A locomotiva diesel-hidráulica GMDH-1 na pintura da VFRGS / RFFSA, com o nº 6031
Locomotiva diesel-hidráulica GMDH-1
O fim da Robô
Elimar Campos - 7 Jun. 2015
«A locomotiva 6031 fazia manobra no Armazém de Cargas de Pestana. Chamavam de a Robô. O painel de comando se podia trocar de lado, bastava tirar uma trava que ele tinha. Ela também tinha mudança de marchas, 1ª, 2ª, 3ª, em uma chave no painel, porém na manobra só se usava a 1ª marcha.
«Eu trabalhei nas Oficinas de Março de 1972 a Setembro de 1973, quando passei a ser maquinista. Nas Oficinas, eu fazia manobra no Pátio. Certo dia, no início de 1973, eu tinha que fazer uma manobra e fui pegar locomotiva no Depósito, que ficava ao lado das Oficinas. Mas não tinha locomotiva disponível e a locomotiva Robô estava no Depósito, pois já se tinha avariado na manobra do Armazém e neste tempo conseguiram arrumá-la e nos deram para fazer a manobra na Oficina.
«Porém, eu só saí de uma linha e quando fui entrar na outra a Robô parou e não andou mais. Chamamos os mecânicos do Depósito e não conseguiram mais fazê-la andar. Teve que ser rebocada e colocada na linha ao lado do Abastecimento, e lá ela ficou junto com a máquina queimada do acidente do maquinista Trapp no Tronco Sul. De lá, mais tarde, foram todas para a Siderúrgica.
«Segundo os mecânicos do Depósito, o problema dela era desgaste na Caixa. Tinha umas ventoinhas, que eram de alumínio e estavam muito desgastadas e com umas aletas quebradas. Estas peças deveriam ser substituídas, mas não havia peça de reposição
então não tem concerto
e acabou a Robô
«Esta é um pouco da história desta locomotiva».
Locomotiva GMDH1 nº 6031 RFFSA já em mau estado de conservação, infelizmente sem data
Infelizmente, Elimar Campos não tem a data em que, afinal, a locomotiva Robô foi enviada para ser derretida na Siderúrgica, mas seu relato dá bem uma ideia de como as coisas se passavam:
«Eu não tenho data de quando foram, pois até foram mais coisas, como um trem Minuano que estava quase pronto, da reforma a chapeação: só faltava a pintura definitiva, tinha já pintura de fundo, e mandaram suspender a reforma e depois foi tudo junto para sucata».
«» ª
|