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Vista de perfil do Ferreomodelo de locomotiva Frateschi sem a casca, mostrando o motor Oxford da fase 2, cardã de transmissão, truque redutor, truque de contato e fiação,  de perfil
Na Fase 2 dos ferreomodelos Frateschi, apenas o truque de contato (à esquerda) tinha rodas metálicas.
Na foto, um modelo adaptado em casa, para captar energia também pelo truque de tração (à direita)

Ferreomodelismo

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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Motorização: – Fase 2

Flavio R. Cavalcanti

Fixado o motor Oxford acima do chassi, a transmissão passou a ser feita por meio de um "garfo" de dentes flexíveis (cardã), para o flange do redutor.

O sem-fim foi instalado dentro de um cilindro de latão, fixado por parafusos ao truque redutor. Desta forma, o sem-fim girava junto com o truque-redutor, permitindo que a loco funcionasse em curvas fechadas.

Às vezes, porém, os dentes do "garfo" cardã travavam, ou saltavam fora do flange do redutor. Para solucionar o problema, era necessário verificar / ajustar a distância do motor ao redutor.

A posição do motor poderia ser alterada soltando os parafusos laterais que fixavam o "berço" do motor ao chassi.

Para retirar o truque redutor, desaparafusar o truque do cilindro de latão, por baixo.

Ao longo desta fase, houve vários aperfeiçoamentos. Em duas ocasiões, a Frateschi conseguiu que a Oxford introduzisse alterações sob encomenda nos motores destinados ao ferreomodelismo.

   

Ferrovias

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Vista em perspectiva do Ferreomodelo de locomotiva Frateschi sem a casca, mostrando o motor Oxford da fase 2, cardã de transmissão, truque redutor, truque de contato e fiação,  do alto
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