Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva GM Villares DE GT22CUM1 ex-nº 2502 RFFSA, depois nº 4602 RFFSA (Sigo)
Locomotiva GM Villares DE GT22CUM1 ex-nº 2502 RFFSA, depois nº 4602 RFFSA (Sigo)

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Locomotivas Villares
GT22CUM1 e GT22CUM2 RFFSA

Villares - RF, Mai. 1986

Sob o título “Tração elétrica e diesel-elétrica para as ferrovias brasileiras”, o anúncio da Villares na Revista Ferroviária de Maio de 1986 lembrava as 52 locomotivas “GT22” que já rodavam nas regionais Curitiba e Porto Alegre da RFFSA e registrava a entrega de mais 10 locomotivas “semelhantes”.

“Locomotiva Villares diesel-elétrica modelo GT22, com 108 toneladas, potência de 2.245 HP, bitola métrica, dois truques de três eixos cada um, equipada com motor diesel 645-E de 12 cilindros.

“52 dessas locomotivas foram entregues à RFFSA em 1983 e estão em serviço nas Regionais de Curitiba e Porto Alegre.

“Mais 10 unidades semelhantes, com 120 toneladas, foram entregues à RFFSA no corrente ano”.

As primeiras 52 locomotivas, entregues em 1983, eram GT22CUM1, das quais, 30 foram inicialmente numeradas de 2501 a 2530 na SR5 Curitiba; e as demais 22 numeradas de 6451 a 6472 na SR6 Porto Alegre.

Com a implantação do Sistema de Gerenciamento Operacional (Sigo), todas foram renumeradas numa faixa única, de 4601 a 4652, mantendo a sequência.

A fotografia, portanto, é bem anterior à publicação deste anúncio.

As 10 locomotivas entregues na primeira metade de 1986 eram GT22CUM2, e já receberam numeração Sigo, na sequência das anteriores, de 4653 a 4662.

Em Julho do mesmo ano, porém, a RF registrará, apenas, que a RFFSA recebe “mais” 8 locomotivas Villares modelo GT22CUM2 — ficando por conferir se já havia recebido duas, antes.

O anúncio na Revista Ferroviária de Maio de 1986 faz, ainda, um registro de outros modelos e anos de entrega às respectivas ferrovias:

“A Vilares entregou também à Cia. Vale do Rio Doce, em 1985, 10 locomotivas destinadas à EF Carajás, de modelo SD30-2, com 180 toneladas, potência de 3.300 HP, bitola larga, dois truques de três eixos cada um, equipadas com motor diesel 645-E de 16 cilindros.

“Mais 19 locomotivas iguais para a EF Carajás serão entregues no decorrer do segundo semestre de 1986.

“No setor de tração, a Villares também fabrica controles eletro-eletrônicos de propulsão e motores elétricos para locomotivas e para trens-unidade, metrôs e trólebuses, todos com altos índices de nacionalização e controle de qualidade Villares”.

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Villares GT22CUM1 / GT22CUM1
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Locomotiva GT22CUM1 nº 4605-4L "Curitiba", apresentada em 1º Mar. 1994 com a "nova" pintura cinza e amarela da RFFSA
Locomotiva GT22CUM1 nº 4605-4L "Curitiba", apresentada em 1º Mar. 1994 com a última pintura cinza e amarela da RFFSA
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