Estrada de Ferro do Corcovado
As locomotivas de cremalheira a vapor
Flavio R. Cavalcanti - Mar. 2013
A Estrada de Ferro do Corcovado começou a operar parcialmente (até Paineiras), em 1884; e no trajeto completo, em 1985, com locomotivas de cremalheira a vapor construídas pela fábrica suíça Esslingen.
Segundo Stiel, a ferrovia começou com duas locomotivas Esslingen e dois carros de passageiros. Posteriormente, adquiriu mais duas locomotivas, construídas pela Baldwin
[Stiel,
p. 362]. Ao iniciar-se a operação elétrica, manteve os mesmos três carros e um vagão de carga / serviço de lastro da fase a vapor, embora inteiramente reformados
[Stiel,
p. 364-365].
Segundo Suêvo, em 1885 a ferrovia ainda contava com apenas duas locomotivas e dois carros de passageiros. Em 1891, o material rodante já era formado por três locomotivas e cinco carros. Em 1892 foi adquirida uma quarta locomotiva, porém a primeira em operação desde 1884 permaneceu vários meses em reparos na oficina. Eram duas Esslingen e duas Baldwin. Ele atribui a todas, indistintamente, a capacidade de rebocar um peso útil de 8 toneladas em rampas de 30%, com a velocidade de 7 km/h [Suêvo, p. 91].

Locomotiva de cremalheira (rack) a vapor construída em 1888 pela Baldwin
para a Estrada de Ferro do Corcovado. Fonte: Baldwin Locomotive Works
Essa aquisição escalonada das locomotivas Baldwin confere com a informação existente em várias edições da história desse fabricante sempre citando um único exemplar para a Estrada de Ferro do Corcovado no biênio 1888-1889:
«A procura de motores a vapor para o serviço urbano atingiu grandes proporções durante este período, tendo-se construído noventa e cinco durante os anos de 1888 e 1889. Durante este ano construíram-se duas locomotivas de cremalheira, do sistema Riggenbach, uma com uma única roda dentada e quatro portrizes, pesando em ordem de marcha 14.515 quilos, para a Estrada de Ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil, e outra com duas rodas dentadas e oito rodas portrizes, pesando em ordem de marcha 35.835 quilos, para a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, do Brasil. As ilustrações destas locomotivas estão apresentadas nestas páginas» [História da Baldwin Locomotive Works: 1831-1922].

Informações e gravuras das locomotivas de cremalheira (rack) a vapor construídas em 1889-1889
para as estradas de ferro do Corcovado e Príncipe do Grão Pará,
em History of Baldwin Locomotive Works: 1831-1920
Porém, existe uma referência suíça ou alemã indicando apenas uma locomotiva Baldwin de 1888; e uma locomotiva de 1890 cujo construtor é designado abreviadamente ME [Maschinenfabrik Esslingen?]. Segundo essa fonte [a indentificar e conferir], a locomotiva Baldwin de 1888 tracionava 8,5 toneladas à velocidade de 6 km/h, enquanto a locomotiva ME de 1890 tracionava 7 toneladas à velocidade de 8 km/h.

Perfis em escala das locomotivas a cremalheira
Baldwin (1888), ME (1890) e SLM/MFO (1910/1920)
da Estrada de Ferro do Corcovado
Tudo indica que esta fonte [a indentificar e conferir] continha pelo menos uma folha anterior, talvez com os dados das primeiras locomotivas.
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