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Dimensões da locomotiva Consolidation segundo a Estrada de Ferro Central do Brasil

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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Consolidando a linha 1:87

Flávio R. Cavalcanti

Medir um modelo de locomotiva a vapor é ainda mais difícil e arriscado do que no caso de modelos de locomotivas a diesel, mais retilíneos. Além disso, as medidas expressas na antiquíssima planta da Central do Brasil apresentam-se tão exatas que sugerem cautela. Enfim, é de se supor que a Frateschi tenha reunido e analisado um leque mais amplo de fontes de informação: – Outras plantas, fotos etc.

Tudo considerado, resta a convicção de que a Consolidation n° 557 da EFCB, primeira vaporosa da Frateschi, seguiu — tanto quanto possível — a diretriz de voltar aos trilhos da escala HO, manifestada no lançamento anterior, a Alco FA1, também da Central.

As discrepâncias de escala entre as diferentes medidas, na penúltima coluna da tabela abaixo, provavelmente refletem, em doses bem distribuídas, as dificuldades de medir o modelo, diferenças entre a planta e fotos do protótipo, e algumas concessões exigidas por motivos técnicos:

Medidas Protótipo Protótipo HO 1:87,1 Frateschi Frateschi Ver obs.:
segundo a EFCB
(polegadas)
(mm)
(mm)
(mm)
(Escala)
Dist. 1ª à última roda c/ tender 560,00 14.224,00 163,3 177,0 1:80,4 1
Dist. 1ª à última roda loco 260,00 6.604,00 75,8 78,0 1:84,7  
Dist. 1ª à última roda motriz 168,00 4.267,20 49,0 50,0 1:85,3  
Dist. 1ª à última roda tênder 180,00 4.572,00 52,5 67,0 1:68,2 1
Compr. telhado cabine 94,50 2.400,30 27,6 37,0 1:64,9 2
Compr. telhado tênder 130,00 3.302,00 37,9 24,5 1:134,8 2
Altura borda do tênder 102,00 2.590,80 29,7 33,0 1:78,5 1
Altura centro caldeira 86,00 2.184,40 25,1 26,0 1:84,0  
Altura chaminé 162,00 4.114,80 47,2 48,0 1:85,7  
Dist. chaminé ao domo 45,25 1.149,35 13,2 13,5 1:85,1  
Dist. domo ao sino 46,00 1.168,40 13,4 14,5 1:80,6 3
Dist. sino ao domo 52,50 1.333,50 15,3 14,5 1:92,0 3
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas

  

  1. O modelo teria um tênder mais alto e mais longo para abrigar a motorização. Assim, a discrepância é maior na distância da primeira à última roda do tênder (1:68,2) do que da primeira à última roda do conjunto (1:80,4). Também é possível que a Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder devido às curvas de raio = 42 cm.

  2. Modificações no comprimento dos dois telhados podem ter ocorrido na própria EFCB. Aliás, consta que os telhados teriam sido feitos pela ferrovia. Também é possível que a Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder devido às curvas de raio = 42 cm. — Adaptações desse tipo são relativamente comuns, já que as mini-ferrovias sempre têm curvas bem mais apertadas do que as ferrovias protótipo.

  3. O simples deslocamento do sino em direção ao segundo domo reduziria bastante as discrepâncias observadas nas últimas duas linhas da tabela.

As demais medidas do modelo, todas muito próximas de 1:85, estão dentro da margem de erro. Até que possa efetuar medidas mais exatas — ou alguém me convença do contrário — considero-as 1:87.

Vale lembrar que a versão da Cia. Paulista pode ter entrado em consideração já na fase de projeto do modelo, sugerindo alguma adaptação para que representasse ambas, dentro do melhor compromisso.

   
  

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Foto lateral da Locomotiva nº 553, para comparação com o ferreomodelo
A 553 numa das raras fotos existentes da "família" (Foto: Preserfe / Publicado no "Trem de Ferro" n° 8, ABPF-RJ)
Foto lateral do ferreomodelo Frateschi da locomotiva nº 557
A 557 da Frateschi, quase no mesmo ângulo de visão: – Um pouco mais comprida?
– Alinhando-se os eixos das rodas, os domos saem do alinhamento, e vice-versa.
– A chaminé vai mais à frente, a cabine está mais curta.
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