As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Motorização: – Fase 2
Flavio R. Cavalcanti
Fixado o motor Oxford acima do chassi, a transmissão passou a ser feita
por meio de um "garfo" de dentes flexíveis (cardã),
para o flange do redutor.
O sem-fim foi instalado dentro de um cilindro de latão, fixado por parafusos
ao truque redutor. Desta forma, o sem-fim girava junto com o truque-redutor,
permitindo que a loco funcionasse em curvas fechadas.
Às vezes, porém, os dentes do "garfo" cardã
travavam, ou saltavam fora do flange do redutor. Para solucionar o problema,
era necessário verificar / ajustar a distância do motor ao redutor.
A posição do motor poderia ser alterada soltando os parafusos
laterais que fixavam o "berço" do motor ao chassi.
Para retirar o truque redutor, desaparafusar o truque do cilindro de latão,
por baixo.
Ao longo desta fase, houve vários aperfeiçoamentos. Em duas ocasiões,
a Frateschi conseguiu que a Oxford introduzisse alterações sob
encomenda nos motores destinados ao ferreomodelismo.
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