Bibliografia: ferrovia e história
Centro de Preservação da História da Ferrovia no Rio Grande do Sul
Museu do Trem - São Leopoldo
Flavio R. Cavalcanti - 18 Nov. 2014
Centro de Preservação da História da Ferrovia no Rio Grande do Sul
Pesquisa: Ana Cristina Oliveira Alvares
Texto: Elaine T. Sardi Ayestarán
Preserve / RFFSA, 1985
Editado no formato 20,6 x 20,4 cm, com 115 páginas e 158 ilustrações
numeradas, o catálogo gaúcho é um dos mais densos
e informativos entre os publicados pelo Preserve (depois, Preserfe) —
ressalvada a existência de catálogos de Fortaleza e Pernambuco,
que não conheço.
Terminadas as palavras das autoridades, a planta detalhada de uma locomotiva 0-6-0 Henschel & Sohn, Cassel (cortes longitudinal
e frontal), começa a mostrar
o que interessa.
Virando a página, 4 parágrafos bastam para
o advento da ferrovia no mundo e no Brasil — no 5° parágrafo,
já estamos na Província de São Pedro do Rio Grande
do Sul, cuja história ferroviária começa com a Lei
Provincial n° 599, de 10 de janeiro de 1867, que "esboça
o primeiro plano ferroviário".
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Capa do catálogo do Centro de Preservação da História da Ferrovia no Rio Grande do Sul
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Essa objetividade é a marca do livro. Em apenas 4 páginas
traça o esboço histórico e geográfico do Rio
Grande do Sul — e daí por diante não perde uma linha, que
seja, fora da história ferroviária do Estado.
As fotos apresentam qualidade excepcional (exceto em alguns casos extremos,
mesmo assim muito bem recuperados) e acompanham o texto com exatidão,
mostrando locomotivas, carros, vagões, pontes, oficinas e estações
de cada trecho / época, além de acontecimentos históricos
relacionados à ferrovia.
Com tantas qualidades, uma pequena falha: - Acompanham-se com facilidade
as datas das leis, decretos, concessões, fusões, encampações,
mas nem sempre as datas de início & inauguração
dos trechos.
A Bibliografia, por fim, indica uma série de livros sobre as ferrovias
brasileiras — nem todos gaúchos — que não aparecem em nenhum
dos demais catálogos.
«» ª
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A primeira estrada de ferro
- Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway (1871-1876)
e prolongamentos
posteriores até Canela
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Os novos pontos de concentração
-
A estrada de ferro Rio Grande – Bagé (2 Dez. 1884)
- e prolongamento até Cacequi (1900), na Porto Alegre – Uruguaiana
-
Estrada de Ferro Porto Alegre – Uruguaiana (1887-1907)
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A ligação Santa Maria – Marcelino Ramos (25 Out. 1910)
integrando o Tronco Sul antigo, a EF São Paulo – Rio Grande
-
O arrendamento progressivo da malha pela Auxiliaire (1897-1920)
e período sob controle da Brazil Railway Company, do Sindicato
Farquaard (1911-1919)
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A encampação (VFRGS, 1920-1959)
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As novas construções
- Tronco Principal Sul, novo (Porto Alegre – Brasília, 1969)
- Roca Sales – Passo Fundo (7 Dez. 1978)
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A criação da RFFSA e a reversão da VFRGS à
União (1957 e 1959)
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O acervo
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Bibliografia
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