|
|
Fepasa
|
|
O Trem Intrametropolitano de Santos (TIM) da Fepasa foi inicialmente formado por locomotivas Alco RSD8 adaptadas, e carros japoneses do TUE Kawasaki-Toshiba também adaptados.
De acordo com Kelso Médici, a locomotiva Alco RSD8 foi adaptada para operar à distância a abertura das portas dos carros; e também para ser comandada a partir da cabine existente no último carro.
O trem não virava, nem a locomotiva manobrava para a volta.
No trajeto de Santos a São Vicente, a locomotiva Alco RSD8 seguia na frente, tracionando o trem. Na volta, seguia atrás, empurrando a composição.
Kelso destacava, ainda, a pintura diferenciada em relação ao padrão vermelho da Fepasa:
Seguimos pela bitola métrica em direção a Santos, parando ainda em Samaritá para aguardar a passagem do subúrbio. Este trem é formado por antigos carros japoneses, reformados pela Fepasa, tracionados por uma Alco (creio que RSD8) com pintura própria, diferente das locomotivas vermelhas, seguindo o padrão de pintura dos carros. Estas locomotivas foram adaptadas, recebendo comando para abertura das portas dos carros, e também comando para serem controladas a partir do último carro da composição, onde há cabine e controles para o maquinista, embora não sendo motorizado. Ou seja, o trem não é virado. No sentido Santos-subúrbios, a locomotiva puxa o trem; no sentido inverso, ela empurra, controlada pelo maquinista a partir do carro traseiro [Descendo a serra no trem da Fepasa. Kelso Medici. Centro-Oeste DC-9-10 — 31 Jan. 1991].
|
Press-release em linguagem empolada (tipo discurso de político), transcrito pela revista "Ferrovia", registra que o "Trem Intrametropolitano de Santos" (TIM) fez sua viagem inaugural em 12 Jul. 1990, partindo da estação de Samaritá, em São Vicente, "precisamente às 15:00 horas", com destino à estação de Santos, "vencendo os 16 km do trajeto em 35 minutos".
Previa-se atender cerca de 400 mil usuários / mês nos municípios de Santos e São Vicente, passando pelas estações de Santos e São Vicente, Vila Margarida, Jardim Rio Branco e Samaritá, com trens "totalmente reformados, adequados ao transporte de massa, vias mais limpas e urbanizadas, e maior oferta de horários e lugares",
Segundo o press-release, a Fepasa "substituiu os seus trens de subúrbio por outras unidades que foram totalmente reformadas em oficinas próprias, recebendo posteriormente o nome de Trem Intrametropolitano (TIM)".
Nessa reforma foram investidos NCz$ 6 milhões: "os carros receberam bancos mais confortáveis, pintura totalmente nova e portas mais adequadas".
Foi duplicado o número de trens e horários no percurso.
Foram investidos cerca de NCz$ 13,5 milhões nas estações, que "receberam bancos, lixeiras, placas de comunicação e faixas de segurança. As plataformas foram adaptadas, ficando mais próximas do trem", para maior segurança [TIM: novo trem da Fepasa para a baixada santista. Ferrovia (AEEFSJ) nº 133, Set./Out. 1990].
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |