EFMM - Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Conheça a EF Madeira-Mamoré
Eduardo Peretto - ABPF
Centro-Oeste n° 20 —
Março 1987
Vale a pena conhecer a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para se
dar valor aos poucos ferroviários que mantêm o trem funcionando.
Este quadro de funcionários é chefiado pelo sr. Dionísio Shockness;
a oficina, comandada pelo sr. Silas Shockness. A ferrovia conta
com mais 3 maquinistas e 2 foguistas.
Atualmente, a ferrovia está funcionando com apenas 1 locomotiva
Mikado n° 18, mas já com bastante desgaste. Está quase pronta a
reforma da locomotiva Pacific n° 50, que substituirá a n° 18, para que esta
seja recuperada. A terceira locomotiva, Mikado n° 15, também encontra-se
parada, esperando uma reforma.
A linha conta com 25 km, mas só 9 são operados, de Porto Velho
até Cachoeira de Santo Antônio — o resto, só para excursões. Num
plano futuro, está previsto o prolongamento por mais 8 km.
No km 2,5, vemos locomotivas abandonadas e entre os km 3 e 4 inúmeros
vagões foram jogados no barranco. Dito pelos ferroviários locais,
estes vagões e locomotivas foram abandonados funcioando; além dos
carros de madeira que foram queimados, juntamente com todo o arquivo
histórico. Qual seria o motivo disso?
A composição funciona com 2 gaiolas, 2 carros de metal (que antigamente
eram litorinas) e 3 carros de madeira, sendo que mais um está sendo
reformado.
O trem funciona aos domingos, com saídas de Porto Velho, RO, às
8h30, às 9h35, às 10h35, às 11h35, às 14h05, às 15h05 e 16h05.
Junto com a estação funciona um museu, com material usado pela
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde o início de sua construção.
A EFMM está precisando da sua ajuda. Escreva para o governo federal,
e para o governo do Estado de Rondônia, solicitando a sua restauração.
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