As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Locomotiva FA1:
– De volta à escala HO
Flávio R. Cavalcanti
Lançado no final dos anos 1980, o ferreomodelo da locomotiva Alco FA1 deu um claro sinal da diretriz
da Frateschi de investir na escala 1:87, com vistas ao mercado internacional:
— Era um modelo com boas perspectivas de exportação, e sem concorrentes
à vista.
Afortunadamente, a locomotiva protótipo é alta o suficiente — em HO,
tem quase 10 mm a mais que as outras! — para que o ferreomodelo não criasse
restrições ao uso de uma motorização "alta",
como era o conjunto motor [truque redutor + chassi + motor, cardã] Frateschi, na Fase 3.
A locomotiva protótipo também é larga o bastante para que o ferreomodelo não oferecesse
restrições ao uso de uma motorização "larga"
(como o motor Mabuchi, Fase 4).
Um rápido exame de suas medidas mostra que apenas as distâncias
de centro-de-truque para as testeiras anterior e posterior fogem levemente à
proporção — 6% e 8%, em direções opostas, uma compensando
a outra. Juntas, "corrigem" o distanciamento diferenciado que existe
no protótipo, evitando que a Frateschi fosse obrigada a produzir dois
"acabamentos" de truque — um com engate alongado, outro com engate
encurtado.
Locomotiva FA-1
Medidas
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
(pés-pol.)
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
590,5
14.998,7
172,2
173,0
1:86,7
Distância entre centros dos truques
326,0
8.280,4
95,1
97,0
1:85,4
Dist. testeira (limpa-trilhos) ao centro truque
144,5
3.670,3
42,1
39,0
1:94,1
Dist. testeira (limpa-trilhos) à primeira roda
2.227,8
25,6
23,3
1:95,6
Dist. centro truque à testeira posterior
(exceto porta
e sanfona)
120,0
3.048,0
35,0
37,0
1:82,4
Dist. testeira posterior à última roda
1.605,5
18,4
19,3
1:83,2
Dist. entre eixos (**)
2.885,0
33,1
31,4
1:92,0
Largura
3.090,0
35,5
36,0
1:85,8
Largura com pega-mãos
3.230,0
37,1
38,0
1:85,0
Altura
4.503,0
51,7
51,0
1:88,3
(*) Importante: – As medidas dos
modelos não devem ser consideradas exatas
(**) - Truque-redutor antigo = 31,35 mm.
O atual parece ter 31,0 mm (a conferir).
O chassi, que já foi o mesmo dos ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U — embora hoje a
FA-1 tenha um chassi próprio.
O truque-redutor, que ainda é o mesmo dos ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U (além
da U5B), embora também tenha sido aperfeiçoado — parece-me
que hoje a distância entre-eixos diminuiu [a conferir].
O cardã, que também mudou desde o lançamento, mas
continua compartilhado com os ferreomodelos de locomotiva G12 e G22U (além da G22CU).
As demais medidas cabem em uma margem de erro de 3,5% — e francamente, não
sei se minhas medidas do modelo são tão exatas.
Comparando a planta cotada por Fábio Dardes para a Revista Brasileira
de Ferreomodelismo n° 4 (distribuída pela Frateschi em 07-agosto-1989)
com a antiga planta da Central do Brasil, verificam-se pequenas discrepâncias:
Dardes indica uma distância de 2.895 mm entre os eixos de cada truque,
enquanto o desenho da EFCB indica 2.885 mm. A cota publicada na RBF, na verdade,
aumentaria a discrepância na escala do modelo. O desenho no postal Alco é omisso, a menos que se trate da wheel
base rigid = 9'-4'' = 2.844,8 mm.
No mais, o desenho da RBF-4 dá mais atenção às
distâncias para centro-de-engate — pouco esclarecendo quanto ao ferreomodelo,
cujo engate nada tem a ver com o da locomotiva protótipo.