|
|
EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
|
|
Este artigo publicado quase 10 anos antes do livro sobre as locomotivas da EFVM [Coelho e Setti: EFVM vol. 2 p. 31-33] evidentemente foi superado por ele [FRC].
Como tem sido grande o interesse dos leitores do Centro-Oeste sobre as locomotivas diesel-hidráulicas no Brasil, chamo atenção para dois modelos notáveis, praticamente desconhecidos entre nós, fabricados na Alemanha pela Krupp, no início da década de 50.
A [foto]-reprodução anexa — fornecida pela Krupp — mostra a locomotiva Bo+Bo+Bo fabricada em Jun. 1954 para a EF Vitória a Minas.
Esta locomotiva recebeu o n° 551 da estrada e possuía 2 motores Man, totalizando 1.900 PS (+/-1.500 HP?), acoplados a transmissões hidráulicas fabricadas pela própria Krupp.
O esforço de tração era de 21.000 kg e a velocidade máxima, de 60 km/h, sendo portanto mais adequada para serviços de manobra com pesados trens de minério.
Pelo pouco que sabemos, esta locomotiva foi inicialmente usada no serviço de transferência para descarregamento dos hoppers MG no silo de minério do morro do Atalaia [abaixo], em Vitória.
Como, ao que parece, ela não foi bem sucedida, passou a fazer trens de minério e, mais tarde, de carga geral, em especial entre Vitória e Acesita ou Ana Mattos.
|
No final da década de 50, eram frequentes seus desarranjos mecânicos, tendo sido, provavelmente, encostada ainda em 1959 e, por fim, baixada e sucateada no ano de 1963.
Segundo a Krupp, esta locomotiva era conhecida como "tipo Jakob", tendo sido fabricado outro exemplar semelhante - porém A1A-A1A - para a EF Noroeste do Brasil (NoB), em 1952 ou 1953.
Desta última, pouco sabemos. Terá sido, provavelmente, uma das primeiras - senão a primeira - locomotiva a diesel da Noroeste.
Ambas podem ser vistas no livro "Krupp in Dienste der Elektro-und-Diesellokomotive", de Klaus-Dieter Haeuber, editado na Alemanha por Steiger Verlag em 1983/1984.
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |