Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   

Ferreomodelismo
A bula das antigas locomotivas G12

Indústrias Reunidas Frateschi, 1977
Re-publicado no Centro-Oeste nº 91 (1º-out-1994)

Em 1977, as recém-lançadas locomotivas G12 da Frateschi estavam muito longe do desempenho e suavidade agora obtidos com o padrão de exportação para os EUA — motor helicoidal, volantes de inércia, novos cardãs, redutor fechado por baixo etc.

As locomotivas G12 da época utilizavam motor Oxford para autorama — ignoro se ainda alojado no tanque de combustível (embaixo do chassi). Observe o raio mínimo recomendado.

O truque dianteiro tinha rodas livres, metálicas, para captação de energia; enquanto as rodas traseiras tinham aros de borracha para dar aderência no esforço de tração.

Eis o texto do folheto que acompanhava o ferreomodelo em 1977, guardado no acervo do José Emílio Buzelin:

Modelo em escala HO da locomotiva diesel-elétrica G12 da General Motors – Electro Motive Division

Características: – Voltagem máxima 12 Volts – Corrente Contínua – Mínimo raio de curvatura 720 mm – Peso próprio 300 gramas

Instruções

1 – Amaciamento

Durante as primeiras 5 horas de funcionamento não use a força nem a velocidade totais da locomotiva. Contente-se com um número reduzido de vagões (aproximadamente 5 vagões) a fim de que os diversos componentes mecânicos se adaptem entre si.

2 – Desmontagem para manutenção

Carcaça de plástico – Solte o parafuso situado na parte superior da locomotiva e os 4 arames inseridos na cabine.

Truque coletor de corrente – Solte o parafuso que o prende pelo centro, por baixo do chassis.

Motor elétrico – Solte os 2 parafusos que o fixam ao chassis através da chapa dobrada em ângulo reto.

Truque motor – Puxe para fora, com um alicate de bico, os 2 pinos encaixados com pressão, no truque, por cima do chassis.

Eixo do sem-fim – Solte os 4 parafusos que prendem as 2 chapas de fixação dos mancais de bronze.

3 – Lubrificação

Limpe e lubrifique periodicamente a sua locomotiva. Os pontos de lubrificação mais importantes são: – Mancais de bronze do eixo do sem-fim – Mancais de bronze do motor – Sem-fim e sua engrenagem – Engrenagens – 4 mancais das rodas motoras – 4 mancais das rodas de latão.

Utilize sempre óleo fino de máquina de costura ou vaselina, que é bastante eficiente.

4 – Cuidados a observar

Evite funcionar sobre toalhas, principalmente sobre tapetes. Fios de cabelo, de tecidos ou poeira podem ir se acumulando na transmissão, causando diminuição de rendimento e maior aquecimento do motor. Motor super-aquecido e ruído excessivo são sintomas de falta de lubrificação.

Periodicamente limpe as rodas de latão pois as mesmas vão se enegrecendo pela poeira. Isto provocará mau-contato entre roda e trilho, e a locomotiva perderá sua performance de funcionamento. Quando notar qualquer irregularidade não hesite em procurar uma oficina especializada que, além da técnica, possui ferramentas adequadas e peças para reposição.

Apreciaríamos imensamente receber seus comentários sobre essa locomotiva. Recebidos com prazer, serão alvos de nossa maior atenção, com o fito de aprimorar cada vez mais o nosso produto.

A indústria nacional pode fazer muito por você. Colabore com ela.

Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
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Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016


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