mabuchi, Fase 4).

Um rápido exame de suas medidas mostra que apenas as distâncias de centro-de-truque para as testeiras anterior e posterior fogem levemente à proporção — 6% e 8%, em direções opostas, uma compensando a outra. Juntas, "corrigem" o distanciamento diferenciado que existe no protótipo, evitando que a Frateschi fosse obrigada a produzir dois "acabamentos" de truque — um com engate alongado, outro com engate encurtado.

Locomotiva FA-1
Medidas Protótipo HO 1:87,1 Frateschi
(pés-pol.) (mm) (mm) (mm)* (Escala)
Comprimento entre testeiras 590,5 14.998,7 172,2 173,0 1:86,7
Distância entre centros dos truques 326,0 8.280,4 95,1 97,0 1:85,4
Dist. testeira (limpa-trilhos) ao centro truque 144,5 3.670,3 42,1 39,0 1:94,1
Dist. testeira (limpa-trilhos) à primeira roda   2.227,8 25,6 23,3 1:95,6
Dist. centro truque à testeira posterior
          (exceto porta e sanfona)
120,0 3.048,0 35,0 37,0 1:82,4
Dist. testeira posterior à última roda   1.605,5 18,4 19,3 1:83,2
Dist. entre eixos (**)   2.885,0 33,1 31,4 1:92,0
Largura   3.090,0 35,5 36,0 1:85,8
Largura com pega-mãos   3.230,0 37,1 38,0 1:85,0
Altura   4.503,0 51,7 51,0 1:88,3
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas
(**) - Truque-redutor antigo = 31,35 mm. O atual parece ter 31,0 mm (a conferir).

A discrepância parece ligada a:

  • O chassi, que já foi o mesmo dos ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U — embora hoje a FA-1 tenha um chassi próprio.
  • O truque-redutor, que ainda é o mesmo dos ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U (além da U5B), embora também tenha sido aperfeiçoado — parece-me que hoje a distância entre-eixos diminuiu [a conferir].
  • O cardã, que também mudou desde o lançamento, mas continua compartilhado com os ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U (além da G22CU).

As demais medidas cabem em uma margem de erro de 3,5% — e francamente, não sei se minhas medidas do modelo são tão exatas.

Comparando a planta cotada por Fábio Dardes para a Revista Brasileira de Ferreomodelismo n° 4 (distribuída pela Frateschi em 07-agosto-1989) com a antiga planta da Central do Brasil, verificam-se pequenas discrepâncias:

Dardes indica uma distância de 2.895 mm entre os eixos de cada truque, enquanto o desenho da EFCB indica 2.885 mm. A cota publicada na RBF, na verdade, aumentaria a discrepância na escala do modelo. O desenho no postal Alco é omisso, a menos que se trate da wheel base rigid = 9'-4'' = 2.844,8 mm.

No mais, o desenho da RBF-4 dá mais atenção às distâncias para centro-de-engate — pouco esclarecendo quanto ao ferreomodelo, cujo engate nada tem a ver com o da locomotiva protótipo.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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