Flavio R. Cavalcanti - 9 Jun. 2014
Fotos e informações: Secom Bahia
O primeiro trecho do Metrô de Salvador entra em operação assistida, com passagem gratuita, no dia 11 Jun. 2014, véspera do primeiro jogo da Copa do Mundo.
Nos dias em que houver jogos, o Metrô de Salvador começa a operação 5 horas antes e termina 3 horas após o jogo, atendendo às pessoas previamente cadastradas, portando pulseirinhas de identificação.
Em todos os demais dias do período experimental, que se estenderá até Set. 2014, o Metrô de Salvador vai operar no trecho de 7,7 km entre Lapa e Retiro, estações Lapa, Brotas, Campo da Pólvora, Acesso Norte, Retiro, de Segunda a Sexta-feira, das 12 às 16h.
Após esse período, o serviço será ampliado até chegar ao atendimento pleno, no dia 15 de Setembro.
A entrada em operação experimental foi antecedida de uma inspeção do governador da Bahia, que acompanhou jornalistas e demais autoridades num percurso de 4 km, por trem, do Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, até a Estação Campo da Pólvora, além da visita ao Centro de Controle.
«» ª
Metrô de Salvador começa a funcionar dia 11 de junho de 2014
O metrô de Salvador fez uma viagem de ida e volta na manhã desta quinta-feira (5) nos aproximadamente quatro quilômetros que separam o Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, até a Estação Campo da Pólvora. A experiência foi um teste realizado para que o governador Jaques Wagner, empresários, jornalistas e autoridades conferissem de perto o funcionamento do equipamento, que entra em operação assistida na próxima quarta-feira, 11 de junho.
A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta quarta-feira (10) da inauguração do metrô de Salvador. Com parceria entre União, estados e municípios, além da iniciativa privada, foi possível a conclusão de trecho importante para os soteropolitanos que enfrentam, diariamente, trânsito intenso na cidade.
Para Carlos Martins, presidente da Companhia de Trânsito do Estado da Bahia, o tempo de viagem deverá diminuir cerca de 50% e, além disso, contribuirá para desafogar o trânsito em diversos bairros. Ele diz que o trecho que entrará em operação nesta quarta-feira é muito povoado e irá beneficiar a população carente.