EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas
Carros
de aço carbono Santa Matilde do Trem Vitória a Minas
Pesquisa de Hélio dos Santos Pessoa Júnior,
Marcelo Citaro e Carlos Alberto Rodrigues Alvarenga
a partir das plantas da
EFVM
/
CVRD
De acordo com as plantas da
EFVM
/
CVRD
já localizadas,
os
carros
de aço carbono encomendados à Santa Matilde foram construídos nos seguintes lotes, com diferentes características e configurações:
1954
Carros
1ª classe B-121 a B126 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;
Carros
2ª classe C-121 a C-127 - 15 janelas, sem saias, com escada externa e fixa;
Carros
Bagagem-correio ESF-121 a ESF-123, sem saias, sem escadas;
Carros
Restaurante R-122 a R-124, sem saias e sem escadas (muito possivelmente sendo modificado posteriormente, devido à existência do R-123, com saia).
Vagão de Primeira Classe B121 do trem de passageiros Vitória a Minas
1959
Carros
1ª classe B-131 a B-137 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;
Carros
2ª classe C-131 a C-134 - 15 janelas, com saias e escada interna e giratória;
Carros
Bagagem-correio ESF-131 e EFS-132, com saias e sem escadas;
Carros
Restaurante R-131 e R-132 com saias e sem escada interna e giratória, pois a porta se encontra mais em direção ao meio do veículo, posicionada em cima dos truques.
1965
No último lote de 1ª e 2ª classes encomendados à Companhia Industrial Santa Matilde, a
CVRD
optou por
carros
com comprimento na faixa dos 18 metros (com 16 janelas, incluindo a do banheiro), conferindo assim uma maior capacidade de assentos:
Carros
1ª classe B-141 a B-148 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória;
Carros
2ª classe C-141 a C-146 - 16 janelas, com saias e escada interna e giratória.
Carros
de aço carbono construídos pela Santa Matilde para a EFVM |
Carro Bagagem / Chefe de Trem |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
ESF121 a ESF123 |
ESF131e ESF132 |
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Tara |
27. 430 kg |
29.100 kg |
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Lotação |
16.600 kg |
16.600 kg |
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Comprimento |
16,84 m |
16,84 m |
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Primeira Classe |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
B121 a B126 |
B131 a B135 |
B141 a B148 |
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Tara |
30.022 kg |
30.396 kg |
30.803 kg |
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Lotação |
56 Passageiros |
56 Passageiros |
60 Passageiros |
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Comprimento |
16,84 m |
16,84 m |
17,70 m |
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Segunda Classe |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
C121 a C127 |
C131 a C134 |
C141 a C146 |
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Tara |
29.055 kg |
29.686 kg |
30.540 kg |
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Lotação |
76 Passageiros |
76 Passageiros |
80 Passageiros |
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Comprimento |
16,84 m |
16,84 m |
17,70 m |
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Restaurante |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
R122 a R124 |
R131 e R132 |
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Tara |
24.255 kg |
30.920 kg |
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Lotação |
30 lugares |
30 lugares |
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Comprimento |
16,84 m |
16,84 m |
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Administração |
Ano de fabricação |
1954 |
1959 |
1965 |
1966 |
Números |
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AD106 |
Tara |
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26.800 kg |
Lotação |
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8 Passageiros |
Comprimento |
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14,03 m |
«» ª
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