Trem suburbano de Salvador
Os trens-unidade elétricos
Alexandre Santurian 24 Fev. 1992
O material rodante do trem suburbano de Salvador é formado por:
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18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista,
2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR2
RFFSA
no início dos
anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.
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31 carros-reboque Pidner
Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição.
Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.
Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados,
mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os
trens rodam como podem.
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Lotação por carro: 250 passageiros
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Velocidade média comercial: 35 km/h
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Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos
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Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos
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Intervalo máximo entre trens:30 minutos
A manutenção do material rodante é feita nos depósitos do pátio da Calçada, que carecem de reformas e modernização em suas instalações
e equipamentos. Pude apurar que nos tempos da
VFFLB
a manutenção era muito mais rigorosa e criteriosa. As oficinas de Periperi, hoje pequenas,
ainda pertencem à
RFFSA
e serão entregues à
CBTU
ainda este ano, visto que a manutenção de locos e vagões da SR-7 está sendo transferida
para as duas oficinas existentes em Alagoinhas.
O sistema de trens suburbanos de Salvador também é apoiado por 5 locomotivas diesel-elétricas U8B GE / USA, para o caso de panes no sistema
elétrico ou defeitos nos carros-motores.
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