From: "Renato" <rphi@uol.com.br>
|
Pessoal
em relação as Dash, a história é a seguinte (a fonte dessas infomações é o site da GE transportations e a Winkpedia da Santa Fe e da CSX):
1 . As primeiras locomotivas Dash ("traço" em inglês) foram introduzidas pela GE Transportations em 1977 (em substituição a série "U" - universal) . No entanto,a série se caracterizava pelo "-7" (não se usava a nomenclatura "Dash 7" na época). Foram elas :
2. No final dos anos 80 a GE lançou a série "Dash 8" (foi a primeira vez que a GE passou a utilizar o nome "Dash" no início da designação dos nomes das locos de uma série - isso tem a ver com as normas de registro que impedem o registo "ad infinitum" de séries numéricas como, por ex, C30-7, C30-8, C30-9 ... indo por aí ). Entretanto, por razões particulares, va´rias ferrovias americanas optaram por manter as designações das novas locos na forma da série "-7"; assim, por ex, a Dash 8-40C foi largamente renomeada simplesmente como "C40-8" . O sufixo "W" indicava a então opcional cabine wide. Foram produzidas nessa série:
|
3. A série que se seguiu foi a "Dash 9", introduzida nos anos 90, sendo produzidas as seguintes máquinas :
4. Ainda nos anos 90, a GE iniciou a produção da série seguinte às Dash 9, a série AC . As locomotivas da série AC tem o mesmo design externo e muitos dos componentes internos das Dash-9, sendo o diferencial os motores de tração AC ao invés do convencional DC (que fez necessárias mudanças no sistema de ar condicionado da cabine, por ex.).
Essa série é composta das seguintes locomotivas :
5. Finalmente, a série que se encontra em produção pela GE , substituindo as Dash 9 e AC, "Evolution Series".Basicamente tem o mesmo design externo das Dash 9 e AC, como algumas modificações (as "asas" do radiador são ainda maiores que das antecessoras). A inovação é o novo motor GEVO , adaptado às novas normas ambientais de emissão de poluentes. Estão sendo produzidas :
é isso aí
abraços
Renato Philippini
obs.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |