D&MN RR — The Delrio and Midland Northern Railroad (II)
Um programa para cada mini ferrovia
Centro-Oeste n° 81 (1°-Ago-1993)
O programa de operação sugerido aqui pelo Warren Delano foi projetado especificamente para sua mini-ferrovia: The Delrio and Midland Northern
Railroad — D&MN RR.
D&MN é, na realidade, uma ferrovia circular. Em 3 voltas ao redor de 2 cômodos — um dos quais, ainda não edificado —, percorre 6 estações
em diferentes níveis: Dorris, Ysleta, Heavener, Delrio, Robertson e Tarkio.
Os 2 pontos extremos do diagrama linear — Lachi e Chila, meras sílabas invertidas — são na verdade destinos-fantasmas, representando conexões
imaginárias fora da região de Delrio. Nas 2 "pontas", a linha inferior mergulha em túneis que conduzem a um pátio escondido embaixo da maquete.
Daí, por que as tachinhas brancas (Lachi) e pretas (Chila) não têm o ponto central colorido, já que não existem sub-destinos nessas estações
imaginárias. Daí, também, por que as tachinhas brancas e pretas devem ser atribuídas aos últimos vagões das composições escondidas. Estes
vagões, na realidade, voltarão ao pátio de onde saíram.
Como principal pátio da região modelada, Delrio recebe e classifica os vagões vindos de outras regiões — Lachi e Chila —, distribuindo-os
em seguida para as outras estações da mini-ferrovia, através de trens paradores.
Esta é apenas uma descrição resumida do circuito circular. Não dá qualquer idéia de como as linhas serão dispostas — certamente, que não
em círculo —; e nem de como a ferrovia deverá ser operada, em detalhes.
Tudo isso virá em outros tantos capítulos, que espero publicar.
Embora seja o último na ordem lógica, o capítulo sobre a operação com Guias-Tacha (GTs) inicia o preenchimento de uma lacuna flagrante do
ferreomodelismo brasileiro (FRC).
|