Locomotivas Villares
JT26 CW-2B Enafer
Ferrocarriles del Peru
Villares - RF, Out. 1986
As locomotivas JT26 CW-2B aparecem em um anúncio da Villares publicado na Revista Ferroviária em Outubro de 1986, sob o título Equipando as ferrovias da América Latina.
O apelo a um sentimento regional ligava-se às iniciativas de integração econômica que se discutiam naquele momento.
Na mesma edição da revista, indústrias de material ferroviário da Argentina e do Brasil reagiam à proposta de redução das barreiras alfandegárias entre os dois países.
Embora licenciada da General Motors (GM), a Villares frisava o desenvolvimento de tecnologias para situações específicas da região:
Locomotiva JT26 CW-2B, com duas cabines, 3.300 HP, 120 toneladas, projetada e construída especificamente para atender às condições de operação da Empresa Nacional de Ferrocarriles del Peru Enafer em altitudes de até 4.800 metros e trechos de difícil traçado (operação em ziguezague).
Em 1986, a Villares entregou 5 unidades à Enafer, oferecendo tecnologia desenvolvida na América Latina em resposta às necessidades das estradas de ferro latinoamericanas.
O contrato já estava assinado em meados do ano anterior, conforme nota reproduzida, na época, pela Revista Ferroviária.
O press release frisava a inovação do projeto Villares, um modelo absolutamente novo, com duas cabines (uma em cada extremidade), que a própria EMD-GM, licenciadora da Villares, ainda não fabricou.
Especificava, ainda, que a locomotiva tem 96 toneladas de peso próprio, seis eixos e 3.300 HP de potência total (3.000 HP em tração) [RF, Ago. 1985, p. 22].
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