As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Consolidando a linha 1:87
Flávio R. Cavalcanti
Medir um modelo de locomotiva a vapor é ainda mais difícil
e arriscado do que no caso de modelos de locomotivas a diesel, mais retilíneos. Além
disso, as medidas expressas na antiquíssima planta da Central do
Brasil apresentam-se tão exatas que sugerem cautela. Enfim, é
de se supor que a Frateschi tenha reunido e analisado um leque mais amplo
de fontes de informação: – Outras plantas, fotos etc.
Tudo considerado, resta a convicção de que a Consolidation
n° 557 da EFCB, primeira vaporosa da Frateschi, seguiu — tanto quanto
possível — a diretriz de voltar aos trilhos da escala HO, manifestada
no lançamento anterior, a Alco FA1, também
da Central.
As discrepâncias de escala entre as diferentes medidas, na penúltima
coluna da tabela abaixo, provavelmente refletem, em doses bem distribuídas,
as dificuldades de medir o modelo, diferenças entre a planta e
fotos do protótipo, e algumas concessões exigidas por motivos
técnicos:
Medidas
Protótipo
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
Ver obs.:
segundo a EFCB
(polegadas)
(mm)
(mm)
(mm)
(Escala)
Dist. 1ª à última roda c/ tender
560,00
14.224,00
163,3
177,0
1:80,4
1
Dist. 1ª à última roda loco
260,00
6.604,00
75,8
78,0
1:84,7
Dist. 1ª à última roda motriz
168,00
4.267,20
49,0
50,0
1:85,3
Dist. 1ª à última roda tênder
180,00
4.572,00
52,5
67,0
1:68,2
1
Compr. telhado cabine
94,50
2.400,30
27,6
37,0
1:64,9
2
Compr. telhado tênder
130,00
3.302,00
37,9
24,5
1:134,8
2
Altura borda do tênder
102,00
2.590,80
29,7
33,0
1:78,5
1
Altura centro caldeira
86,00
2.184,40
25,1
26,0
1:84,0
Altura chaminé
162,00
4.114,80
47,2
48,0
1:85,7
Dist. chaminé ao domo
45,25
1.149,35
13,2
13,5
1:85,1
Dist. domo ao sino
46,00
1.168,40
13,4
14,5
1:80,6
3
Dist. sino ao domo
52,50
1.333,50
15,3
14,5
1:92,0
3
(*) Importante: – As medidas
dos modelos não devem ser consideradas exatas
O modelo teria um tênder mais alto e mais longo para abrigar
a motorização. Assim, a discrepância é
maior na distância da primeira à última roda do
tênder (1:68,2) do que da primeira à última roda
do conjunto (1:80,4). Também é possível que a
Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder
devido às curvas de raio = 42 cm.
Modificações no comprimento dos dois telhados podem
ter ocorrido na própria EFCB. Aliás, consta que os telhados
teriam sido feitos pela ferrovia. Também é possível
que a Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder
devido às curvas de raio = 42 cm. — Adaptações
desse tipo são relativamente comuns, já que as mini-ferrovias
sempre têm curvas bem mais apertadas do que as ferrovias protótipo.
O simples deslocamento do sino em direção ao segundo
domo reduziria bastante as discrepâncias observadas nas últimas
duas linhas da tabela.
As demais medidas do modelo, todas muito próximas de 1:85, estão
dentro da margem de erro. Até que possa efetuar medidas mais exatas
— ou alguém me convença do contrário — considero-as
1:87.
Vale lembrar que a versão da Cia. Paulista pode ter entrado em
consideração já na fase de projeto do modelo, sugerindo
alguma adaptação para que representasse ambas, dentro do
melhor compromisso.
A 553 numa das raras fotos existentes da "família" (Foto:
Preserfe / Publicado no "Trem de Ferro" n° 8, ABPF-RJ)
A 557 da Frateschi, quase no mesmo ângulo de visão: – Um
pouco mais comprida?
– Alinhando-se os eixos das rodas, os domos saem
do alinhamento, e vice-versa.
– A chaminé vai mais à frente,
a cabine está mais curta.