Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Esquema dos trilhos da maquete de ferreomodelismo do Warren

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

D&MN RR — The Delrio and Midland Northern Railroad (II)
Um programa para cada mini ferrovia

Centro-Oeste n° 81 (1°-Ago-1993)

O programa de operação sugerido aqui pelo Warren Delano foi projetado especificamente para sua mini-ferrovia: The Delrio and Midland Northern Railroad — D&MN RR.

D&MN é, na realidade, uma ferrovia circular. Em 3 voltas ao redor de 2 cômodos — um dos quais, ainda não edificado —, percorre 6 estações em diferentes níveis: Dorris, Ysleta, Heavener, Delrio, Robertson e Tarkio.

Os 2 pontos extremos do diagrama linear — Lachi e Chila, meras sílabas invertidas — são na verdade destinos-fantasmas, representando conexões imaginárias fora da região de Delrio. Nas 2 "pontas", a linha inferior mergulha em túneis que conduzem a um pátio escondido embaixo da maquete.

Daí, por que as tachinhas brancas (Lachi) e pretas (Chila) não têm o ponto central colorido, já que não existem sub-destinos nessas estações imaginárias. Daí, também, por que as tachinhas brancas e pretas devem ser atribuídas aos últimos vagões das composições escondidas. Estes vagões, na realidade, voltarão ao pátio de onde saíram.

Como principal pátio da região modelada, Delrio recebe e classifica os vagões vindos de outras regiões — Lachi e Chila —, distribuindo-os em seguida para as outras estações da mini-ferrovia, através de trens paradores.

Esta é apenas uma descrição resumida do circuito circular. Não dá qualquer idéia de como as linhas serão dispostas — certamente, que não em círculo —; e nem de como a ferrovia deverá ser operada, em detalhes.

Tudo isso virá em outros tantos capítulos, que espero publicar.

Embora seja o último na ordem lógica, o capítulo sobre a operação com Guias-Tacha (GTs) inicia o preenchimento de uma lacuna flagrante do ferreomodelismo brasileiro (FRC).

D&MN RR — The Delrio and Midland Northern Railroad
Operação da mini ferrovia por guias-tacha | Um programa para cada ferrovia
Como foi bom projetar a maldita ferrovia | Conflitos | A história da ferrovia que foi despejada
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Maquete no teto | Ferreo Clube do ABC | Terceira dimensão
Maquete O / On30 para trens Lionel | EF Pireneus-Paranã | EF Paranaíba-Aragarças
Diorama | Diorama quadro a quadro
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Ferreosfera

  

Ferreoclipping

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