Os trechos abaixo são apenas uma pequena parcela
da conversa sobre o assunto na lista de discussão Ferrovia
Global.
|
|
Senhores
Em anexo a primeira visão da G12 na escala. Foram retiradas
3 portas na lateral, diminuída a altura para 45mm (deveria
ser 43mm), reconstruído o teto (inclusive os escapamentos),
afinado o corpo curto para 16mm, diminuído o tanque de combustível
e o depósito de baterias, feito o chanfro no teto e o freio
dinâmico da bitola larga.
Ainda não está terminada, mas dá para ter uma
idéia de como vai ficar, falta um pouco de carinho e massa
plástica para terminar o modelo.
A motorização e truques serão Frateschi (custo benefício, pois com 50 reais modifico esta locomotiva, contra 180 se usar uma SW1200 como motorização) modificados no acabamento de truque e na distância entre truques e tanque de combustível (para poder caber dentro carcaça).
A pintura futura será CPEF para assim fazer par com a U9B, a RSC3, a Wandeka e a V8 (futuro).
Aguardo comentários.
At
Joaquim
PS.: a pintura esta desgastada pois somente a utilizei para que os defeitos de emenda se sobressaltassem, observem as 2 últimas portas do corpo longo, antes da cabine, elas estão inclinadas para podermos fazer a transição do corpo longo de 26,5mm para o curto de 19mm.
Joaquim Mitchel Zanlucchi de Souza Tavares
Parabéns Joaquim,
Como comentário: Porque não fez logo com os 43 mm de altura que vc mesmo disse que devia ter. (...)
Abraços
Carlos A. Alvarenga
Pois teria que retirar as dobradiças inferiores!
Joaquim
Pessoal,
Ontem o velho Calvo esteve aqui em Sorocaba nos visitando, e fez belíssimas fotos dos modelos do Stênio, que estarei enviando à seguir.
Pra começar, comparação da G-12 que o Stênio fez em PVC com uma Frateschi. Diferença gritante, principalmente na cabine.
Paulo
Carlos,
A G-12 está em escala 1/87 correta, é só medir. A compensação da bitola só foi feita na frente.
Abraços
Paulo
Flavião,
Como sabemos, os trilhos são a bitola padrão 1,44. Então, a G-12 1:1 foi feita pra rodar na métrica (podemos ver que a G-12 Paulista é horrível com aqueles truques saltados pra fora), portanto se a HO for feita com 3,3mm´s que é o tamanho ideal, os truques ficariam saindo pra fora, parecendo larga. A compensação está nisso, 3,5mm´s nas cabeceiras, a máquina fica um pouco mais gorda, mas... É o jeito.
Paulo
----- Original Message -----
Paulo,
o que é "a compensação da bitola"?
Sequência maravilhosa!
Flavio
Flávio,
Largura de toda parte inferior.
Paulo
----- Original Message -----
Paulo,
esse "exagero" (de 3,3 para 3,5 milimetros) é na largura de cada um dos passadiços laterais?
Ou voce quer dizer de 3,3 para 3,5 centimetros, na largura de toda parte inferior?Flavio
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015 Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015 Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |