Flavio R. Cavalcanti - Mar. 2014Um anúncio na Revista Ferroviária, com texto variável e duas fotos históricas (abaixo), marcou, passo a passo, a construção e entrega das 29 locomotivas GM Villares SD40-2 para a Estrada de Ferro Carajás, de 1985 a 1987. Em Maio de 1985, o anúncio informava tratarem-se de “locomotivas diesel-elétricas modelo SD40-2, com potência de 3.000 HP [sic], 180 toneladas de peso próprio e bitola de 1,60 m”. Informava, ainda, que, “até o final de Julho de 1985 foram entregues 5 unidades, estando as restantes programadas para embarque no decorrer de 1986”. “Na foto [abaixo], embarque de uma unidade pelo porto de Santos, com destino ao porto de São Luís”. Três meses mais tarde, em Agosto de 1985, o mesmo anúncio na Revista Ferroviária trazia algumas atualizações em seu texto: “São locomotivas diesel-elétricas modelo SD40-2, com potência de 3.400 HP [sic], 180 tons. Em 1985 foram entregues 10 unidades, estando programadas para embarque em 1986 as demais 19 máquinas”.
Uma nota publicada na Revista Ferroviária de Julho de 1986 assinalava a introdução de ar-condicionado nas cabines das locomotivas tanto da GE (15 unidades C30-7) quanto da Villares (10 unidades SD40-2) a serem entregues na segunda metade daquele ano. Na Revista Ferroviária de Janeiro de 1987, o anúncio da Villares atualizava as informações: Foram entregues 20 locomotivas SD40-2 à Estrada de Ferro Carajás em 1985 e 1986; e as demais 9 unidades estavam programadas para embarque em 1987. Na edição de Junho de 1987 da Revista Ferroviária, o anúncio já era outro, totalmente diferente destacando na foto a locomotiva nº 407 da Estrada de Ferro Carajás (acima), com o título: A 100ª Locomotiva: “Em Janeiro de 1982 a Villares entregou a primeira locomotiva, fabricada sob licença da General Motors. E agora em Junho de 1987 entregou a centésima: uma diesel-elétrica modelo SD40-2, com 180 toneladas, 3.300 HP [sic], bitola larga, vista na foto tracionando um trem de minério da EF Carajás (Cia. Vale do Rio Doce)”. «» ª
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