Surtos de construção ferroviária
A construção de ferrovias
no Brasil se intensificou a partir de leis e decretos editados
em 1873
e 1874, ampliando as garantias oferecidas pelo governo desde
1852.
Esse primeiro período de intensa
construção de ferrovias apresentou resultados
na última década do Império, de 1880
a 1888, quando foram abertos ao tráfego uma média
de 712 km/ano.
Dos 1.129 km em tráfego em 1873,
a malha passou a 9.583 km no último ano do Império.
Logo em seu primeiro ano, o governo provisório
da República lançou um vasto plano
de 36 ferrovias (19.000 km), que — em conexão com
os rios navegáveis — deveriam integrar todos os Estados,
desenvolver o interior e assegurar a presença nas
fronteiras. O plano foi abandonado em menos de seis anos;
as construções paralisadas; e as ferrovias
arrendadas a toque de caixa, em troca de as empresas concessionárias
abrirem mão das garantias recebidas.
Como resultado desse esforço foram
abertos, em média, 590 km/ano de trilhos entre 1891
e 1898 — ampliando a malha ferroviária para 14.664
km —, apesar de o período ter sido bastante curto,
e conturbado por conflitos armados, reviravoltas políticas
abruptas etc.
O terceiro grande surto de construção
ferroviária ocorreu na fase de facilidades internas
e externas de 1904 a 1914 — a belle époque
— a par com planos de modernização e saneamento
urbano em inúmeras cidades de norte a sul. Como resultado,
de 1908 a 1914 foram entregues ao tráfego, em média,
1.207 km de trilhos por ano. Ao final do período,
a malha ferroviário havia atingido 27.706 km.
Fontes
RF 1945 - Suplemento
"Estradas de Ferro do Brasil",
da Revista
Ferroviária, 1945. Trata-se, na verdade, de um
levantamento do DNEF da extensão e data de entrada em operação
de cada trecho das ferrovias brasileiras. Essas informações
(com várias falhas tipográficas normais à
época) foram lançadas em planilha, de modo
a obter somas anuais (variação) e acumuladas
(evolução).
Em alguns casos de falha tipográfica evidente, os
dados foram corrigidos a partir do Guia
Geral das Estradas de Ferro e Emprêsas de Transporte
com elas articuladas, da Contadoria Geral dos Transportes,
1960. Restaram 186 km sem data. Embora pareça não
ser exato, nem abranger todas as ferrovias, acompanha bem
de perto a evolução apontada pelas demais estatísticas
oficiais.
IBGE - Estatísticas
do Século XX, do IBGE, lançado em DVD em 2003.
Foi utilizada a versão ampliada (data?), oferecida
para download
em Excel e PDF. As variações anuais e os acumulados
progressivos (evolução) foram calculados em
planilha.
MVOP 1922 - Relatório
do Ministério da Viação e Obras Públicas,
1922. São praticamente os mesmos números
do IBGE, até 1919, e por isso constam apenas das
tabelas, e não dos gráficos. São preservados,
aqui, para permitir a crítica cruzada dos números
das duas fontes. O cálculo da variação
(+/-) anual foi feita em planilha.
|
|
Extensão total
dos trilhos
(em km) |
Ano |
RF 1945 |
IBGE |
MVOP (1922) |
1854 |
14 |
15 |
15 |
1855 |
14 |
15 |
15 |
1856 |
16 |
16 |
16 |
1857 |
16 |
16 |
16 |
1858 |
110 |
109 |
109 |
1859 |
110 |
109 |
109 |
1860 |
191 |
223 |
223 |
1861 |
235 |
251 |
251 |
1862 |
331 |
259 |
359 |
1863 |
400 |
428 |
428 |
1864 |
423 |
474 |
474 |
1865 |
446 |
499 |
498 |
1866 |
469 |
513 |
513 |
1867 |
539 |
598 |
598 |
1868 |
659 |
718 |
718 |
1869 |
678 |
737 |
737 |
1870 |
678 |
745 |
745 |
1871 |
794 |
869 |
869 |
1872 |
857 |
932 |
932 |
1873 |
973 |
1.129 |
1.129 |
1874 |
1.141 |
1.284 |
1.284 |
1875 |
1.612 |
1.801 |
1.801 |
1876 |
2.010 |
2.122 |
2.122 |
1877 |
2.244 |
2.388 |
2.388 |
1878 |
2.570 |
2.709 |
2.709 |
1879 |
2.756 |
2.911 |
2.911 |
1880 |
3.182 |
3.398 |
3.398 |
1881 |
3.716 |
3.946 |
3.946 |
1882 |
4.499 |
4.464 |
4.464 |
1883 |
5.251 |
5.354 |
5.354 |
1884 |
6.223 |
6.302 |
6.302 |
1885 |
6.692 |
6.930 |
6.930 |
1886 |
7.270 |
7.586 |
7.586 |
1887 |
8.067 |
8.400 |
8.400 |
1888 |
8.704 |
9.321 |
9.321 |
1889 |
8.984 |
9.583 |
9.583 |
1890 |
9.382 |
9.973 |
9.943 |
1891 |
10.106 |
10.590 |
10.590 |
1892 |
10.460 |
11.316 |
11.316 |
1893 |
10.810 |
11.485 |
11.485 |
1894 |
11.479 |
12.260 |
12.260 |
1895 |
12.288 |
12.967 |
12.967 |
1896 |
12.728 |
13.577 |
13.577 |
1897 |
13.291 |
14.015 |
14.015 |
1898 |
13.552 |
14.664 |
14.664 |
1899 |
13.804 |
14.916 |
14.916 |
1900 |
14.314 |
15.316 |
15.316 |
1901 |
14.512 |
15.506 |
15.506 |
1902 |
14.668 |
15.680 |
15.680 |
1903 |
15.005 |
16.010 |
16.010 |
1904 |
15.265 |
16.306 |
16.306 |
1905 |
15.635 |
16.781 |
16.781 |
1906 |
16.171 |
17.243 |
17.242 |
1907 |
16.912 |
17.605 |
17.613 |
1908 |
17.880 |
18.633 |
18.632 |
1909 |
18.705 |
19.241 |
19.241 |
1910 |
20.576 |
21.326 |
21.457 |
1911 |
21.576 |
22.287 |
22.287 |
1912 |
22.796 |
23.491 |
23.491 |
1913 |
24.034 |
24.614 |
24.609 |
1914 |
25.172 |
26.062 |
26.062 |
1915 |
25.664 |
26.647 |
26.647 |
1916 |
26.025 |
27.015 |
27.090 |
1917 |
26.435 |
27.453 |
27.453 |
1918 |
26.710 |
27.706 |
27.706 |
1919 |
27.112 |
28.128 |
28.128 |
1920 |
27.428 |
28.535 |
|
1921 |
27.928 |
28.828 |
|
1922 |
28.396 |
29.341 |
|
1923 |
29.025 |
29.925 |
|
1924 |
29.314 |
30.306 |
|
1925 |
29.687 |
30.732 |
|
1926 |
30.453 |
31.333 |
|
1927 |
30.780 |
31.549 |
|
1928 |
31.018 |
31.851 |
|
1929 |
31.211 |
31.967 |
|
1930 |
31.602 |
32.478 |
|
1931 |
31.923 |
32.764 |
|
1932 |
32.165 |
32.973 |
|
1933 |
32.252 |
33.074 |
|
1934 |
32.307 |
33.106 |
|
1935 |
32.575 |
33.331 |
|
1936 |
32.711 |
33.521 |
|
1937 |
33.188 |
34.095 |
|
1938 |
33.397 |
34.207 |
|
1939 |
33.448 |
34.204 |
|
1940 |
33.523 |
34.252 |
|
1941 |
33.594 |
34.283 |
|
1942 |
33.792 |
34.438 |
|
1943 |
33.993 |
34.769 |
|
1944 |
34.222 |
35.163 |
|
1945 |
|
35.280 |
|
1946 |
|
35.335 |
|
1947 |
|
35.451 |
|
1948 |
|
35.622 |
|
1949 |
|
35.970 |
|
1950 |
|
36.681 |
|
1951 |
|
36.845 |
|
1952 |
|
37.019 |
|
1953 |
|
37.032 |
|
1954 |
|
37.190 |
|
1955 |
|
37.092 |
|
1956 |
|
37.049 |
|
1957 |
|
37.422 |
|
1958 |
|
37.967 |
|
1959 |
|
37.710 |
|
1960 |
|
38.287 |
|
1961 |
|
37.548 |
|
1962 |
|
36.572 |
|
1963 |
|
35.349 |
|
1964 |
|
34.262 |
|
1965 |
|
33.864 |
|
1966 |
|
32.317 |
|
1967 |
|
32.182 |
|
1968 |
|
32.054 |
|
1969 |
|
32.939 |
|
1970 |
|
31.848 |
|
1971 |
|
31.518 |
|
1972 |
|
30.934 |
|
1973 |
|
30.429 |
|
1974 |
|
30.473 |
|
1975 |
|
30.809 |
|
1976 |
|
30.300 |
|
1977 |
|
29.778 |
|
1978 |
|
29.951 |
|
1979 |
|
30.021 |
|
1980 |
|
29.659 |
|
1981 |
|
29.237 |
|
1982 |
|
29.164 |
|
1983 |
|
29.207 |
|
1984 |
|
28.942 |
|
1985 |
|
29.777 |
|
1986 |
|
29.814 |
|
1987 |
|
29.833 |
|
1988 |
|
29.932 |
|
1989 |
|
30.337 |
|
1990 |
|
30.129 |
|
1991 |
|
30.314 |
|
1992 |
|
30.300 |
|
1993 |
|
30.379 |
|
|
|
Variação
da extensão
dos trilhos
(em km) |
Ano |
RF 1945 |
IBGE |
MVOP (1922) |
1854 |
14 |
14 |
14 |
1855 |
|
0 |
0 |
1856 |
2 |
1 |
1 |
1857 |
|
0 |
0 |
1858 |
94 |
93 |
93 |
1859 |
|
0 |
0 |
1860 |
81 |
114 |
114 |
1861 |
44 |
28 |
28 |
1862 |
96 |
8 |
108 |
1863 |
69 |
169 |
69 |
1864 |
23 |
46 |
46 |
1865 |
23 |
25 |
24 |
1866 |
23 |
14 |
15 |
1867 |
70 |
85 |
85 |
1868 |
120 |
120 |
120 |
1869 |
19 |
19 |
19 |
1870 |
|
8 |
8 |
1871 |
116 |
124 |
124 |
1872 |
63 |
63 |
63 |
1873 |
116 |
197 |
197 |
1874 |
168 |
155 |
155 |
1875 |
471 |
517 |
517 |
1876 |
398 |
321 |
321 |
1877 |
234 |
266 |
266 |
1878 |
326 |
321 |
321 |
1879 |
186 |
202 |
202 |
1880 |
426 |
487 |
487 |
1881 |
534 |
548 |
548 |
1882 |
783 |
518 |
518 |
1883 |
752 |
890 |
890 |
1884 |
972 |
948 |
948 |
1885 |
469 |
628 |
628 |
1886 |
578 |
656 |
656 |
1887 |
797 |
814 |
814 |
1888 |
637 |
921 |
921 |
1889 |
280 |
262 |
262 |
1890 |
398 |
390 |
360 |
1891 |
724 |
617 |
647 |
1892 |
354 |
726 |
726 |
1893 |
350 |
169 |
169 |
1894 |
669 |
775 |
775 |
1895 |
809 |
707 |
707 |
1896 |
440 |
610 |
610 |
1897 |
563 |
438 |
438 |
1898 |
261 |
649 |
649 |
1899 |
252 |
252 |
252 |
1900 |
510 |
400 |
400 |
1901 |
198 |
190 |
190 |
1902 |
156 |
174 |
174 |
1903 |
337 |
330 |
330 |
1904 |
260 |
296 |
296 |
1905 |
370 |
475 |
475 |
1906 |
536 |
462 |
461 |
1907 |
741 |
362 |
371 |
1908 |
968 |
1.028 |
1.019 |
1909 |
825 |
608 |
609 |
1910 |
1.871 |
2.085 |
2.216 |
1911 |
1.000 |
961 |
830 |
1912 |
1.220 |
1.204 |
1.204 |
1913 |
1.238 |
1.123 |
1.118 |
1914 |
1.138 |
1.448 |
1.453 |
1915 |
492 |
585 |
585 |
1916 |
361 |
368 |
443 |
1917 |
410 |
438 |
363 |
1918 |
275 |
253 |
253 |
1919 |
402 |
422 |
422 |
1920 |
316 |
407 |
|
1921 |
500 |
293 |
|
1922 |
468 |
513 |
|
1923 |
629 |
584 |
|
1924 |
289 |
381 |
|
1925 |
373 |
426 |
|
1926 |
766 |
601 |
|
1927 |
327 |
216 |
|
1928 |
238 |
302 |
|
1929 |
193 |
116 |
|
1930 |
391 |
511 |
|
1931 |
321 |
286 |
|
1932 |
242 |
209 |
|
1933 |
87 |
101 |
|
1934 |
55 |
32 |
|
1935 |
268 |
225 |
|
1936 |
136 |
190 |
|
1937 |
477 |
574 |
|
1938 |
209 |
112 |
|
1939 |
51 |
-3 |
|
1940 |
75 |
48 |
|
1941 |
71 |
31 |
|
1942 |
198 |
155 |
|
1943 |
201 |
331 |
|
1944 |
229 |
394 |
|
1945 |
|
117 |
|
1946 |
|
55 |
|
1947 |
|
116 |
|
1948 |
|
171 |
|
1949 |
|
348 |
|
1950 |
|
711 |
|
1951 |
|
164 |
|
1952 |
|
174 |
|
1953 |
|
13 |
|
1954 |
|
158 |
|
1955 |
|
-98 |
|
1956 |
|
-43 |
|
1957 |
|
373 |
|
1958 |
|
545 |
|
1959 |
|
-257 |
|
1960 |
|
577 |
|
1961 |
|
-739 |
|
1962 |
|
-976 |
|
1963 |
|
-1.223 |
|
1964 |
|
-1.087 |
|
1965 |
|
-398 |
|
1966 |
|
-1.547 |
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1967 |
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-135 |
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1968 |
|
-128 |
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1969 |
|
885 |
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1970 |
|
-1.091 |
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1971 |
|
-330 |
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1972 |
|
-584 |
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1973 |
|
-505 |
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1974 |
|
44 |
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1975 |
|
336 |
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1976 |
|
-509 |
|
1977 |
|
-522 |
|
1978 |
|
173 |
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1979 |
|
70 |
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1980 |
|
-362 |
|
1981 |
|
-422 |
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1982 |
|
-73 |
|
1983 |
|
43 |
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1984 |
|
-265 |
|
1985 |
|
835 |
|
1986 |
|
37 |
|
1987 |
|
19 |
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1988 |
|
99 |
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1989 |
|
405 |
|
1990 |
|
-208 |
|
1991 |
|
185 |
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1992 |
|
-14 |
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1993 |
|
79 |
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