Evolução das ferrovias
no Brasil
Evolução da frota de vagões
de carga
Flavio R. Cavalcanti
Tal como acontece com as locomotivas, o número de
vagões diz pouco sobre sua capacidade. O trabalho
realizado também pode ser aumentado pela redução
do tempo de viagem, carga e descarga dos vagões,
aumentando sua disponibilidade na ferrovia.
A "falha" no ano de 1948 (no gráfico acima)
pode, muito bem, ser mero erro tipográfico.
O segundo gráfico (abaixo) indica o momento em
que, provavelmente, vagões antigos começaram
a ser desativados em massa, junto com a suspensão
da operação comercial de ferrovias ou trechos
considerados "antieconômicos". É
de se notar que, até cerca de 1960, a entrada de
novos vagões e locomotivas não implicava em
imediata desativação de material mais antigo,
muitas vezes remanejado para ferrovias de menor movimento.
Indica também a retomada dos investimentos, inclusive
com criação ou ampliação de
novas fábricas de material ferroviário no
país.
Obs.: Esta não é uma análise
exaustiva, mas simples aproximação inicial
ao assunto conversão de planilhas para o código
adotado no site, geração de tabelas parciais
e gráficos por tópicos (FRC, 9 Abr. 2011).
|
|
Anos |
Locos |
Carros |
Vagões |
Outros |
1904 |
969 |
1.222 |
13.535 |
... |
1905 |
953 |
1.201 |
13.883 |
... |
1906 |
... |
... |
... |
... |
1907 |
... |
... |
... |
... |
1908 |
1.144 |
1.323 |
14.676 |
... |
1909 |
... |
... |
... |
... |
1910 |
1.280 |
1.551 |
16.082 |
... |
1911 |
1.434 |
1.551 |
17.056 |
... |
1912 |
1.581 |
1.636 |
18.481 |
... |
1913 |
... |
... |
... |
... |
1914 |
... |
... |
... |
... |
1915 |
... |
... |
... |
... |
1916 |
1.857 |
2.174 |
24.358 |
... |
1917 |
1.775 |
2.189 |
24.164 |
... |
1918 |
2.056 |
2.538 |
28.982 |
... |
1919 |
2.105 |
2.560 |
29.410 |
... |
1920 |
2.312 |
2.642 |
31.945 |
... |
1921 |
2.448 |
2.704 |
32.197 |
... |
1922 |
2.486 |
2.795 |
39.463 |
... |
1923 |
2.859 |
3.262 |
37.232 |
... |
1924 |
2.939 |
3.570 |
38.384 |
... |
1925 |
3.116 |
3.577 |
40.886 |
... |
1926 |
3.316 |
3.580 |
43.458 |
... |
1927 |
3.352 |
3.737 |
44.492 |
... |
1928 |
3.360 |
3.700 |
43.763 |
... |
1929 |
3.392 |
3.679 |
45.042 |
... |
1930 |
3.417 |
3.680 |
45.042 |
... |
1931 |
3.423 |
3.700 |
44.980 |
... |
1932 |
3.433 |
3.732 |
45.145 |
... |
1933 |
3.434 |
3.725 |
45.283 |
... |
1934 |
3.451 |
3.760 |
44.604 |
... |
1935 |
3.458 |
3.746 |
45.185 |
... |
1936 |
3.505 |
3.795 |
45.251 |
... |
1937 |
3.545 |
4.019 |
46.218 |
... |
1938 |
3.575 |
3.960 |
47.980 |
... |
1939 |
3.594 |
3.995 |
49.538 |
... |
1940 |
3.619 |
3.972 |
50.632 |
... |
1941 |
3.650 |
3.989 |
50.886 |
... |
1942 |
3.677 |
3.984 |
50.946 |
... |
1943 |
3.681 |
3.991 |
50.827 |
... |
1944 |
3.699 |
4.050 |
51.811 |
... |
1945 |
3.706 |
4.077 |
53.746 |
... |
1946 |
3.776 |
4.107 |
57.992 |
... |
1947 |
3.823 |
4.195 |
60.015 |
... |
1948 |
3.828 |
5.117 |
48.104 |
... |
1949 |
3.983 |
5.117 |
60.395 |
... |
1950 |
3.963 |
5.081 |
60.940 |
... |
1951 |
4.065 |
5.256 |
60.342 |
... |
1952 |
4.163 |
5.189 |
60.242 |
... |
1953 |
4.151 |
5.075 |
60.111 |
... |
1954 |
4.198 |
5.236 |
61.332 |
... |
1955 |
4.142 |
5.027 |
62.355 |
... |
1956 |
4.153 |
5.373 |
61.515 |
... |
1957 |
3.945 |
5.625 |
62.092 |
... |
1958 |
4.099 |
5.015 |
62.486 |
... |
1959 |
4.139 |
5.284 |
63.132 |
... |
1960 |
4.454 |
5.419 |
68.500 |
... |
1961 |
3.628 |
5.419 |
68.500 |
... |
1962 |
2.941 |
5.309 |
59.888 |
... |
1963 |
2.685 |
4.676 |
56.624 |
... |
1964 |
2.439 |
4.444 |
52.644 |
... |
1965 |
2.233 |
4.264 |
50.676 |
15 |
1966 |
2.110 |
4.458 |
50.214 |
18 |
1967 |
2.097 |
4.315 |
47.359 |
112 |
1968 |
1.984 |
4.065 |
48.273 |
110 |
1969 |
1.934 |
4.115 |
51.183 |
406 |
1970 |
1.839 |
4.037 |
53.893 |
458 |
1971 |
1.819 |
3.739 |
53.259 |
458 |
1972 |
1.792 |
3.478 |
51.444 |
383 |
1973 |
1.737 |
3.517 |
55.058 |
358 |
1974 |
1.781 |
3.289 |
61.477 |
358 |
1975 |
1.853 |
3.146 |
61.027 |
365 |
1976 |
1.990 |
3.039 |
64.148 |
393 |
1977 |
1.947 |
2.120 |
69.298 |
35 |
1978 |
1.976 |
2.016 |
69.035 |
24 |
1979 |
2.018 |
1.742 |
67.374 |
447 |
1980 |
2.001 |
1.499 |
68.497 |
443 |
1981 |
2.001 |
1.453 |
68.231 |
447 |
1982 |
2.038 |
1.427 |
67.044 |
528 |
1983 |
2.020 |
1.491 |
67.899 |
509 |
1984 |
2.007 |
1.475 |
67.844 |
492 |
1985 |
2.014 |
1.370 |
68.947 |
495 |
FONTE — Estatísticas
históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas
e sociais de 1550 a 1988. 2. ed. rev. e atual. do v.
3 de Séries estatísticas retrospectivas. Rio de Janeiro:
IBGE, 1990. |
NOTAS — I — Até 1919,
os dados referem-se apenas às entradas de ferro da União
e às empresas por ela fiscalizadas. II — Entre 1920
e 1935, a tendência era abranger a totalidade das empresas
ferroviárias, há, contudo, a cada ano, exclusões de
algumas ferrovias. |
(1) Automotrizes, carros-motores
e trens-unidades. (2) Exclusive os dados relativos à
Estrada de Ferro Central do Brasil, entre outros. |
|