Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Antigas oficinas ferroviárias de Santa Maria (dir.), vendo-se ao fundo o prédio da estação (esq.), em 1911
Antigas oficinas ferroviárias de Santa Maria (dir.), vendo-se ao fundo o prédio da estação (esq.), em 1911

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
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Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
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Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
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Antigos trens de passageiros

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Barra Mansa a Lavras
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Trem Húngaro
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Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Bibliografia ferroviária
Santa Maria:
relatos e impressões de viagem

Flavio R. Cavalcanti - 10 Nov. 2014

Santa Maria. Relatos e impressões de viagem
José Newton Cardoso Marchiori e
Valter Antonio Noal Filho
(seleção, introdução e comentários)
Editora UFSM, 1997

Apresentado como coletânea de “leitura amena”, sem pretensão de revelar “novidades históricas” , — simples reunião de 65 “relatos, crônicas e textos de origem diversa”, — o livro do engenheiro florestal Marchiori e do programador visual Noal Filho parece ter-se tornado verdadeira referência em pesquisas sobre Santa Maria (RS).

A verdade é que pesquisaram a sério, selecionaram textos de fato relevantes, cobrindo toda a evolução da cidade em seus 200 anos; apresentam uma rápida biografia de cada autor, — capaz de situar com clareza a origem e o contexto dos trechos escolhidos;— e reviraram arquivos para reunir fotos e mapas significativos de cada aspecto de sua história.

   
Capa do livro “Santa Maria. Relatos e impressões de viagem”
Capa do livro “Santa Maria. Relatos e impressões de viagem”

Citam como fontes da iconografia as bibliotecas Riograndense (Rio Grande), Pública do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Pública Municipal de Santa Maria, Central da UFSM, das Faculdades Franciscanas (Santa Maria), e do Colégio Máximo Palotino (Santa Maria); além do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, o Arquivo Histórico de Santa Maria, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, o Museu Gama d’Eça (UFSM), a SUCV - União de Previdência (Santa Maria) e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, bem como acervos particulares.

Não é de espantar que o livro seja citado em 7 dos 18 trabalhos acadêmicos selecionados, — após 4 horas de pesquisa, — por apresentarem interesse para a história da ferrovia em Santa Maria (RS).

Deixam bem claro, porém, que seu trabalho viria complementar, — não substituir, — obras fundamentais como:

  • História do município de Santa Maria (1797-1933). João da Silva Belém, 3ª ed., UFSM, Santa Maria, 2000

  • Cronologia histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho. Romeu Beltrão, 2ª ed., La Salle, Santa Maria, 1979

Como sugestão para pesquisa, eis alguns dos trabalhos acadêmicos localizados [Deixo de fazer os links, pela impossibilidade de voltar a checá-los ano após ano. A simples seleção dos títulos e autores permite localizá-los rapidamente na internet].

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Outras fontes sobre a ferrovia em Santa Maria (RS)

  • A Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer au Brésil e a cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Brasil
    Caryl Eduardo Jovanovich Lopes
    Tese de Doutorado, Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, 2002

“(…) as estações (1885 e 1900) e o conjunto de residências construídas, a partir de 1905, pela companhia para seus funcionários graduados” [p. 176].

“Vê-se, pois, que Santa Maria teve duas estações férreas, ambas localizadas no extremo norte da zona urbana da cidade. A primeira estação localizava-se, segundo Beltrão (1979, p. 327), “onde está o pátio de manobras (em 1951-1952)”. A de 1899, que existe atualmente, é a mais conhecida … (ver Fig. 71, p. 178)” [p. 177].

  • Parque Itaimbé – Santa Maria (RS): gênese de um espaço público / privado
    Marcia Isabel de Vargas Benaduce
    Dissertação de Mestrado, UFSM, 2007

Antiga ponte ferroviária em pedra sobre o arroio Itaimbé, em Santa Maria (RS)
Antiga ponte ferroviária em pedra sobre o arroio Itaimbé, em Santa Maria (RS)
  • O pensamento utópico e a produção do espaço social. A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul
    Luiz Fernando da Silva Mello
    Tese de Doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2010

“Mancha ferroviária” do km 3 no levantamento aerofotogramétrico de Santa Maria (RS) em 1966
(15) Oficinas; (14) Armazém, açougue, farmácia, matadouro e salsicharia da CCEVFRGS na
mancha ferroviária” do km 3 no levantamento aerofotogramétrico de 1966
  • Seguindo os trilhos do trem. A influência da ferrovia na estruturação urbana de Santa Maria (RS)
    Danielle Faccin. UFSM, 2012

  • Percepções acerca do morar em um lugar de memória: o caso da “Mancha ferroviária” de Santa Maria (1996-2013)
    Danielle Faccin
    Maria Catarina Chitolina Zanini
    37º Encontro Anual da Anpocs

  • Verticalidades e horizontalidades nos usos do território de Santa Maria (RS)
    José Odim Degrandi
    Tese de Doutorado, UNISC, Santa Cruz do Sul, 2012

A COOPFER chegou a ter: 20.752 associados; armazéns e subarmazéns em 17 núcleos ferroviários do Rio Grande do Sul; farmácias em 15; seções industriais de torrefação e moagem de café, fábricas de sabão, de massas, de bolachas, matadouro, açougue, lenharia, padaria, confeitaria, tipografia, marcenaria e estofaria em Santa Maria, além de fábrica de confecções também em Porto Alegre e Rio Grande; escolas; Casa de Saúde em Santa Maria [Nota 38, p. 139].

  • Para além dos limites do Centro histórico: levantamento de edificações de valor patrimonial na sede do município de Santa Maria (RS)
    Manuela Ilha Silva
    Luiz Fernando da Silva Mello
    I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados”
    Florianópolis (SC), 21 e 22 de novembro de 2013

  • Territórios urbanos, redes sociais e memória coletiva: a cidade narrada e (re)inventada sob uma perspectiva geracional
    Rojane Brum Nunes, 2011
    acerca da Dissertação de mestrado:
    A “Boca”, a “Esquina” e o “Recanto”: sociabilidade, cotidiano e memória entre aposentados habitués do Centro de Santa Maria (RS), Brasil
    UFRGS

  • O espaço do imaginário e o imaginário do espaço: a ferrovia em Santa Maria, RS
    Luiz Fernando da Silva Mello.
    Dissertação de Mestrado. UFRGS, 2002

“Como a primeira estrada a chegar a Santa Maria ligava a Porto Alegre (13 Out. 1885) em direção ao leste, foi implantada uma primeira estação a leste da central junto à atual rua Comissário Justo. Assim, as duas estações funcionaram simultaneamente até a década de 1940. Neste desenho [planta 1902] observa-se também o registro da rua Itararé, atual rua Visconde de Ferreira Pinto, origem do bairro Itararé, ocupado historicamente por pessoas ligadas à atividade ferroviária. A denominação da rua faz referência à estrada de ferro que se estendia até a cidade de Itararé em São Paulo. (…) Ainda chama a atenção nesta planta, a indefinição da ligação do Largo da Estação que viria a ser construído à direita do prolongamento da então Avenida Progresso e o registro de que, passados três anos da implantação da estação ainda não havia sido instalado nenhuma atividade comercial decorrente das atividades da estação férrea, como viria a acontecer nos anos seguintes”[p. 93-94].

Foto de 1958 (abaixo) mostra o triângulo cruzando o pátio (oficinas) em sentido inverso à curva do pátio. Observe a locomotiva a vapor fumaçando no triângulo, indo / vindo da Linha Itararé [p. 114].

“… dia 17 de Maio de 1958, quando a comunidade de Santa Maria comemorava o centenário de emancipação política o qual foi registrado no “Álbum Ilustrado” organizado “sob os auspícios do Comércio e Indústria do Município de Santa Maria, com autorização da colenda Câmara de vereadores e da Prefeitura Municipal” com a participação de colaboradores provenientes da política, das artes plásticas e da literatura entre outras expressões. Esse Álbum registra, além de dados históricos e estatísticos, o olhar dos seus médiuns: escritores, fotógrafos, jornalistas, pintores, sobre o seu próprio trabalho de construção — a construção até então, do espaço social de Santa Maria. Muito embora o tom ufanista que caracteriza esse tipo de publicação, as dimensões representadas guardam forte identificação com os dados quantitativos e registros fotográficos apresentados”[p. 121].

Fonte: Álbum Ilustrado comemorativo do 1º Centenário da emancipação política do Município de Santa Maria. J. P. Abreu (org.). Porto Alegre, 1958 [Nota, p. 159].

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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

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• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

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• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Triângulo cruzando o pátio ferroviário para a direita, com locomotiva a vapor no triângulo, indo / vindo da Linha Itararé. À esquerda, plataforma da estação
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Detalhe do traçado da ferrovia na área urbana de Santa Maria (RS) na década de 1930. Observe o triângulo da linha Itararé, à direita
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