Alexandre Santurian
|
As locomotivas Dash-8 utilizam "Sistema de Radiador Seco": O fluxo de água só ocorre quando o arrefecimento é requerido
Patinação de rodas: "Microsentry", controlado por microcomputador.
Estas locomotivas são equipadas com micromputadores que detectam qualquer tipo de falha durante a operação, informando o operador através de vídeo instalado a bordo. Controlam desde a patinagem das rodas até os motores de acionamento do compressor e outros auxiliares. Mantêm os níveis ideais de potência e reduzem o consumo de combustível. Informam o maquinista quanto à temperatura do motor, rotação, consumo de combustíveis e dados sobre o desempenho da máquina, que também são armazenados na memória, para uso durante as manutenções.
Ferrovia: |
EF Vitória a Minas (CVRD)
|
Unidades construídas: |
6, entregues em 1991
|
Numeração da ferrovia: |
1001 a 1006
|
Fabricante: |
GE do Brasil, Campinas, SP
|
Potência máxima: |
4.100 HP
|
Potência entregue ao alternador de tração: |
3.866 HP
|
Peso da locomotiva (+/- 2%): |
160.000 kg
|
Esforço de tração máximo na partida: |
48.000 kg
|
Velocidade máxima permissível: |
103 km/h
|
Esforço de tração contínuo a 26,1 km/h: |
36.240 kg
|
Relação de transmissão: |
93:18
|
Arranjo das rodas: |
B-B / B-B
|
Diâmetro das rodas: |
0,914 m (36 pol.)
|
Bitola: |
1,000 m
|
Altura total: |
4,8489 m
|
Largura total: |
3,5524 m
|
Máximo comprimento entre engates: |
22,3142 m
|
Mínima folga acima dos trilhos (rodas novas): |
1,016 m
|
Altura do engate (tolerância + 15 – 0 mm): |
0,75 m
|
Raio mínimo de curva: |
80 m
|
Distância entre eixos de cada truque: |
2,0828 m
|
Distância entre centros de truques: |
11,849 m
|
Capacidade de óleo combustível: |
9.000 litros
|
Capacidade de óleo lubrificante: |
1.438 litros
|
Capacidade de água: |
1.440 litros
|
Capacidade de areia: |
1.360 litros
|
Reservatório de ar: |
918 litros
|
Motor diesel: |
GE 7FDL de 16 cilindros turbo-alimentados
|
Motor de tração: |
GE-761 conectados em paralelo para melhor aderência
|
Alternador de tração: |
GMC-187
|
Sistema de excitação de propulsão: |
"Microchec", controlado por microcomputador
|
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |