|
|
Locomotivas Baratinha Fepasa: sucata ou preservação?
|
|
Ofício sem data nem assinatura provavelmente rascunho abre uma janela para os embates que se travavam dentro da Fepasa - Ferrovias Paulistas, a respeito das velhas locomotivas elétricas, sucateamento, preservação etc.
Tivéssemos a data do documento, fixaria um quadro da situação das locomotivas elétricas Baratinha da bitola larga (ou seriam Baratonas?). Como está, só traçando primeiro o quadro delas em várias, para depois identificar a data do ofício.
«As locomotivas elétricas das séries 6500 e 6510, embora antigas, adequam-se perfeitamente aos serviços de manobra e lastro, mormente àqueles nos quais a potência instalada de uma diesel excederia à requerida.
«Levando-se em conta que na década de 20 o Brasil não possuía os recursos e a mão de obra dos países desenvolvidos da época, as características dessas locomotivas eram a baixa e fácil manutenção, associadas à alta confiabilidade e robustez. Note-se que inexistem locomotivas diesel remanescentes desse período.
«Ao baixar-se uma locomotiva dessas, cria-se uma lacuna no nosso já deficitário parque de tração, pois o serviço delas deverá ser executado por outras, as quais inexistem e que não dispomos de verba para aquisição.
«Dessa forma, não podemos concordar com as justificativas:
«- Existem duas ou poucas locomotivas da série:
«Nas atuais circunstâncias, a Fepasa necessita de todo e qualquer tipo de tração. A justificativa de baixa utilização é decorrente do reduzido número de locomotivas.
«- Ambas estarem imobilizadas:
«As locomotivas estavam imobilizadas como qualquer outra em processo de reparação geral; sendo que a 6503, ao contrário do que foi dito, encontrava-se em pleno funcionamento no serviço de manobra do pátio da estação de Limeira, na ocasião de sua transferência para o Museu de Jundiaí.
«- Obsoletismo:
«Obsoletismo não deve ser encarado como incapacidade operacional. Embora o projeto dessas locomotivas seja de 1920, até o momento elas vêm cumprindo suas funções.
«- Falta de peças para a manutenção:
«Com relação às peças, segundo informações de funcionário das Oficinas de Jundiaí, essas existem e podem ser utilizadas.
«- Antieconômica a reparação:
«Note-se que em momento algum avaliou-se a relação custo / benefício da reparação / operação dessas locomotivas, não sendo especificada a correta amplitude do termo "antieconômica".
«Das locomotivas em questão temos:
«6503 - Em funcionamento, preservada no Museu de Jundiaí
«6505 - Está com seus componentes retirados (freio, compressores, resistências, tacógrafo, sino, apito e pantógrafo), como em procedimento padrão para reparação geral (RG).
«6508 - Idem 6505.
«6517 - Incendiada, e segundo o seu livro de bordo, encontrava-se na ocasião sem o seu extintor de incêndio. É possível retornar à operação, pois além de existirem peças sobressalentes, esse tipo de acidente eventualmente ocorre com outras das nossas locomotivas.
«6416 - Essa locomotiva foi demolida sem baixa patrimonial, nada restando que possa ser identificado.
«Finalmente, podemos sugerir que, caso não haja interesse em utilizá-las na operação, um leilão internacional de antiguidades alcançaria um valor muito superior ao atualmente obtido do que a venda como sucata (US$ 600.000,00 x US$ 4.000,00).
«Em anexo fotos das locomotivas 6505 e 6508.»
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |