Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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10.000 ton. na “serra” (EFCB) com auxílio na cauda

Eduardo Coelho
DC-6 — 12 Set. 1990

A RFFSA agora forma trens de minério de ferro com 108 vagões entre as minas da MBR em Belo Horizonte e o porto de Guaíba, no estado do Rio.

Esses trens têm normalmente utilizado o perfil favorável da Ferrovia do Aço, de Jeceaba (MG) a Saudade (RJ), seguindo daí pelo Ramal de São Paulo da antiga Central do Brasil, até Barra do Piraí, onde é feita uma detalhada revista em todo o trem, antes dele descer a serra do Mar até Japeri.

Como existe uma rampa ascendente de aproximadamente 1,5% entre Barra do Piraí e Humberto Antunes, ponto culminante da linha da serra do Mar, é necessário o uso de 9.000 HP de auxílio sob a forma de 2 locomotivas GM Macosa SD40-2 engatadas na cauda e uma à frente do trem. Estas locomotivas de ajuda são dotadas de rádio, pelo qual os maquinistas se comunicam o tempo todo, até as locomotivas da frente — as 3 usuais mais 1 SD40-2 guia — “mergulharem” no túnel 12 em Humberto Antunes. Então, as 2 locomotivas da cauda se desengatam com o trem em movimento, retornando em seguida para Barra do Piraí.

Para quem já teve a oportunidade de ver e literalmente sentir esse trem passar no trecho até Humberto Antunes, a experiência será inesquecível. Com todas as máquinas dando o máximo de potência, a passagem desse trem é quase um pequeno terremoto para quem observa a curta distância.

Existem vários pontos de fácil acesso para observar sua passagem, embora minha dica seja para a localidade de Mendes, distante aproximadamente 1h30m, em ônibus confortável, da rodoviária Novo Rio (Rio, RJ).

Ir de carro também será fácil, pois o único trecho ruim, embora asfaltado, é a serra entre Paracambi e Paulo de Frontin, e daí até Humberto Antunes e Mendes.

O curto trecho entre Mendes e Humberto Antunes é o de pior rampa, sendo portanto onde as máquinas fazem o maior esforço.

O desengate em movimento poderá ser observado próximo a uma passagem de nível de estrada de terra entre Humberto Antunes e Mendes. Na nossa última “visita”, em 4 Ago. 1990, aproveitamos das 10h às 19h a passagem de 3 trens desse tipo, inclusive os movimentos de retorno das máquinas de auxílio. Para completar, também filmamos e fotografamos 2 trens de carvão indo para Volta Redonda, além do TUE Barrinha, que circula na serra.

Recomendo cuidado com o desvio de Mendes, pois é utilizado regularmente pelos diversos trens, não sendo portanto linha morta. As locomotivas escoteiras e o TUE não fazem barulho. Portanto, o observador deve escolher um local seguro, fora da via.

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

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• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

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• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

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• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  
  

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Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro próximo à passagem de nível em Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro próximo à passagem de nível em Humberto Antunes

Auxílio de cauda Barra do Piraí - Túnel Grande
Chegada do trem de minério
a Humberto Antunes (Mendes)

Jorge A. Ferreira Jr. - Dez. 2007

“No trecho entre Barra do Piraí (357 m) e Humberto Antunes (446 m) no sentido litoral, os trens de minério, necessitam do auxílio de cauda, onde locomotivas empurram a composição, auxiliando as que tracionam, para conseguir vencer mais facilmente o aclive.

“O desengate ocorre em movimento, no início da descida da serra, no pátio da estação Humberto Antunes, pouco antes do Túnel 12” [ Jorge A. Ferreira Jr. - Dez. 2007].

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Auxílio de cauda
Desengate em movimento | Manobra de retorno
Serra do Mar
   

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Aproximação da locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro próximo à passagem de nível em Humberto Antunes
Aproximação da locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro próximo à passagem de nível em Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3851 no comando do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3646 na tração do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3646 na tração do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3646 na tração do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Locomotiva nº 3646 na tração do trem de minério de ferro chegando a Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
Trem de minério de ferro da MRS Logística aproximando-se do Túnel Grande (Túnel nº 12), em Humberto Antunes
O trem de minério de ferro “mergulha” no Túnel Grande (Túnel nº 12), iniciando a descida para o Rio de Janeiro
O trem de minério de ferro “mergulha” no Túnel Grande (Túnel nº 12), iniciando a descida para o Rio de Janeiro
Um a um, os vagões carregados de minério iniciam a descida do Túnel Grande
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