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Ferreomodelismo
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A Märklin é uma indústria alemã de 125 anos de idade; uma das introdutoras do trem elétrico, como artigo de consumo, no mercado de brinquedos.
Por diversos motivos, ela mantém a tradição de ser exclusiva na fabricação de trens alimentados por corrente alternada e com três trilhos (existe um terceiro trilho central para captar a corrente).
Por ser única na fabricação deste sistema, a Märklin fica fora da chamada padronização “HO internacional”, que especifica a linha de “dois trilhos”, alimentada em corrente contínua.
Não compete a nós louvar ou criticar a posição deste ou daquele fabricante, por motivos éticos.
Porém, com o surgimento da Frateschi, cada vez mais o produto nacional se impõe sobre o importado, e as coisas vão ficando mais difíceis para aqueles que ainda insistem em optar por outros mercados, quanto mais o da corrente alternada.
E a Frateschi quer ajudar os Märklinistas a poderem apreciar as locomotivas nacionais correndo na linha Märklin, já que os vagões e carros não necessitam de adaptação alguma.
Um esquema simples e barato
1 – As locomotivas Märklin, apesar de serem de corrente alternada, funcionam normalmente com corrente contínua. Então, o primeiro passo é substituir a corrente alternada por contínua, na linha Märklin, para possibilitar o funcionamento das locomotivas Frateschi.
2 – Não é necessário mudar os transformadores, o que impossibilitaria a inversão de marcha das locomotivas Märklin, que utilizam o dispositivo especial de “sobrevoltagem”.
3 – A ponte retificadora SKB 2/02 vai retificar a corrente alternada, para que tanto as locomotivas Märklin, como as Frateschi, possam circular normalmente. Esta ponte poderá ficar sob o painel de comando.
4 – A chave reversora não irá influir na marcha das locomotivas Märklin, mas fará inverter a marcha das locomotivas Frateschi. Esta chave deverá, portanto, aparecer no painel de comando. Para comprá-la, basta especificar: chave miniatura tipo HH com pescoço, ou alavanca..
Como adaptar as locomotivas
As locomotivas Frateschi* possuem um truque de tração e outro captador de corrente, como as Märklin.
A solução consiste em somente adaptar o patim coletor de corrente, bastando abrir um rasgo no truque captador de corrente, conforme o esquema: colando o suporte do patim ao truque com cola Superbonder.
Agora é só soldar o fio vermelho (que vai para o motor) no patim central, e o fio preto ligado simultaneamente aos dois contatos flexíveis, captando a corrente pelas quatro rodas dianteiras.
a inversão dos faróis funcionará normalmente.
Vista sua maquete de “verde e amarelo”. Afinal, qual é a terra que lhe dá “o feijão nosso de cada dia”!
NR.: Não pudemos testar esta excelente sugestão, por falta de material Märklin. Apenas sugerimos testar se há, ou não, superaquecimento nas locomotivas Märklin.
(*) NW.: Esta dica refere-se às antigas locomotivas Frateschi “4x4” (Fase 2), que captavam energia dos trilhos apenas pelas rodas (metálicas) do truque dianteiro; enquanto o truque traseiro tinha rodas de plástico com canaletas para aros de borracha (tração).
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