Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte tracionado por uma dupla de locomotivas G12, em fins de 1993
Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte tracionado por uma dupla de locomotivas G12, em fins de 1993

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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

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• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

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• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas
A Vale entra na briga para valer

Colaboraram: José Emílio Buzelin e Nilo Milagres F.
Centro-Oeste n° 84 — 1° Nov. 1993

Com passagens na faixa de Cr$ 340 a Cr$ 1.000 — contra Cr$ 1.390 dos ônibus interestaduais — a Cia. Vale do Rio Doce inaugurou em 27 Set. seu trem de passageiros ligando diariamente Belo Horizonte ao litoral do Espírito Santo, através da EF Vitória a Minas.

A inauguração foi divulgada maciçamente nos jornais e emissoras de rádio e TV de Belo Horizonte e Vitória, no horário nobre, além de kits de imprensa com informações e fotos a cores. Os jornais responderam com amplo noticiário do evento. Só no "Estado de Minas", as fotos da Vale tomaram a primeira página na véspera, domingo, 26; a capa do caderno de turismo na quinta, 23; e a primeira página do caderno de cidades no domingo anterior, 19 Set.

O trem da Vale parte diariamente de Belo Horizonte às 8h, com chegada às 21h40; e de Vitória às 7h com chegada à capital mineira às 20h40.

No dia da inauguração a passagem de 1ª classe custava Cr$ 1.000 e a de 2ª classe, Cr$ 680. O valor cai à metade para crianças de 4 a 12 anos — crianças de até 3 anos não pagam passagem.

Os bilhetes podem ser adquiridos com até 10 dias de antecedência. Em Belo Horizonte a partida é da antiga estação da Central do Brasil, à R. Aarão Reis, 423, Pça. da Estação, onde 2 guichês atendem das 6h às 18h. Um folheto a cores é distribuído ao usuário e anúncios nos jornais convidam os mineiros a solicitarem maiores informações pelo telefone 031-201-8813.

Em Vitória, o trem parte da estação de Pedro Nolasco.

O trem é formado por duas locomotivas G-12 ligadas ao controle de tráfego por microondas; carro bagageiro; 5 carros de 1ª classe (80 lugares cada); 5 carros de 2ª (80 lugares cada); e 1 carro lanchonete com cardápio variado. Nas estações ao longo da linha também são vendidas marmitex.

A operação do trecho é feita por pessoal com treinamento especializado, com capacidade inclusive para prestar primeiros socorros, em comunicação entre si e com a cabine do maquinista através de walkie-talkies.

O carro-bagagem leva animais de estimação, bicicletas e motos. A Vale anuncia, para breve, transportar até os automóveis dos passageiros.

Em 1994 serão acrescentados 4 carros especiais, com ar condicionado e conforto dos trens do Primeiro Mundo. O limite da composição é de 18 carros.

Nos feriadões e épocas de grande demanda, a Vale anuncia que colocará em circulação trens noturnos, duplicando a capacidade da linha para 43,2 mil passageiros por mês.

O trem da Vale já é tradicional no trecho de Vitória a Itabira, onde transporta 1,4 milhão de passageiros por ano. A expectativa é de aumentar este número em 30%. Muitos usuários do trecho Vitória a Itabira provinham ou destinavam-se a Belo Horizonte.

A Vale afirma que o serviço não é lucrativo. Seja como for, é um excelente cartão de apresentação ao grande público. E há muito para ser visto.

A EFVM é quase totalmente duplicada, com travessões ligando uma linha à outra a cada 7 km, formando blocos de linha operados por cabines duplamente ligadas à sala de controle em Vitória (por microondas e por cabo coaxial). Também as locomotivas são ligadas ao controle de tráfego, de onde recebem as instruções de marcha.

Se o maquinista desobedece às ordens, o computador corta automaticamente o motor da locomotiva.

Tudo isso permite que já há 10 anos a ferrovia operasse 40 trens diários de minério, 4 de passageiros e 12 de carga geral nas duas direções [Informativo Frateschi n° 24, de Jan.-Fev. 1983].

Está em andamento o plantio de 13 milhões de mudas de árvores numa faixa média de 30 metros de cada lado da estrada de ferro, para atenuar problemas de erosão, fogo, ruído e poeira.

Seria um crime, dedicar tanta qualidade só aos trens de minério.

   
Horários em 1993
[ver Horários atuais]
Descrições P-01 VT–BH P-02 BH–VT
Km Estação Chega Parte Chega Parte
0 Pedro Nolasco 7h00 21h40
6 Flexal 21h27 21h28
51 Fundão 7h58 7h59 20h41 20h42
66 Aricanga 8h15 8h16 20h24 20h25
75 Piraqueaçu 8h27 8h28 20h12 20h13
109 Maria Ortiz 9h04 9h05 19h35 19h36
132 Colatina 9h29 9h32 19h08 19h11
152 Itapina 9h53 9h54 18h46 18h47
164 Mascarenhas 10h07 10h08 18h32 18h33
175 Baixo Guandu 10h20 10h23 18h17 18h20
180 Aimorés 10h30 10h33 18h07 18h10
201 Itueta 10h55 10h56 17h44 17h45
216 Resplendor 11h12 11h15 17h25 17h28
232 Crenaque 11h32 11h33 17h07 17h08
249 Cons. Pena 11h50 11h53 16,47 16h50
262 B. do Cuieté 12h07 12h08 16h32 16h33
270 S. Tomé R. Doce 12h17 12h18 16h22 16h23
282 Tumiritinga 12h31 12h32 16h08 16h09
325 Gov. Valadares 13h16 13h25 15h15 15h24
361 Pedra Corrida 14h02 14h03 14h37 14h38
374 Periquito 14h17 14h18 14h22 14h23
388 Naque 14h33 14h34 14h06 14h07
399 Frederico Sellow 14h46 14h47 13h53 13h54
416 Ipaba 15h05 15h06 13h34 13h35
436 Int. Câmara 15h27 15h30 13h10 13h13
449 Mário Carvalho 15h44 15h47 12h53 12h56
482 Antônio Dias 16h23 16h24 12h16 12h17
507 Des. Drumond 16h52 16h54 11h46 11h48
529 João Monlevade 17h21 17h23 11h17 11h19
543 R. Piracicaba 17h38 17h40 11h00 11h02
582 Santa Bárbara 18h32 18h34 10h06 10h08
593 Barão de Cocais 18h50 18h52 9h50 9h52
664 Belo Horizonte 20h40 8h00
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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