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Locomotivas da SR-2
RFFSA
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A planta das locomotivas U20C nº 1713 a 1779 (numeração antiga) deve datar de 1974, quando a RFFSA começou a receber 24 unidades (1701 a 1724) construídas naquele ano pela GE dos Estados Unidos.
Aquelas primeiras 24 locomotivas U20C foram distribuídas entre a Leopoldina (7ª Divisão: Leopoldina); e a bitola métrica da Central do Brasil na região de Belo Horizonte (14ª Divisão: Centro-Norte) [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].
A data que aparece na planta (Cópia: 4 Mar. 1977) parece ser a da última vez em que o desenho foi passado a limpo, de modo mais ou menos completo (talvez, pela criação da SR2).
Corresponde, mais ou menos, à entrada em operação de um novo lote de 55 locomotivas U20C construídas na General Electric do Brasil para a antiga Central (em 1975); ou, agora, SR2 (em 1976-1977), numeradas 1725 a 1779.
A planta passada a limpo em 1977 mantém a indicação de que foram fabricadas (apenas) nos Estados Unidos, e cita o mesmo desenho GE para todas aquelas 67 locomotivas U20C.
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Pode ter sido mero esquecimento, já que as brasileiras eram praticamente idênticas às americanas [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].
O esquecimento, porém, coincide com a polêmica levantada quanto ao suposto índice de nacionalização de 65%, pelos parâmetros da Comissão Coordenadora da Política de Compra de Locomotivas (CCPCL) [Kurt Mirow. A ditadura dos cartéis. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1978, p. 90-92].
O total indicado, de apenas 60 locomotivas, explica-se, em parte, pela transferência de 5 locomotivas U20C (nº 1721 a 1725) para a antiga Noroeste [Buzelin e Setti: FCA p. 104-111].
Outra atualização existente na planta, posterior à sua data oficial, é a re-numeração Sigo, entre parêntesis (2512 a 2572), de 1984.
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