|
|
Bibliografia ferroviária
|
|
Santa Maria. Relatos e impressões de viagem
José Newton Cardoso Marchiori e
Valter Antonio Noal Filho
(seleção, introdução e comentários)
Editora UFSM, 1997
Apresentado como coletânea de leitura amena, sem pretensão de revelar novidades históricas , simples reunião de 65 relatos, crônicas e textos de origem diversa, o livro do engenheiro florestal Marchiori e do programador visual Noal Filho parece ter-se tornado verdadeira referência em pesquisas sobre Santa Maria (RS).
A verdade é que pesquisaram a sério, selecionaram textos de fato relevantes, cobrindo toda a evolução da cidade em seus 200 anos; apresentam uma rápida biografia de cada autor, capaz de situar com clareza a origem e o contexto dos trechos escolhidos; e reviraram arquivos para reunir fotos e mapas significativos de cada aspecto de sua história.
Capa do livro Santa Maria. Relatos e impressões de viagem |
Citam como fontes da iconografia as bibliotecas Riograndense (Rio Grande), Pública do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Pública Municipal de Santa Maria, Central da UFSM, das Faculdades Franciscanas (Santa Maria), e do Colégio Máximo Palotino (Santa Maria); além do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, o Arquivo Histórico de Santa Maria, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, o Museu Gama dEça (UFSM), a SUCV - União de Previdência (Santa Maria) e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, bem como acervos particulares.
Não é de espantar que o livro seja citado em 7 dos 18 trabalhos acadêmicos selecionados, após 4 horas de pesquisa, por apresentarem interesse para a história da ferrovia em Santa Maria (RS).
Deixam bem claro, porém, que seu trabalho viria complementar, não substituir, obras fundamentais como:
História do município de Santa Maria (1797-1933). João da Silva Belém, 3ª ed., UFSM, Santa Maria, 2000
Cronologia histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho. Romeu Beltrão, 2ª ed., La Salle, Santa Maria, 1979
Como sugestão para pesquisa, eis alguns dos trabalhos acadêmicos localizados [Deixo de fazer os links, pela impossibilidade de voltar a checá-los ano após ano. A simples seleção dos títulos e autores permite localizá-los rapidamente na internet].
A Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil e a cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Brasil
Caryl Eduardo Jovanovich Lopes
Tese de Doutorado, Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, 2002
(…) as estações (1885 e 1900) e o conjunto de residências construídas, a partir de 1905, pela companhia para seus funcionários graduados [p. 176].
Vê-se, pois, que Santa Maria teve duas estações férreas, ambas localizadas no extremo norte da zona urbana da cidade. A primeira estação localizava-se, segundo Beltrão (1979, p. 327), “onde está o pátio de manobras (em 1951-1952)”. A de 1899, que existe atualmente, é a mais conhecida … (ver Fig. 71, p. 178) [p. 177].
Parque Itaimbé – Santa Maria (RS): gênese de um espaço público / privado
Marcia Isabel de Vargas Benaduce
Dissertação de Mestrado, UFSM, 2007
O pensamento utópico e a produção do espaço social. A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Luiz Fernando da Silva Mello
Tese de Doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2010
Seguindo os trilhos do trem. A influência da ferrovia na estruturação urbana de Santa Maria (RS)
Danielle Faccin. UFSM, 2012
Percepções acerca do morar em um lugar de memória: o caso da “Mancha ferroviária” de Santa Maria (1996-2013)
Danielle Faccin
Maria Catarina Chitolina Zanini
37º Encontro Anual da Anpocs
Verticalidades e horizontalidades nos usos do território de Santa Maria (RS)
José Odim Degrandi
Tese de Doutorado, UNISC, Santa Cruz do Sul, 2012
A COOPFER chegou a ter: 20.752 associados; armazéns e subarmazéns em 17 núcleos ferroviários do Rio Grande do Sul; farmácias em 15; seções industriais de torrefação e moagem de café, fábricas de sabão, de massas, de bolachas, matadouro, açougue, lenharia, padaria, confeitaria, tipografia, marcenaria e estofaria em Santa Maria, além de fábrica de confecções também em Porto Alegre e Rio Grande; escolas; Casa de Saúde em Santa Maria [Nota 38, p. 139].
Para além dos limites do Centro histórico: levantamento de edificações de valor patrimonial na sede do município de Santa Maria (RS)
Manuela Ilha Silva
Luiz Fernando da Silva Mello
I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados”
Florianópolis (SC), 21 e 22 de novembro de 2013
Territórios urbanos, redes sociais e memória coletiva: a cidade narrada e (re)inventada sob uma perspectiva geracional
Rojane Brum Nunes, 2011
acerca da Dissertação de mestrado:
“A “Boca”, a “Esquina” e o “Recanto”: sociabilidade, cotidiano e memória entre aposentados habitués do Centro de Santa Maria (RS), Brasil”
UFRGS
O espaço do imaginário e o imaginário do espaço: a ferrovia em Santa Maria, RS
Luiz Fernando da Silva Mello.
Dissertação de Mestrado. UFRGS, 2002
Como a primeira estrada a chegar a Santa Maria ligava a Porto Alegre (13 Out. 1885) em direção ao leste, foi implantada uma primeira estação a leste da central junto à atual rua Comissário Justo. Assim, as duas estações funcionaram simultaneamente até a década de 1940. Neste desenho [planta 1902] observa-se também o registro da rua Itararé, atual rua Visconde de Ferreira Pinto, origem do bairro Itararé, ocupado historicamente por pessoas ligadas à atividade ferroviária. A denominação da rua faz referência à estrada de ferro que se estendia até a cidade de Itararé em São Paulo. (…) Ainda chama a atenção nesta planta, a indefinição da ligação do Largo da Estação que viria a ser construído à direita do prolongamento da então Avenida Progresso e o registro de que, passados três anos da implantação da estação ainda não havia sido instalado nenhuma atividade comercial decorrente das atividades da estação férrea, como viria a acontecer nos anos seguintes[p. 93-94].
Foto de 1958 (abaixo) mostra o triângulo cruzando o pátio (oficinas) em sentido inverso à curva do pátio. Observe a locomotiva a vapor fumaçando no triângulo, indo / vindo da Linha Itararé [p. 114].
… dia 17 de Maio de 1958, quando a comunidade de Santa Maria comemorava o centenário de emancipação política o qual foi registrado no “Álbum Ilustrado” organizado “sob os auspícios do Comércio e Indústria do Município de Santa Maria, com autorização da colenda Câmara de vereadores e da Prefeitura Municipal” com a participação de colaboradores provenientes da política, das artes plásticas e da literatura entre outras expressões. Esse Álbum registra, além de dados históricos e estatísticos, o olhar dos seus médiuns: escritores, fotógrafos, jornalistas, pintores, sobre o seu próprio trabalho de construção — a construção até então, do espaço social de Santa Maria. Muito embora o tom ufanista que caracteriza esse tipo de publicação, as dimensões representadas guardam forte identificação com os dados quantitativos e registros fotográficos apresentados[p. 121].
Fonte: Álbum Ilustrado comemorativo do 1º Centenário da emancipação política do Município de Santa Maria. J. P. Abreu (org.). Porto Alegre, 1958 [Nota, p. 159].
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |