Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelo do vagão ID-1630 RFFSA Central da coleção de Juliano Zambrota, fotografado por ele em sua maquete
Ferreomodelo do vagão ID-1630 RFFSA Central da coleção de Juliano Zambrota, fotografado por ele em sua maquete

Isotérmicos Frateschi

Madeira

• 2003 - Anglo
• 2007 - RFFSA EFSJ
• 2010 - Bordon
• 2003a - Frigorífico Wilson
• 2003b - Armour

Metálicos

• 2004 - Frima
• 2015 - ICC RFFSA
• 2016 - ID RFFSA Central
• 2042 - ICC RFFSA
              “faixa amarela”

• 2043 - ICD Fepasa
• 2044 - ICC RFFSA Bordon

ICC no IF-29

Outros

MRZ
Pinto Family
Decais VF-1
Pioneer

Isotérmicos nas ferrovias

Frigorífico Continental
Frigorífico Anhanguera
Metálicos Cobrasma
Frigorífico Mouran
Frigorífico Matarazzo PR
Frigorífico Matogrossense
Cocecal Tupanciretã

Frigoríficos no Brasil

1911-1930
1931-1960
Década 1960
Década 1970

Plantas de Isotérmicos

IB/IC RFFSA NoB
IC RFFSA NoB
IC Serrana Tupanciretã
IC-1400-1401 RFFSA / EFSJ
IC-1410 RFFSA / EFSJ
ICC RFFSA SR6 Porto Alegre
ICD Fepasa
ICR-359600-359622 e ICR-359764-359770 Fepasa
ICR-359700-359749 Fepasa
ICR-359750-359763 Fepasa
ID-RFFSA / EFSJ Metrop. Cammell
ID RFFSA Central Middletown
ID-1551 RFFSA Central
ID-1591-1637 RFFSA Central

Isotérmicos dos Ferreomodelistas

ICP-32 Armour
ICP-331 Armour
VH-217 T. Maia / NoB
VH-221 T. Maia / NoB
ICD Wilson Fepasa
IB Bordon RFFSA
ICC RFFSA Bordon
PG-20 Wilson Comabra
EFSJ

   

Ferreomodelos de vagões isotérmicos Frateschi
Vagão frigorífico ID RFFSA Central

Flavio R. Cavalcanti - Fev. 2013
Fotos: Juliano Zambrota - 2013

O ferreomodelo ref. 2016 Frateschi de vagão isotérmico metálico ID RFFSA Central representa um protótipo da série ID-1591-1637, de bitola larga, construídos em 1955 pela Mafersa para a antiga EFCB — porém com pintura e inscrições típicas da década de 1960 (em princípio).

Nessa fase, iniciada em 1958 ou algum tempo depois, as inscrições da EFCB foram substituídas por RFFSA Central. Oficialmente, esta fase terminaria em 1969, quando a RFFSA foi reestruturada em Sistemas Regionais e Divisões Operacionais. Na prática, a modificação de inscrições e/ou pinturas sempre apresenta um período de transição mais ou menos longo — e em alguns casos nem chega a se completar, restando alguns vagões e locomotivas que não recebem o novo padrão. Na foto abaixo, um desses vagões flagrado por volta de 1970~1973 no pátio da Marítima, no Rio de Janeiro, por Sebastião Nunes de Oliveira.

O ferreomodelo foi lançado pela Frateschi no início de 1984, com um amplo artigo de apresentação no Informativo Frateschi nº 29, explicando que:

A versão de bitola larga dos ICC são os antigos ID cujo nº 1630 da EFCB corresponde ao 2016 da Frateschi”.

Pela foto do vagão e pela planta da série ID-1591-1637 pode-se observar uma licença poética nas testeiras, que a Mafersa produzia, na época, com 7 reforços horizontais retos (seção trapezoidal). O ângulo da foto não favorece a observação do teto, porém sugere que as tampas das escotilhas dos compartimentos de gelo situavam-se mais perto das extremidades do vagão — como, aliás, foi o mais comum na maioria dos vagões frigoríficos.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Vagão isotérmico metálico da série ID RFFSA Central no pátio da Marítima, Rio de Janeiro (RJ), por volta de 1970~1973
Vagão isotérmico metálico da série ID RFFSA Central no pátio da Marítima, Rio de Janeiro (RJ),
por volta de 1970~1973
Vagões isotérmicos
Ferreomodelismo
ICP-32 Armour | ICP-331 Armour | NoB VH-217 T. Maia | ICD Wilson Fepasa | IB Bordon / Noroeste RFFSA | ICC RFFSA Bordon | PG-20 Wilson Comabra | EFSJ
ICC no Informativo Frateschi | Decais VF-1 em 1992 | Os isotérmicos Frateschi | Frima
Protótipos
Frigorífico Continental | Frigorífico Anhanguera | Metálicos Cobrasma | Frigorífico Mouran | Frigorífico Matarazzo PR | Frigorífico Matogrossense | Cocecal Tupanciretã
Plantas
IB/IC RFFSA NoB | IC RFFSA NoB| IC Serrana Tupanciretã | IC-1400-1401 RFFSA / EFSJ | IC-1410 RFFSA / EFSJ | ICC RFFSA SR6 Porto Alegre
ICD Fepasa | ICR-359600-359622 e ICR-359764-359770 Fepasa | ICR-359700-359749 Fepasa | ICR-359750-359763 Fepasa
ID-RFFSA / EFSJ Metrop. Cammell | ID RFFSA Central Middletown | ID-1551 RFFSA Central | ID-1591-1637 RFFSA Central
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia

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