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Esquema para adaptar ferreomodelos de locomotivas Frateschi aos trilhos Marklin

Ferreoclipping

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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

     

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

   

Ferreomodelismo
Como rodar locomotivas
Frateschi* em trilhos Märklin

Celso Frateschi - Centro-Oeste nº 15, (Maio 1986)

A Märklin é uma indústria alemã de 125 anos de idade; uma das introdutoras do trem elétrico, como artigo de consumo, no mercado de brinquedos.

Por diversos motivos, ela mantém a tradição de ser exclusiva na fabricação de trens alimentados por corrente alternada e com três trilhos (existe um terceiro trilho central para captar a corrente).

Por ser única na fabricação deste sistema, a Märklin fica fora da chamada padronização “HO internacional”, que especifica a linha de “dois trilhos”, alimentada em corrente contínua.

Não compete a nós louvar ou criticar a posição deste ou daquele fabricante, por motivos éticos.

Porém, com o surgimento da Frateschi, cada vez mais o produto nacional se impõe sobre o importado, e as coisas vão ficando mais difíceis para aqueles que ainda insistem em optar por outros mercados, quanto mais o da corrente alternada.

E a Frateschi quer ajudar os Märklinistas a poderem apreciar as locomotivas nacionais correndo na linha Märklin, já que os vagões e carros não necessitam de adaptação alguma.

Um esquema simples e barato

1 – As locomotivas Märklin, apesar de serem de corrente alternada, funcionam normalmente com corrente contínua. Então, o primeiro passo é substituir a corrente alternada por contínua, na linha Märklin, para possibilitar o funcionamento das locomotivas Frateschi.

2 – Não é necessário mudar os transformadores, o que impossibilitaria a inversão de marcha das locomotivas Märklin, que utilizam o dispositivo especial de “sobrevoltagem”.

3 – A ponte retificadora SKB 2/02 vai retificar a corrente alternada, para que tanto as locomotivas Märklin, como as Frateschi, possam circular normalmente. Esta ponte poderá ficar sob o painel de comando.

4 – A chave reversora não irá influir na marcha das locomotivas Märklin, mas fará inverter a marcha das locomotivas Frateschi. Esta chave deverá, portanto, aparecer no painel de comando. Para comprá-la, basta especificar: chave miniatura tipo HH com pescoço, ou alavanca..

Como adaptar as locomotivas

As locomotivas Frateschi* possuem um truque de tração e outro captador de corrente, como as Märklin.

A solução consiste em somente adaptar o patim coletor de corrente, bastando abrir um rasgo no truque captador de corrente, conforme o esquema: colando o suporte do patim ao truque com cola Superbonder.

Agora é só soldar o fio vermelho (que vai para o motor) no patim central, e o fio preto ligado simultaneamente aos dois contatos flexíveis, captando a corrente pelas quatro rodas dianteiras.

a inversão dos faróis funcionará normalmente.

Vista sua maquete de “verde e amarelo”. Afinal, qual é a terra que lhe dá “o feijão nosso de cada dia”!

  • NR.: Não pudemos testar esta excelente sugestão, por falta de material Märklin. Apenas sugerimos testar se há, ou não, superaquecimento nas locomotivas Märklin.

  • (*) NW.: Esta dica refere-se às antigas locomotivas Frateschi “4x4” (Fase 2), que captavam energia dos trilhos apenas pelas rodas (metálicas) do truque dianteiro; enquanto o truque traseiro tinha rodas de plástico com canaletas para aros de borracha (tração).

   

  

Ferreomodelismo

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