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Locomotivas usadas importadas
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As 9 locomotivas GE fornecidas pela Helm dos Estados Unidos, em regime de leasing, para a MRS já chegaram ao porto ao porto do Rio de Janeiro na segunda quinzena de dezembro de 2000, estando no momento aguardando lieração pela alfândega.
Ao serem descarregadas, receberam truques de bitola larga das U23C baixadas, e provavelmente serão rebocadas para uma das fábricas da Gevisa, em Campinas, SP, ou em Contagem, MG, onde serão colocadas em ordem de marcha para serem entregues à MRS, recebendo ou não nova pintura MRS, fato que ainda não temos conhecimento.
As locomotivas chegaram com a pintura padrão da Union Pacific, porém com inscrição ("reporting mark") da Helm Financial (HLCX), com os seguintes números: 565, 566, 574, 579, 585, 593, 596, 599 e 6901. A locomotiva 590, citada em nossa mensagem anterior, não veio, e em seu lugar a 6901, cuja correspondência com o número anterior UP ainda não conseguimos levantar.
Das 9 máquinas, 7 vieram com as inscrições "Union Pacific" (aplicadas como letras adesivas, tal como os números e demais inscrições) riscadas por uma estreita faixa vermelha horizontal, indicando que não mais estavam a serviço da UP, e sim operando em diversas outras ferrovias dos EUA em alugel nos últimos meses.
Duas chegaram sem as inscrições "Union Pacific", a 585 e a 6901, esta última com grandes letras "HLCX" nas laterais.
Estas locomotivas foram fabricadas originalmente para a Santa Fe (ATSF) e para a Conrail (CR) como C30-7, e depois de várias transferências (vide listagem abaixo) foram repotencializadas como C36M para a Union Pacific, com novo motor de 3600 hp. Agora estão sendo designadas pela GE como "C36ME", com a informação "Microprocessor Controlled", indicando que estão equipadas com microprocessadores, provavelmente como as C30-7MP fornecidas pela Gevisa para a MRS.
De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South (Helm - GE C36M Program), no livro Union Pacific 2000 Locomotive Directory (de Don Strack), e informações enviadas por Douglas Cummings (Editor da Extra 2200 South) são as seguintes as informações disponíveis até o momento:
N° atual | Numerações anteriores |
N° Fáb. Data Fab. |
Transform. / Data |
---|---|---|---|
HLCX 565 | ex--UP 565, ex--GECX 595, ex--GECX 8095, ex--ATSF 8095 |
GE n° 42406 1979.06 |
GECX C30-7 595 p / UP C36M 565 em 1999.06.07 |
HLCX 566 | ex--UP 566, ex--HLGX 544, ex--CR 544, ex--GECX 8070, ex--ATSF 8070 |
GE n° 42381 1979.05 |
HLGX C30-7 544 p / UP C36M 566 em 1999.05.22 |
HLCX 574 | ex--UP 574, ex--CR 557, ex--CRL 557, ex--GECX 8090, ex-ATSF 8090 |
GE n° 42401 1979.05 |
CR C30-7 557 p / UP C36M 574 em 1999.05.14 |
HLCX 579 | ex-UP 579, ex-HLGX 535, ex-CR 535, ex-CRL 535, ex-GECX 8059, ex-ATSF 8059 |
GE n° 42081 1978.10 |
HLGX C30-7 535 p / UP C36M 579 em 1999.09.08 |
HLCX 585 | ex-UP 585, ex-HLGX 542, ex-CR 542, ex-GECX 8068, ex-ATSF 8068 |
GE n° 42379 1979.04 |
HLGX C30-7 542 p / UP C36M 585 em 1999.07.03 |
HLCX 593 | ex-UP 593, ex-HLCX 6704, ex-CR 6604 |
GE n° 41630 1977.11 |
HLCX C30-7 6704 p / UP C36M 593 em ????.??.?? |
HLCX 596 | ex-UP 596, ex-HLGX 555, ex-CR 555, ex-GECX 8088, ex-ATSF 8088 |
GE n° 42399 1979.05 |
HLGX C30-7 555 p / UP 596 C36M em 1999.07.08 |
HLCX 599 | ex-UP 599, ex-HLCX 6702, ex-CR 6602 |
GE n° 41628 1977.11 |
HLCX C30-7 6702 p / UP C36M 599 em 2000.03.?? |
HLCX 6901 | ex-UP 5??, ex-????????? |
GE n° 4???? 197?.?? |
???? C30-7 ???? p / UP C36M 5?? em ????.??.?? |
Da listagem acima, conclui-se que as 565, 566, 574, 579, 585 e 596 originalmente eram ATSF (exceto a 565, as demais também trabalharam na Conrail, como CRL e depois CR). As máquinas 593 e 599 originalmente eram Conrail.
As siglas ("reporting marks") "HLCX" e "HLGX" se referem à Helm Financial. A sigla "GECX" se refere à GE. As siglas "CR" e "CRL" à Conrail. E evidentemente "ATSF" Santa Fe, e "UP" Union Pacific.
Continuamos fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina, e se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por favor nos envie.
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A MRS Logistica receberá 9 locomotivas fornecidas pela Helm dos Estados Unidos, em regime de "leasing", e que deverão chegar ao porto do Rio de Janeiro em meados do mes de dezembro.
Estas máquinas trabalharam na Union Pacific, onde eram conhecidas como C36M — ou C36-7, para outros — repotencializadas a partir de C30-7 ex--Conrail (pelo menos em sua maioria, embora se diga que algumas vieram da Santa Fe) com motor de 3600 hp.
No Brasil receberão truques de bitola larga das U23C baixadas, e embora sejam desembarcadas no porto do Rio, provavelmente serão rebocadas para a fábrica da Gevisa em Campinas, onde serão colocadas em ordem de marcha para serem entregues à MRS.
As locomotivas que chegarão devem ser as de números: 565, 566, 574, 579, 585, 590, 593, 596 e 599. Como elas vêm em leasing, é até possível que trabalhem com pintura original, e não MRS, a exemplo das Dash 9W da Ferronorte.
De acordo com dados publicados na revista Extra 2200 South, são as seguintes as informações disponíveis (Helm - GE C36M Program):
565: GECX C30-7 595 p / UP 565 em 1999.06.07;
566: HLGX C30-7 544 p / UP 566 em 1999.05.22;
574: CR C30-7 557 p / UP 574 em 1999.05.14;
579: CR C30-7 535 p / UP 579 em 1999.09.08;
585: GECX C30-7 542 p / UP 585 em 1999.07.03;
590: ???? C30-7 558 p / UP 590 em ????.??.??;
593: HLCX C30-7 6704 p / UP 593 em ????.??.??;
596: HLGX C30-7 555 p / UP 596 em 1999.07.08;
599: ???? C30-7 6702 p / UP 599 em 2000.03.??.
Na UP elas eram 36, numeradas de 564 a 599.
Repare que no caso de algumas máquinas, a ferrovia indicada ("reporting mark") é a Conrail (CR), mas em várias outras é indicada a Helm, que tem ligações com a GE americana ("reporting marks" HLCX, HLGX, GECX, etc.).
As sequências numéricas originais também são confusas, pois ao que me consta a Conrail possuía 10 locomotivas C30-7 numeradas de 6600 a 6609, e mais 50 outras C30-7A (com motor de 12 cilindros, tal como as da Quintela), numeradas de 6550 a 6599. Na Santa Fe as C30-7 teriam originalmente a seqüência de 8010 a 8166.
Em anexo a foto da 585 (137kb - eliminada), uma das que devem estar vindo para a MRS, à frente de um trem da Union Pacific, em foto de Kevin Stevens, retirada do site da UP pelo amigo Rodrigues, do Rio de Janeiro.
A outra foto (192kb - eliminada), de Brian D. Switzer, mostra a 576 (que não virá) num trem em Lackawanna, NY, com as iniciais HLCX, bem longe das linhas da UP provavelmente depois de devolvida à Helm, mas ainda com a pintura UP (foto também do site da UP, via Rodrigues).
Estou fazendo pesquisas em bibliografia e contacto com pessoal nos EUA para levantar os dados históricos completos de cada máquina, e se alguem tiver mais informações históricas consistentes, por favor envie.
C36ME na MRS
MRS recebe locomotivas C36M
Chegada das C36ME a Belo Horizonte
Transferência para a Ferronorte
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