Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Passagem dos trilhos sobre uma extensão do lago, em curva
Passagem dos trilhos sobre uma extensão do lago, em curva

   

Ferreomodelismo: Terceira dimensão em maquetes de 3,5 m²
Detalhes e decoração da maquete

Centro-Oeste nº 19 — Out./Nov. 1986
** Atenção: isopor não oferece sustentação confiável **

Árvores - O Adão não chegou a cobrir os troncos das árvores (feixes de fios ou arames enrolados) com massa PVA, ou cola e serragem (aspecto mais áspero), o que deve ser feito antes de implantá-las na paisagem. A copa (espuma pintada em tons diferentes de verde) deve ser coberta de cola branca (PVA) e "grama" também em vários tons. Na base, os fios devem se abrir imitando as raízes aparentes das árvores, antes de cobrir o solo com grama. Imitar árvores do cerrado (algumas esguias e altas, porém a maioria com troncos retorcidos e baixos) é outra forma de ressaltar a imponência dos trens. A copa pode ficar pouco abaixo, pouco acima do telhado da casa BNH Frateschi (também colocada abaixo do nível da linha).

Lastro - Geralmente, fotos bem tiradas ficam mais bonitas do que a maquete "ao vivo". Pequenos detalhes, como o tamanho exagerado das pedras do lastro da via quebram esse encanto. O Adão está agora estudando uma alternativa: calcário agrícola lavado e peneirado no tamanho certo.

Trilhos - Embora na primeira maquete seja sensato usar grades rígidas, recomendamos sempre usar grades flexíveis já a partir da segunda. Problemas de mau-contato diminuem de 10 para 1.

Kits - A base dos kits ("calçada"), empenada, dá um aspecto de kit colocado sobre tábua plana. Ou se faz o acabamento (massa, grama) após instalar o kit em local bem aplainado, ou melhor ainda, pode-se eliminar a base de plástico, instalando o kit diretamente sobre o solo (isopor). No caso das figuras, a base redonda deve ser inserida num orifício raso.

Janelas - Muitas vezes é mais importante parecer real, do que apenas ser real. No galpão corrugado, as janelinhas de ventilação são pequenas e mostram que estão lá no alto. A locomotiva não perde nada de sua imponência. Mas o galpão liso com janelas grandes e numa altura indefinida, dá a impressão esquisita de que a locomotiva é de brinquedo e, a qualquer momento, vai aparecer uma criança, como num desenho animado, com a cabeça mais ou menso na metade da altura da locomotiva "G-8"... As medidas estão corretas — mas não "parece" certo.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  
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Galpões da mini-ferrovia com a locomotiva junto ao depósito
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