Ferrovia Norte-Sul
Transporte de locomotivas
inaugura open access no Brasil
Flavio R. Cavalcanti - 5 Mar. 2015
O transporte das locomotivas SD70ACe nº 8255 e 8258 VL! pelo tramo sul da Ferrovia Norte-Sul inaugurou no Brasil a venda de capacidade de transporte, pela qual vários operadores independentes utilizam os trilhos de uma mesma ferrovia, de modo compartilhado, o chamado open access.
«Esse primeiro transporte marca o início do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access). O segmento ferroviário (Anápolis-Palmas) é o primeiro do país a operar sob as novas regras que promovem a quebra do monopólio das atuais concessionárias e permite que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias. Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias eram comercializadas pelas próprias concessionárias que estabeleciam seus preços» [Ferrovia Norte-Sul inicia transporte de locomotivas. Valec, 27 Fev. 2015].
As duas locomotivas partiram de Anápolis (GO) no dia 26 Fev. 2015 com destino Palmas / Porto Nacional (TO), de onde seguiram para Imperatriz (MA) pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, que desde 2007 é operado com exclusividade pela própria VL!.
Outros comboios já estavam previstos para partir nas semanas seguintes, num total de 18 locomotivas SD70ACe construídas pela Progress Rail em Sete Lagoas (MG) e levadas por carretas até Anápolis (GO).
A
Valec
também manifestava expectativa de um breve início do transporte de farelo de soja pelo tramo sul da
Ferrovia Norte-Sul, tão logo fique pronta a tulha da Granol em Anápolis (GO), com destino ao porto de Itaqui, em São Luís (MA).
Além da VL!, ao que parece, já habilitada, a Brado Logística (Santos, SP) e a Tora Transportes (Contagem, MG) também entraram na
ANTT
com pedidos de habilitação para atuarem como Operadores Ferroviários Independentes (OFIs), pré-requisito para contratar, com a Valec, capacidade de carga na
Ferrovia Norte-Sul.
Sinal verde
A transição da operação assistida, realizada desde a inauguração do tramo sul da
FNS
em Maio de 2014, para a operação comercial decorre da autorização recebida da
ANTT
em 18 Fev. 2015 para o transporte de cargas, na velocidade máxima de 40 km/h [ANTT autoriza operação do trecho Gurupi (TO) / Anápolis (GO). Valec, 20 Fev. 2015].
Para obtê-la, a
Valec
contratou empresa especializada para inspeção dos trilhos no trecho de Palmas (TO) a Anápolis (GO), com a finalidade de verificar tecnicamente possíveis problemas apontados e, se confirmados, verificar o comprometimento do nível de segurança operacional da Ferrovia Norte-Sul. Os trilhos passaram por uma série de testes que vão desde a verificação visual e inspeção por ultrassom até ensaios laboratoriais de massa, dimensional, dureza, metalográfico, tração e alongamento.
«Ao fim dos trabalhos, gerou-se dois Relatórios Finais, sendo o primeiro “Relatório Final de Inspeção Visual e Ultrassom”, elaborado em campo, e o segundo “Relatório Final Análise Laboratorial”, após ensaios de amostras retiradas da linha férrea, em laboratório. Ambos afirmaram que os resultados obtidos atendem as especificações da VALEC, e que “todos os lotes considerados estão em de acordo com o esperado pelo tipo de material e sua aplicação”; e , “não haverá comprometimento à segurança e à vida útil do trilho”» [Trilhos da Ferrovia Norte-Sul são aprovados em testes. Valec, 12/02/2015].
Além disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou ensaios complementares, constatando que os trilhos TR-57 adquiridos pela VALEC atendem tecnicamente à demanda de tráfego da Ferrovia Norte-Sul.
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