Vagões isotérmicos: frigoríficos e ferrovias
Frigorífico Matarazzo Paraná
Flavio R. Cavalcanti - Fev. 2013
Pesquisa e digitalização: Chris R.
Vagão isotérmico M-233-F, das S/A Indústrias Matarazzo do Paraná, em anúncio da Cobrasma publicado em “Estradas de Ferro do Brasil” (RF), 1962.
Abaixo - Uma foto original (sem retícula de gráifica) do press-release do fabricante de material ferroviário, com a mesma legenda (datilografada) do anúncio de 1962:
“Vagão frigorífico de estrutura inteiramente metálica, para bitola de 1,00 m, com truque de aço integral, eixos de 4¼’’ x 8’’, freio a vácuo e engate central automático Alliance nº 2 com aparelho de choque e tração Perless RC-7-E. Lotação de 20.000 kg. Fabricação Cobrasma”
Este parece ser o mesmo vagão “-233-” cujo desenho apareceu sete anos antes, no anúncio dos “primeiros vagões frigoríficos em estrutura inteiramente metálica” da Cobrasma, em 1955.
Observe os 5 reforços da testeira, que caracterizam os vagões frigoríficos construídos pela Cobrasma nesse período juntamente com o “rendilhado” da “saia” na parte inferior das laterais e o volante de freio na testeira.
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