Fepasa - Ferrovias Paulistas
O encontro da Russa com a Vandeca
Antonio Luiz Guerra
«Encontro da locomotiva Russa nº 6454 Engenheiro Jaime Cintra com a Vandeca nº 6358, na estação ferroviária de Santa Gertrudes (SP), em 15 de Agosto de 1985».
Foto recebida do Antonio Luiz Guerra em 1990. Não há datação do laboratório fotográfico (ao contrário das demais, com datação automática de 1981 a 1985). Todas em papel Kodak (FRC).
«Famoso acidente onde a Russa 6454, foi obrigada a mudar sua aparência, devido a falta dos para-brisas originais, adotando os das locomotivas V8, colocados de forma contrária» [Ricardo Cecilio - Facebook, grupo Fepasa Ferrovia Paulista S/A, 3 Jul. 2013].
«Essa foto é do Guerra de Santa Gertrudes, eu estava em Rio Claro nesse dia e deu pra ver de longe o fogo nos tanques! Foi um beijo quente entre as duas» [Leandro Todaro - Facebook, grupo Fepasa Ferrovia Paulista S/A, 4 Jul. 2013].
«Eu e o Ben Hur fomos os últimos a sair desta estação antes deste acidente, ficamos sabendo quando chegamos em Limeira e voltamos de ônibus para Araraquara (foi por pouco)» [Reinaldo Orlando - Facebook, grupo FERROVIAS & LOCOMOTIVAS, 4 Jul. 2013].
Mas afinal, por que trocaram a janela / parabrisa? Parece inteiro.
«Foi da outra cabine pois o 1º tanque de alcool jogou para cima dela e a rede aérea incendiou e nesta cabine tinha um trabalhador da via que morreu queimado» [Reinaldo Orlando - Facebook, grupo FERROVIAS & LOCOMOTIVAS, 4 Jul. 2013].
Como foi?
Foi muito misterioso e nunca foi desvendado, pois a Russa petroleira que vinha sentido Capital-Interior, já havia passado o sinal de aproximação de S.Gertrudes (verde), freio aliviando, qdo a 150 mts da chave de entrada, esta foi virada para cima da Vanda que estava no desvio. A tripulação da Vanda viu e pulou da cabine.O Controlador do CTC foi interrogado, a chave foi examinada e NADA [Reinaldo Orlando - Facebook, grupo FERROVIAS & LOCOMOTIVAS, 4 Jul. 2013].
|