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Para evitar confusõesquanto aos pátios ferroviários, sua localização, nomes das cidades, e real extensão dos trechos: Cidades & NomesOs pátios, terminais etc. indicados pelos nomes de um município, nem sempre estão localizados na cidade-sede. [Aliás, de Aguiarnópolis em diante a ferrovia evitou a proximidade das áreas urbanas]. É o caso, por exemplo, do pátio de Araguaína, situado 21,4 km a sudeste da cidade que lhe dá o nome, pela rodovia TO-222. O pátio de Colinas não fica em Colinas do Tocantins, mas no município vizinho de Palmeirante (TO). Por isso, às vezes também é chamado de pátio Palmeirante. O pátio de Porto Nacional fica a 60 km desta cidade, em linha reta, ou quase 100 km por rodovia, passando por Palmas, capital do Tocantins. Também é chamado pátio de Palmas; e outras vezes, de Palmas / Porto Nacional.
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Ferrovia Norte-Sul
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Inaugurado o último trecho de seu projeto original, ligando Anápolis (GO) à EF Carajás e ao porto de Itaqui (MA), a Ferrovia Norte-Sul passa a operar com 35 pátios de cruzamento de trens, ou 34 trechos entre eles, o que permite, em tese, a movimentação simultânea de 17 pares de trens em sentidos opostos, o tempo todo, ao longo de seus 1.576 km.
De fato, por enquanto, serão duas ferrovias distintas:
Tramo Norte de Palmas (TO) até Açailândia (MA), operado durante 30 anos (2007-2037) pela FNS S/A, empresa da Vale, em conexão direta com a EF Carajás;
Tramo Sul de Palmas (TO) até Anápolis (GO), a ser operado por várias empresas, cada uma com contrato para certo número de pares de trens (capacidade de carga), em trechos e por prazos diferentes, permanecendo a ferrovia sob controle da Valec.
Ao ser licitado para subconcessão, em 2006, o Tramo Norte apresentava características variadas, herdadas das diferentes épocas em que seus trechos tinham sido, estavam sendo ou ainda seriam construídos:
Dormentes de madeira nos primeiros 110,4 km, correspondendo mais ou menos ao trecho de 107 km inaugurado por Sarney em Mar. 1989;
Trilhos TR-68 recondicionados, no trecho em operação, de 225 km, até Aguiarnópolis (TO), inaugurado por FHC em Set. 2002;
Trilhos TR-68 recondicionados no trecho de 133,5 km, em construção pela Valec, até Araguaína (TO);
Trilhos TR-57, estado de novo, a serem aplicados pela Valec no trecho de 361,5 km até Palmas / Porto Nacional (TO), com o dinheiro recebido pela subconcessão do Tramo Norte.
A rampa máxima é de 0,6%, tanto no sentido de importação quanto no de exportação.
O raio mínimo de curva é de 320 metros.
Os AMVs são de 1:14 na linha principal; e de 1:12 e 1:8 nas linhas internas dos pátios e terminais multimodais.
Não fica muito claro que os pátios de cruzamento de fato tivessem, naquele momento, extensão mínima de 1.700 m. O trem-tipo previsto no edital, considerando locomotivas GM ou GE de 4.400 HP, não combina com essa extensão, excessiva para tração simples e insuficiente para tração dupla.
Tramo Norte da
FNS
Trem tipo, vagões e locomotivas |
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Tração | Tipo de trem | Quantidade | Tonelada (t) | Comprimento (m) | |||
Locos | Vagões | Útil | Bruta | Trem | Desvio | ||
Simples | Grãos | 1 | 42 | 3.851 | 5.148 | 821 | 903 |
Fert. + Adubo | 1 | 42 | 3.851 | 5.148 | 821 | 903 | |
Carga geral | 1 | 51 | 3.616 | 5.086 | 1.051 | 1.153 | |
Dupla | Grãos | 2 | 84 | 7.701 | 10.296 | 1.648 | 1.813 |
Fert. + Adubo | 2 | 84 | 7.701 | 10.296 | 1.648 | 1.813 | |
Carga geral | 2 | 80 | 5.641 | 7.932 | 1.648 | 1.813 | |
Tripla | Grãos | 3 | 126 | 11.552 | 15.444 | 2.463 | 2.718 |
Fert. + Adubo | 3 | 126 | 11.552 | 15.444 | 2.463 | 2.718 | |
Carga geral | 3 | 119 | 8.462 | 11.898 | 2.472 | 2.718 |
De todo modo, pelo edital, o arrematante (Vale) deve ampliar os pátios de cruzamento e implantar outros, à medida em que o tráfego da ferrovia exigir.
O edital previa, ainda, a obrigação de o arrematante permitir até 2 pares de trens de passageiros por dia, nos dois sentidos; e para eles foram consideradas locomotivas GE ou GM de 3.000 HP.
Os terminais multimodais de carga são implantados e administrados comercialmente pela Valec.
De acordo com o Comunidado de oferta pública nº 01/2014, o Tramo Sul da FNS apresenta rampa de até 1,45% no sentido importação, presumivelmente, desde o porto de Itaqui e outros que venham a ser ligados, no litoral norte, e os mesmos 0,6% no sentido exportação.
O raio mínimo de curva é um pouco maior, de 343,8 m, e a capacidade de suporte da via foi dimensionada para 32,5 toneladas por eixo.
Pela extensão dos desvios de cruzamento, o Tramo Sul já começa a operar com capacidade para trens com tração dupla (duas locomotivas).
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A velocidade máxima autorizada é de 60 km/h, naturalmente, quando os aterros estiverem suficientemente consolidados, trecho por trecho, coisa que costuma demorar pelo menos um ano [Note-se que o mapa Valec de Abr. 2012 dava como construído o trecho de Anápolis à divisa do Tocantins. Já o mapa Valec disponível em Mai. 2014 dava como construído o trecho de Santa Isabel (GO) a Palmas (TO)].
O que começa agora, com a inauguração oficial em 22 Mai. 2014, é a chamada operação assistida, período de testes e ajustes que antecede a operação comercial regular.
É pelo regime de operação assistida, presumivelmente, que em 20 Mai. 2014 partiu de Gurupi (TO) o primeiro trem com destino a Palmas (TO), levando minério de ferro a ser utilizado nas siderúrgicas do polo de Carajás ou exportado pelo porto de Itaqui. Pelo mesmo regime, foram autorizados trens de minério de manganês, também de Gurupi para o Tramo Norte.
De qualquer modo, o edital de oferta pública publicado pela Valec em 12 Mai. 2014 abre prazo de 3 meses para operadores ferroviários independentes (OFI) e operadores de transporte multimodal (OTM) apresentarem suas demandas, com indicação do fluxo (origem-destino), o período (semanal / mensal) e a quantidade (pares de trem).
Ferrovia Norte-Sul Características físicas e contratuais |
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Características | Tramo Norte | Tramo Sul |
Bitola | 1,60 m | 1,60 m |
Rampa máxima - sentido exportação | 0,60% | 0,60% |
Rampa máxima - sentido importação | 0,60% | 1,45% |
Raio mínimo | 320 m | 343,823 m |
Perfil dos trilhos | TR-57 e TR-68 | TR-57 |
Dormentes | Madeira e Concreto | Concreto |
Fixação dos trilhos | Tirefond e Elástica | Elástica |
Capacidade de suporte da via | 32 t / eixo | 32,5 t / eixo |
AMVs - linha principal | 1:14 | |
AMVs - pátios | 1:8 e 1:12 | |
Velocidade máxima autorizada | 60 km/h | |
Operador | FNS S/A (grupo Vale), 2007-2037 | Vários. Contrato por pares de trens |
Passageiros | Assegurar a qualquer operador até 2 pares de trens por dia | |
Terminais | Valec implanta e explora comercialmente | |
Desvios de cruzamento | Subconcessionária deve ampliar e implantar os desvios de cruzamento adicionais que se fizerem necessários | |
Fontes: Tramo Norte - Edital nº 001/2006 Tramo Sul - Comunicado de oferta pública 01/2014. |
Os pátios ou terminais multimodais, às vezes chamados intermodais, são áreas de dezenas de hectares, anexas à ferrovia, destinadas à instalação de equipamentos para trasbordo de carga. Os mais comuns, até agora, são terminais de soja, fertilizantes e combustíveis.
Os pátios de cruzamento tendem a ser bem mais numerosos, formados por pelo menos duas linhas paralelas, com extensão suficiente para conter dois trens inteiros, viajando em sentidos opostos, além de instalações necessárias à operação da ferrovia, como postos de abastecimento de locomotivas e outros serviços.
À medida em que aumenta a demanda por transporte, os pátios de cruzamento devem ser alongados, para receber trens maiores; e/ou devem ser construídos mais pátios, reduzindo o espaçamento entre eles, para permitir o trânsito de maior número de trens, nos dois sentidos, e no mesmo período de tempo.
O aumento da demanda também leva à criação de mais terminais de carga, sempre considerando que uma ferrovia é uma linha de produção, fixa, dentro da relação custo / benefício. Não se investe, desde o início, para um nível de demanda que ainda está no horizonte do futuro.
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