Flávio R. CavalcantiUm dos aspectos a observar na escala 1:78,8 das locomotivas Frateschi que têm "corpo estreito" (e passadiços laterais) é a necessidade de espaço interno (largura) para abrigar a motorização Essa questão perde importância quando o modelo tem corpo largo, como a FA-1 e a V-8 (prevista para o primeiro semestre de 2004). Por coincidência, estas são as locomotivas 1:87. A exigência de 19,9 mm de largura interna (mais folga) para o motor Mabuchi em sua posição atual — com os truques-redutores projetados para receber o cardã numa altura determinada — poderia explicar por que, depois de fazer a FA-1 e as locomotivas a vapor em 1:87, a Frateschi voltou à escala 1:78,8 na U-5B. Mas, como era em outras épocas, quando se usavam outros motores & redutores? Fase 1A primeira locomotiva Frateschi — a G-12 Fepasa ref. 3000 — utilizava motor Oxford, de autorama, embaixo do chassi, no espaço correspondente ao tanque de combustível. [ Fase 1 | Modo de usar ] Não tenho as dimensões exatas daquele motor. Apenas, nada indica que tivesse dimensões diferentes das da Fase 2. Neste caso, teria uma largura (deitado) de 25 mm — bem inferior aos 30+ mm de largura do tanque de combustível se a G-12 fosse feita em 1:87. A altura do motor, porém, seria de 17,2 mm — e devido a irregularidades do formato, necessitaria de pelo menos 18 mm de distância entre o chassi e os trilhos.
Fase 2Ignoro o momento exato em que o motor foi deslocado para cima, agora em posição vertical (posição estreita = 17,2 mm), com apenas uma parte passando abaixo do chassi.
O motor "120x34H" que ainda tenho, apresenta 25 mm de altura por 17,2 mm de largura. A transmissão se dava por "garfo" de plástico, apenas para um dos truques, cujas rodas eram de plástico com canaleta para um aro de borracha que reforçava a tração. O peso da locomotiva era bem menor. Acima do chassi, o truque-redutor se acoplava a um cabeçote metálico com um eixo sem-fim, que recebia o movimento através do "garfo" cardã. [ Fase 2 ] O truque dianteiro, com rodas livres, cromadas, fazia a captação de energia dos trilhos. Por convenção, no antigo Centro-Oeste essa motorização era chamada 4x4 — quatro rodas de tração e quatro para contato elétrico.
Fase 3O sistema de motorização que o CO chamava 8x8 — tração e contato em todas as rodas — foi lançado com a G-22U, no primeiro semestre de 1985. Naquele momento, a Frateschi passou a montar seu próprio motor, deixando de depender da Oxford. — Importar "supérfluos" não era barato, nem fácil. Os truques redutores assumiram a forma atual, embora ainda fossem abertos embaixo. [ Fase 3 ] O motor Frateschi tinha pouco mais de 15 mm de largura, e poderia ter favorecido um projeto de retorno ao HO a médio e longo prazo. Mas a altura teria de ser melhor equacionada, pois acima do motor (40 mm acima dos trilhos) foi instalado um circuito impresso para iluminação que elevou sua altura a 42 mm. O novo truque-redutor — que exigia 17 mm de largura interna, para o giro nas curvas — também precisaria ter sido equacionado em conformidade com tal projeto. Ou não houve tal diretriz, ou esses aspectos não eram equacionáveis naquele momento — ou não foi considerado viável lançar uma G-22U em escala 1:87, conflitando com uma G-12 bem maior?
Fase 4A fase atual tomou forma com a substituição do "garfo" cardã + flange do redutor pelo sistema de taça, o aperfeiçoamento dos truques-redutores dentro do mesmo desenho geral, a introdução dos volantes de inércia e, finalmente, adoção do motor Mabuchi. [ Fase 4 | Anúncio | Primeiro teste ]
ConclusãoEsta é uma descrição sumária. Nem sempre todas as modificações de uma fase ocorreram de uma única vez. Outros aperfeiçoamentos foram omitidos por não terem relação direta com a motorização em si — e com seu papel eventualmente determinante na escolha da escala das locomotivas Frateschi.
Uma vez que o tema é acompanhado pelo fabricante há décadas, não se pode descartar a possibilidade de ter havido uma opção consciente no sentido de evitar o risco desse leque restrito.
Fase 1 | Fase 2 | Fase 3 | Fase 4As escalas da Frateschi
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