Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Locomotiva Alco RS-8 número 6007 da CBTU Maceió
Locomotiva Alco RS-8 nº 6007 da Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Locomotivas e vagões da
CBTU Maceió em 2003

Charles de Freitas - S. João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"

No dia 12 de setembro de 2003, dando seqüência à nossa primeira digressão nordestina, viajamos de Salvador a Maceió (AL), com direito a passar pela famosa ponte rodo-ferroviária sobre o Rio São Francisco.

Em Alagoas, não circulavam trens de carga desde as chuvas de junho de 2000, que destruíram as linhas da concessionária CFN em vários pontos.

Quanto à CBTU, ao contrário do que ocorre em Salvador, o trajeto ferroviário de Maceió a Lourenço de Albuquerque (AL), em bitola métrica, foi mais demorado e durou cerca de uma hora e meia. O trem passa ao lado da Lagoa do Mundaú e penetra nos canaviais alagoanos até chegar às cidades de Rio Largo e Lourenço de Albuquerque. Nesta última, a linha se bifurca (um lado segue para Pernambuco e o outro para Sergipe). Uma ponte caída logo ali, cortando a ligação com Sergipe, refletia a violência das chuvas do inverno de 2000.

Os trens metropolitanos de Alagoas possuem tração diesel-elétrica (a frota é composta por três locomotivas ALCO RS-8, herdadas da RFFSA). Em 2003, estavam operantes as máquinas n.° 6007 (com a pintura própria da CBTU alagoana) e n.° 6019 (exibindo a antiga pintura padrão da CBTU/Nordeste, com decais da METROREC, que a havia cedido). A loco n.° 6002, com a pintura da CBTU de Alagoas, estava imobilizada na oficina.

Quanto aos carros utilizados, a maioria é provavelmente herança da antiga Rede Ferroviária do Nordeste (RFN). São unidades próprias para viagens de longa distância e, portanto, um pouco desajeitadas para as linhas suburbanas. Não obtive resposta segura quando indaguei sobre o fabricante desses carros. Somente o carro SC 8300-5Y possuía uma placa, constando “Oficina de Divinópolis – VFCO – Novembro 1967”. No carro SC 8297-1Y, muito parecido, não vi placa alguma. Os demais aparentavam ser remanescentes dos famosos carros “Fuji” da RFN, de fabricação japonesa, mas infelizmente não consegui provas concretas disso.

Em 13 de setembro de 2003, as composições alagoanas eram formadas pelas locomotivas 6007 ou 6019 (em revezamento) e os carros SC 8297-1Y, UC 8663-2C, UC 8647-1C e SC 8300-5Y.

No interior da Oficina de Maceió, encontramos em ótimo estado de conservação o carro de madeira QNB 601397-0C, apelidado de “Tieta”, que já não estava lá na viagem de 2006 (teria sido levado para Fortaleza pela CFN).

   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

Acompanhe no FB

Locomotiva Alco RS-8 número 6019 transferida do Metrô Recife para a CBTU Maceió
Locomotiva Alco RS-8 nº 6019 transferida do Metrô Recife para a Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió
Vagão UC-8639 da CBTU Maceió
Carro UC-8639 da Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió
Interior do vagão UC-8663 da CBTU Maceió, adaptado para os trens de subúrbio
Interior do carro UC-8663 da Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió, adaptado para os trens de subúrbio
Vagão QNB-601397 da CBTU Maceió
Carro QNB-601397 da Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió
Trens Norte e Nordeste
Vaporosas em Minas | Vaporosas na Calçada | Trens da CBTU Salvador
Locomotiva U8B n° 2190 CBTU Salvador | Vaporosa 418 VFFLB | Trens da CTS
FCA Bahia 2004 | FCA Bahia 2006 e 2008 | CBTU Maceió 2003 | CBTU Maceió 2007
Museu do Recife | MetroRec e CBTU em Jaboatão | Trem diesel CBTU Recife: Linha do Cabo
CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos
Barrinha | Supervia | Demetrô | Salvador | Maceió | Recife | João Pessoa | Natal | Fortaleza | Teresina

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade