Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Locomotivas a vapor de Minas Gerais
Charles de Freitas - S. João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e
revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"
No dia 6 de setembro de 2003 eu e minha esposa Luciana de Almeida saímos de São João da Boa Vista (SP), onde moramos,
a fim de realizar um velho sonho meu: passar alguns dias fotografando trens pelo Nordeste brasileiro.
Desde criança, quando admirava os trens da FEPASA em Itapira (SP), cidade onde cresci, eu me perguntava como seriam as locomotivas
de outras regiões do país.
Com a popularização da internet, e especialmente por meio de sites como o “Photo Album”,
do Antônio Augusto Gorni, e o “Centro-Oeste Virtual”, do Flávio R. Cavalcanti, me foi possível, na virada do milênio,
ter uma idéia do que existia pelo Brasil afora.
Mas foi somente em 2003 que tivemos condições de ir conhecer um pouco
das ferrovias do Nordeste e do material que trafega exclusivamente naquela região.
O roteiro foi fracionado, para que pudéssemos viajar de ônibus na ida, fotografando paisagens, visitando as cidades que nos
interessavam e fazendo pausas para repouso. Nos deslocamos primeiro até São Paulo (Capital) e de lá até Governador
Valadares (MG).
Em Valadares, no dia 7 de setembro de 2003, fomos conhecer a locomotiva a vapor “Felipe Carpenter” (FC-1), da Estrada de Ferro Vitória
a Minas, exposta numa praça diante da estação ferroviária.
No dia seguinte, partimos para Teófilo Otoni (MG), a fim de conhecer a locomotiva a vapor nº 1 da extinta Estrada de Ferro Bahia
e Minas, também exposta em praça pública.
«» ª … •’ — “”
|