Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Evolução numérica da frota de vagões das ferrovias brasileiras, de 1916 a 1985
Evolução numérica da frota de vagões das ferrovias brasileiras, de 1916 a 1985

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreosfera

   

Evolução das ferrovias no Brasil
Evolução da frota de vagões de carga

Flavio R. Cavalcanti

Tal como acontece com as locomotivas, o número de vagões diz pouco sobre sua capacidade. O trabalho realizado também pode ser aumentado pela redução do tempo de viagem, carga e descarga dos vagões, aumentando sua disponibilidade na ferrovia.

A "falha" no ano de 1948 (no gráfico acima) pode, muito bem, ser mero erro tipográfico.

O segundo gráfico (abaixo) indica o momento em que, provavelmente, vagões antigos começaram a ser desativados em massa, junto com a suspensão da operação comercial de ferrovias ou trechos considerados "antieconômicos". É de se notar que, até cerca de 1960, a entrada de novos vagões e locomotivas não implicava em imediata desativação de material mais antigo, muitas vezes remanejado para ferrovias de menor movimento.

Indica também a retomada dos investimentos, inclusive com criação ou ampliação de novas fábricas de material ferroviário no país.

Obs.: Esta não é uma análise exaustiva, mas simples aproximação inicial ao assunto — conversão de planilhas para o código adotado no site, geração de tabelas parciais e gráficos por tópicos (FRC, 9 Abr. 2011).

   
Anos Locos Carros Vagões Outros
1904 969 1.222 13.535 ...
1905 953 1.201 13.883 ...
1906 ... ... ... ...
1907 ... ... ... ...
1908 1.144 1.323 14.676 ...
1909 ... ... ... ...
1910 1.280 1.551 16.082 ...
1911 1.434 1.551 17.056 ...
1912 1.581 1.636 18.481 ...
1913 ... ... ... ...
1914 ... ... ... ...
1915 ... ... ... ...
1916 1.857 2.174 24.358 ...
1917 1.775 2.189 24.164 ...
1918 2.056 2.538 28.982 ...
1919 2.105 2.560 29.410 ...
1920 2.312 2.642 31.945 ...
1921 2.448 2.704 32.197 ...
1922 2.486 2.795 39.463 ...
1923 2.859 3.262 37.232 ...
1924 2.939 3.570 38.384 ...
1925 3.116 3.577 40.886 ...
1926 3.316 3.580 43.458 ...
1927 3.352 3.737 44.492 ...
1928 3.360 3.700 43.763 ...
1929 3.392 3.679 45.042 ...
1930 3.417 3.680 45.042 ...
1931 3.423 3.700 44.980 ...
1932 3.433 3.732 45.145 ...
1933 3.434 3.725 45.283 ...
1934 3.451 3.760 44.604 ...
1935 3.458 3.746 45.185 ...
1936 3.505 3.795 45.251 ...
1937 3.545 4.019 46.218 ...
1938 3.575 3.960 47.980 ...
1939 3.594 3.995 49.538 ...
1940 3.619 3.972 50.632 ...
1941 3.650 3.989 50.886 ...
1942 3.677 3.984 50.946 ...
1943 3.681 3.991 50.827 ...
1944 3.699 4.050 51.811 ...
1945 3.706 4.077 53.746 ...
1946 3.776 4.107 57.992 ...
1947 3.823 4.195 60.015 ...
1948 3.828 5.117 48.104 ...
1949 3.983 5.117 60.395 ...
1950 3.963 5.081 60.940 ...
1951 4.065 5.256 60.342 ...
1952 4.163 5.189 60.242 ...
1953 4.151 5.075 60.111 ...
1954 4.198 5.236 61.332 ...
1955 4.142 5.027 62.355 ...
1956 4.153 5.373 61.515 ...
1957 3.945 5.625 62.092 ...
1958 4.099 5.015 62.486 ...
1959 4.139 5.284 63.132 ...
1960 4.454 5.419 68.500 ...
1961 3.628 5.419 68.500 ...
1962 2.941 5.309 59.888 ...
1963 2.685 4.676 56.624 ...
1964 2.439 4.444 52.644 ...
1965 2.233 4.264 50.676 15
1966 2.110 4.458 50.214 18
1967 2.097 4.315 47.359 112
1968 1.984 4.065 48.273 110
1969 1.934 4.115 51.183 406
1970 1.839 4.037 53.893 458
1971 1.819 3.739 53.259 458
1972 1.792 3.478 51.444 383
1973 1.737 3.517 55.058 358
1974 1.781 3.289 61.477 358
1975 1.853 3.146 61.027 365
1976 1.990 3.039 64.148 393
1977 1.947 2.120 69.298 35
1978 1.976 2.016 69.035 24
1979 2.018 1.742 67.374 447
1980 2.001 1.499 68.497 443
1981 2.001 1.453 68.231 447
1982 2.038 1.427 67.044 528
1983 2.020 1.491 67.899 509
1984 2.007 1.475 67.844 492
1985 2.014 1.370 68.947 495
FONTE — Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. 2. ed. rev. e atual. do v. 3 de Séries estatísticas retrospectivas. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.
NOTAS — I — Até 1919, os dados referem-se apenas às entradas de ferro da União e às empresas por ela fiscalizadas. II — Entre 1920 e 1935, a tendência era abranger a totalidade das empresas ferroviárias, há, contudo, a cada ano, exclusões de algumas ferrovias.
(1) Automotrizes, carros-motores e trens-unidades. (2) Exclusive os dados relativos à Estrada de Ferro Central do Brasil, entre outros.
   

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
Evolução numérica da frota de vagões das ferrovias brasileiras, de 1961 a 1985
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Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
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