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Ferreomodelismo
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Após uma década do lançamento dos primeiros carros de passageiros Frateschi, inspirados no clássico projeto Budd que deu origem aos nossos trens Vera Cruz e Santa Cruz, finalmente chegam ao mercado os carros complementares — dormitório-cabine e poltrona-salão (carro-cauda) —, indispensáveis à formação destas composições.
Pela Strambi & Frenhi — da qual havia encomendado e pago adiantadamente os novos lançamentos, tão logo foram incluídos na lista de preços —, recebi algumas das primeiras unidades que chegaram ao mercado nacional.
O carro-salão (observation single deck) é um carro típico do estilo Budd para compor os trens completos. Caracteriza-se por seu acabamento arredondado em uma das extremidades (end-side frame), que o tornou conhecido como carro-cauda.
O modelo Frateschi atende às especificações básicas do projeto (protótipo), em suas características. Com excelente nível de acabamento, é um carro indispensável na coleção de qualquer ferreomodelista. O interior é ricamente detalhado, com as poltronas intercaladas às mesinhas de jogos etc., tudo injetado em plástico bege escuro.
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É curioso que a Frateschi tenha optado por uma distribuição rígida das poltronas, enfileiradas a 90° com a lateral. Não é, de fato, a posição mais confortável para o passageiro, mesmo porque no protótipo ele tem liberdade para acomodar a poltrona como preferir. Todavia, é a posição original de apresentação do interior do carro, nas fotos de 1950.
No caso do dormitório-cabine, a Frateschi optou pelo carro de cabine-dupla, da série original DM-301 a 319 — mais tarde, DC-511 a 529 —, no total de 19 unidades adquiridas pela Estrada de Ferro Central do Brasil (ver As inscrições dos carros de aço Budd, CO-64).
Finamente acabado, conta também com detalhamento interno (cabines) estilizado, injetado em plástico branco ou creme. Os vidros (janelas), o interior, o chassi e os truques são fixados por encaixes sucessivos. Não existe berço para o sistema de iluminação interna, cabendo ao modelista fazer o dever de casa, caso deseje instalá-lo. Ainda não me lancei a este detalhe. Na ausência do berço, é preciso estudar e projetar uma solução adequada. O kit de iluminação interna para os carros Budd continua em linha, sob a ref. 25010, conforme se pode constatar pela lista de preços da Strambi & Frenhi. Será necessário fixá-lo ao teto, por dentro do corpo; e instalar a tomada de energia nas rodas, possivelmente usando o contato de iluminação ref. 25070. Para um efeito de maior realismo, feche por cima algumas das cabines, para que fiquem escuras, sugerindo que alguns passageiros já estão dormindo. |
Formação dos trensTrem Santa Cruz: Rio - SP - Rio
Trem Vera Cruz: Rio - BH - Rio
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