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Planta com o desenho, medidas e características técnicas das locomotivas GE-USA U20C da SR2 RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Planta com o desenho, medidas e características técnicas das locomotivas GE-USA U20C da SR2 RFFSA - Rede Ferroviária Federal

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Locomotivas da SR-2 RFFSA
Locomotivas GE (USA) U20C
nº 1713-1779 RFFSA

Conjunto de plantas organizado por Flávio F. Lage

A planta das locomotivas U20C nº “1713 a 1779” (numeração antiga) deve datar de 1974, quando a RFFSA começou a receber 24 unidades (1701 a 1724) construídas naquele ano pela GE dos Estados Unidos.

Aquelas primeiras 24 locomotivas U20C foram distribuídas entre a Leopoldina (7ª Divisão: Leopoldina); e a bitola métrica da Central do Brasil na região de Belo Horizonte (14ª Divisão: Centro-Norte) [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].

A data que aparece na planta (“Cópia: 4 Mar. 1977”) parece ser a da última vez em que o desenho foi “passado a limpo”, de modo mais ou menos completo (talvez, pela criação da SR2).

Corresponde, mais ou menos, à entrada em operação de um novo lote de 55 locomotivas U20C construídas na General Electric do Brasil para a antiga Central (em 1975); ou, agora, SR2 (em 1976-1977), numeradas “1725 a 1779”.

A planta “passada a limpo” em 1977 mantém a indicação de que foram fabricadas (apenas) nos Estados Unidos, e cita o mesmo desenho GE para todas aquelas 67 locomotivas U20C.

Pode ter sido mero esquecimento, já que as “brasileiras” eram “praticamente idênticas” às americanas [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].

O “esquecimento”, porém, coincide com a polêmica levantada quanto ao suposto índice de “nacionalização” de 65%, pelos parâmetros da Comissão Coordenadora da Política de Compra de Locomotivas (CCPCL) [Kurt Mirow. A ditadura dos cartéis. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1978, p. 90-92].

O total indicado, de apenas 60 locomotivas, explica-se, em parte, pela transferência de 5 locomotivas U20C (nº 1721 a 1725) para a antiga Noroeste [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].

Outra atualização existente na planta, posterior à sua “data oficial”, é a re-numeração Sigo, entre parêntesis (“2512 a 2572”), de 1984.

«» ª … •’ — “”
xx
U20C FCA
3815 | 3886
GE-USA U20C SR2 | GE-Br U20C SR2 | Fepasa | GE Brasil
Locos SR2 RFFSA | Numeração Sigo
GE-USA U20C | GE-Br U20C | U22C | MX620 | G8 BB | GL8 | U5B | Metropolitan Vickers
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