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Aspecto de uma montanha de papel e cola branca, em uma maquete, ainda sem pintura ou aplicação de grama
A "casca" de papel e cola apresenta aspecto bastante irregular, que poderá ser suavizado com massa de parede (massa PVA).
A aplicação da grama (serragem) também atenua o aspecto rugoso

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Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
"Casca" de papel e cola branca

Flavio R. Cavalcanti

Para fazer a "casca" do relevo de papel e cola, o primeiro passo é obter folhas grandes de papel grosso. Quando os mercados usavam sacos de papel, o do Carrefour era ótimo, enorme e resistente. Nunca fiz o teste com jornal. Papel kraft é vendido em folhas de 96 x 66 cm, em papelarias.

Embole e desembole o papel várias vezes, para ele ficar bem amassado e flexível. Estenda em cima da armação (ou do enchimento), dê o formato aproximado que deseja, e fixe com grampeador, durex etc.

Misture cola branca com água (meio a meio), vá pincelando no papel. Na mesma hora vá aplicando em cima pedaços de papel higiênico não muito grandes (20 cm), e pincele de novo por cima, para aderir. Papel higiênico grosseiro é o melhor para fazer morro. O ideal é aplicar 2 ou 3 camadas de papel higiênico em cima do papel-base, com intervalos para secar um pouco. Use pincel grosso, de cerdas macias.

Ao aplicar a segunda e a terceira camada, o conjunto torna a ficar meio encharcado, e a tendência é afundar. Se você empurrar por baixo, ele volta a subir, e fica na nova posição. Ao secar (3 camadas) torna-se rígido.

O resultado é bem irregular. É interessante aplicar um pouco de massa de parede com uma espátula de plástico flexível, para suavizar o acabamento.

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Estendendo o papel amassado para iniciar a confecção da montanha sobre a maquete
Estendendo o papel amassado para iniciar a confecção da montanha sobre a maquete

 

Detalhe do relevo em papel e cola branca, junto aos trilhos da maquete
A "casca" de papel e cola começa sobre a base de madeira da via, junto à cortiça, e desce para imitar o terreno "natural", antes de
tornar a subir para formar a "montanha". Ao aplicar o lastro ("empedramento") da via, este deverá cobrir a junção da cortiça
com a "casca" do relevo
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