VFRGS
/
RFFSA
/
ALL
A primeira estação de Santa Maria (RS)
Flavio R. Cavalcanti - 3 Nov. 2014
A primeira estação ferroviária de Santa Maria (RS) foi inaugurada em 1885, quando chegaram à cidade os trilhos da antiga Estrada de Ferro Porto Alegre.
“Localizava-se no trecho atualmente extinto da rua Visconde de Ferreira Pinto, a poucos metros do arroio Itaimbé, que na época corria a céu aberto. Observando fotografias de diversos períodos, pode-se afirmar que o prédio ainda estava em pé no início da década de 1940”
[Santa Maria: relatos e impressões de viagem,
p. 98].
A localização exata é um tanto difícil de situar no terreno, que foi totalmente descaracterizado por aterro e canalização do arroio Itaimbé, onde hoje começa o pátio de triagem de vagões, a leste do viaduto Itararé.
Esse terrapleno para o pátio ferroviário implicou na erradicação de um trecho em cotovelo da antiga rua Itararé, e provavelmente várias desapropriações, o que sempre deixa abundante documentação.
Em compensação, foram liberados espaços ocupados pelos antigos traçados ferroviários, a partir do momento em que foram reunidos em uma saída única, ao final do pátio, dando origem à atual avenida Assis Brasil e à rua Ari Nunes Tagarra, a julgar por seus desenhos em curvas suaves, coincidentes com o percurso dos trilhos nos antigos mapas e plantas urbanos.
Como testemunho do relevo original do terreno, restou a antiga ponte ferroviária de pedra sobre o extinto arroio Itaimbé, próxima ao prédio do Sesc, na extremidade norte do Parque Itaimbé [Parque Itaimbé – Santa Maria (RS): gênese de um espaço público / privado, p. 97].
«» ª
|