Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
Os carros do trem Cruzeiro do Sul

Eduardo Coelho
Centro-Oeste Textos nº 5 (Jan-1989) / Centro-Oeste nº 80

No final da década de 1920, a Estrada de Ferro Central do Brasil realizou uma de suas maiores modernizações, incluindo a compra de diversas locomotivas para bitola larga e estreita, guindastes, e também um novo conjunto de carros de aço-carbono para o novo trem de luxo entre o Rio e São Paulo.

Encomendados à American Car and Foundry (ACF) em 1928, os carros entraram em operação em 1929, como o luxuoso expresso Cruzeiro do Sul.

O lote era composto de 15 carros, sendo 12 dormitórios de 9 cabines, e 3 bagagem-restaurante, para formar 3 composições de 5 carros (4 + 1).

Todos eram pintados em azul escuro com frisos dourados ou prateados (dúvida), recebendo originalmente, na Central, os números DM-201 a 212 (dormitórios) e F-101 a 103 (bagagem-restaurante). Todos eram equipados com truques de 3 eixos, similares aos dos carros da Cia. Paulista da ACF.

Com a entrada em operação dos carros de aço inox da Budd, em 1950, os carros do Cruzeiro do Sul passaram a fazer os expressos noturnos secundários NP-1 e NP-2, entre o Rio e SP.

Em 1954, seus horários eram: — NP-1, partida do Rio às 20h40 e chegada a São Paulo às 7h50; NP-2, partida de São Paulo às 20h45 e chegada no Rio de Janeiro às 7h55.

Também na década de 1950, todos os carros foram equipados com truques de 2 eixos com mancais de rolamento, fabricados — curiosamente — pela Baldwin-Lima-Hamilton. Nesta época, provavelmente, os carros bagagem-restaurante foram convertidos para apenas restaurante.

Com o final desses expressos na década de 1960, os carros foram sendo utilizados por turmas de via permanente, socorro e eletrotécnica, até serem progressivamente encostados na década de 1970.

A situação atual dos carros é ambígua pois, embora a maioria deles ainda exista, seu estado é muito precário, necessitando de reconstrução pesada em praticamente todos eles.

A última contagem, em 88/Nov, nas oficinas do Horto Florestal (Belo Horizonte), mostrou haver lá 7 carros dormitório e 1 restaurante. Um dormitório está sendo lentamente reformado dentro das oficinas, possivelmente para uso por turmas de socorro, somando-se a outro assim reformado e visto recentemente em Conselheiro Lafaiete, MG.

Possivelmente, existe mais 1 carro não-identificado, desviado numa pequena estação do Paraopeba, próximo a Moeda, MG, o que dá um total possível de 8 a 10 carros, dos 15 originais.

Para referência, recomendo a "bíblia" The Car Builder Cyclopaedia — 1938, existente na biblioteca da RFFSA no Rio, e que mostra fotos dos dois tipos de carro, inclusive interiores.

Praticamente todos os livros da série, de 1930 a 1940, devem conter estas fotos na seção de carros de exportação.

Outras referências são as folhas de plantas da Central do Brasil e RFFSA; e o artigo Os Carros do Cruzeiro do Sul, Revista Ferroviária, Maio-1988.

Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Cabine | Club car | Cruzeiro do Sul | “Zezé Leone”
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
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Prolongamento da Central do Brasil
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Trens turísticos

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Trem da Mata Atlântica
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

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