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Locomotiva U20C nº 3872 Fepasa com o trem turístico São Paulo - Santos, lançado em 1990
Viagens charter
O trem de passageiros São Paulo - Santos desativada em 1977 foi reinaugurado pela Fepasa em 30 Out. 1990, na estação ferroviária de Samaritá (São Vicente); e começou a circular na Sexta-feira, 2 Nov. 1990, no sistema charter.
Partiria sempre aos Sábados, Domingos e Feriados inicialmente, às 6:35 h, da Barra Funda, com paradas, em Pinheiros, Largo 13 de Maio, Evangelista de Souza (troca de locomotiva) e outras 4 estações. Retornaria às 19:35, com percurso de 3h30min.
As agências de viagens Dominus e Redetur pagariam 5,1 mil BTNs por viagem; e cobravam, de início, Cr$ 2,5 mil pela passagem de ida e volta [FSP, 30 Out. 1990; Centro-Oeste DC-8, 10 Dez. 1990].
Em meados de Dezembro, os horários foram alterados, passando a sair da Barra Funda às 8:15 [Shopping News, 16 Dez. 1990, via Joel G. Pires].
O investimento, segundo o presidente da Fepasa, foi mínimo. Apenas a reforma de 4 carros de passageiros que, afinal, já estavam em operação, na época.
O custo operacional ficava, desde logo, garantido pelo contrato com as agências de viagens Dominus e Redetur, que pagariam 5,1 mil BTNs por viagem de ida e volta, vendessem ou não todos os 256 lugares oferecidos no trem.
Uma viagem com jornalistas, um press-release com boas fotos e algumas autoridades presentes para responderem às perguntas, mais a influência das agências de viagens junto aos cadernos de turismo dos grandes jornais e programas de TV, fizeram chegar ao público uma sucessão de reportagens espetaculares, bem a tempo para o feriado de 2 Nov. 1990, já esquentando os motores para o Natal, Ano Novo, e as férias do verão de 1991.
O sistema não era novidade para a Fepasa, que, um ano antes, havia lançado trens “charter” nas linhas de Poços de Caldas (MG) a Águas da Prata (SP); e de Campinas a Peruíbe, no litoral. De acordo com o presidente da Fepasa, a experiência tinha obtido tanto sucesso que seria repetida em outras linhas, como a de Cordeirópolis a Porto Ferreira.
Folheto de divulgação do trem turístico São Paulo - Santos
A Secretaria de Esportes e Turismo produziu, mais tarde, um folheto colorido, impresso pela Imprensa Oficial, para divulgação institucional nos locais adequados, dali por diante.
Sob o título Roteiro, o folheto repete, com menos palavras, as mesmas informações básicas divulgadas pela Folha de S. Paulo em 30 Out. 1990; e pela revista Ferrovia (AEEFSJ) datada de Nov.-Dez. 1990.
Os horários, porém, já se apresentam corrigidos, indicando que foi redigido por volta de 16 Dez. 1990, quando o Shopping News noticiava a mudança, ou, mais provavelmente, depois.
Na outra metade do texto sintético, sob o título Histórico, faz um volteio pelo governador Júlio Prestes, que cravou em 1927 a estaca inicial da descida da serra da Sorocabana, para admitir, adiante, que só bem mais tarde os trabalhos foram intensificados, por engenheiros, operários, empreiteiros, médicos, enfermeiros, famacêuticos, carpinteiros etc., com o primeiro trem percorrendo a linha completa em 2 Dez. 1937. Nessa narrativa, o presidente Getúlio Vargas apenas inaugurou oficialmente a linha, em 26 Jul. 1938.
Rompia-se, finalmente, o monopólio da Inglesa na serra do Mar, passagem obrigatória de todas as cargas de exportação das demais ferrovias paulistas, com reflexos sobre vasta extensão do Brasil por elas mantida como tributária, do norte do Paraná até o Mato Grosso, Goiás e sul de Minas.
Fontes
Fepasa reativa trem na serra do Mar.
Folha de S. Paulo, 30 Out. 1990; in Centro-Oeste DC-8 (10 Dez. 1990).
“O turismo através dos trilhos”. Ricardo Scurato. Ferrovia (AEEFSJ) Nov.-Dez. 1990, p. 19.