Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Detalhe da cabine de sinalização do pátio ferroviário da maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo
Cabine de sinalização na entrada do pátio ferroviário

   

Associação Mineira de Ferreomodelismo – AMF
A maquete das possibilidades
que se multiplicam

Centro-Oeste nº 10 - Set-Out-1985

Confirmando o que sempre dizemos sobre as vantagens de se ter mais de uma loja, mais de um fabricante, mais de uma publicação e mais de um clube (dentro de uma mesma cidade — por que não?), você poderá verificar que a maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo difere radicalmente, por exemplo, da maquete da Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo, no Modelódromo do Ibirapuera.

Mas as diferenças fundamentais não estão no tamanho, no formato ou na distribuição espacial das linhas.

A grande diferença vem da própria concepção do que deveria ser a maquete de uma associação de modelismo ferroviário. No Ibirapuera adotou-se uma concepção tendente ao individualismo, em que os 340 metros de linha dividem-se em 10 vias inteiramente isoladas entre si. Cada sócio põe a sua composição a percorrer um circuito, da maneira como bem lhe aprouver.

Na maquete mineira, ao contrário, vemos os sócios operando conjuntamente uma ferrovia onde todas as linhas são interligadas por AMVs. À primeira vista, parece haver 2 circuitos. No entanto, "viajando" pela planta, começamos a perceber que os circuitos possíveis se desdobram em novas possibilidades, a cada passo, apagando gradualmente os limites de cada circuito.

O projeto do José Ramiro Trindade Nascimento mostra a concepção da primeira etapa, já inteiramente concluída e decorada, de uma maquete em "U". À esquerda, as vias de conexão com as próximas etapas, que esperamos sejam concluídas "em breve".

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  
Agenda do Samba e Choro
Traçado dos trilhos da antiga maquete da Associação Mineira de Ferreomodelismo
Traçado dos trilhos, de autoria do José Ramiro
AMF - Associação Mineira de Ferreomodelismo
AMF | 2009 | Vídeo | 2003 | Antiga maquete | 1985 | Circuito protetor de AMVs
Maquetes & idéias
AMF | CMMF | SBF | EF Nova Neuffer | EF Vale do Aço | Opções & desafios
Maquete no teto | Ferreo Clube do ABC | Terceira dimensão
Maquete O / On30 para trens Lionel | EF Pireneus-Paranã | EF Paranaíba-Aragarças
Diorama | Diorama quadro a quadro
Dicas técnicas
Gabarito lateral em curva | Curvas e material rodante | AMVs e material rodante | Limpeza dos trilhos
Dicas para decoração
Relevo em gesso ou papel | Lastro para os trilhos | Construções em papel cartão | Material decorativo
Como fazer árvores | Túnel para maquete | Portal de túnel em resina
Mineração de ferro | Galpão para locomotivas
Dicas básicas
7 dicas importantes | Decálogo do ferreomodelista | Uma injeção de realismo em sua mini-ferrovia

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade