Flavio R. Cavalcanti - 7 Jun. 2015Três fotos clássicas, amplas e nítidas, da infância da locomotiva GMDH-1 nº GMDD-600 no Canadá, podem ser uma pista para as cores com que, possivelmente, tenha chegado ao Brasil, uma vez que as publicações locais de 1960 localizadas até o momento limitam-se a imagens em tons de cinza com retícula. A foto de Bill Thomson (acima) traz legenda com informações detalhadas, tanto sobre data e local, quanto sobre os demais protótipos da família: General Motors diesel-hydraulic switcher 600, a "GMDH-1", is seen here on trial on the Canadian Pacific Railway at St. Marys, Ontario in 1958. An experimental locomotive concept that never caught on, a total of four demonstrator GMDH-1 locomotives were built at GMD's London ON plant in the mid to late 50's, equipped with two large truck-sized diesel engines mated to a pair of hydraulic transmissions. GM's automotive department no doubt had a hand in the carbody styling. No orders were to follow from CNR, CPR or other railways, which were by then well into dieselizing their fleets (with the more popular diesel-electric locomotives). Number 600 was the second unit built (serial number A1713, blt September 1958). Reports indicate it was later sold to a railway in Brazil and is now scrapped. The other three fared a little better: while one was sold to a contractor and sent to Pakistan, the original demo 1001 resides at the Canadian Museum of Science & Technology (it had been the GMD London plant switcher for years). Another unit, after changing hands more than half a dozen times, remains active to this day at a petroleum company in Kaybob, Alberta. A single GMDH-3 was produced, essentially a smaller version (with only 3-axles and a single engine/hood), that now resides at a preservation society in southern Michigan [wmthomson: http://www.railpictures.ca/?attachment_id=14230].
A segunda foto (acima) tem origem indireta, não indicada com clareza, e traz uma data impossível, uma vez que a legenda do próprio site confirma a data de construção da locomotiva mais de um ano depois: 600 GMDH-1 A1713 9/1958 600 hp hydraulic unit. A terceira foto (abaixo) também tem origem indireta, e sem indicação que facilite localizar a fonte na internet. A legenda é concisa, até porque o assunto da página é outro: GM Demonstrator GMDH-1 600 London, ON undated photo ©Blackhawk Films, from the collection of Fred Byerly [GMDH-3 Technical Specifications: http://www.railroadmichigan.com/]. Eis, no quadro, as informações sobre as 4 locomotivas diesel-hidráulicas GMDH-1, numeradas com o prefixo GMDD, de General Motors Diesel + Demonstrator, juntamente com sua prima GMDH-3:
«» ª |
|
Acompanhe no FB
GM DH-1 no Brasil
|
|
Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 |
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |