Ferrovia Norte-Sul
Terminal graneleiro Agrex
Flavio R. Cavalcanti - 19 Fev. 2015
Foi inaugurado no dia 5 Jan. 2015 o terminal graneleiro da Agrex do Brasil no pátio ferroviário de Palmas / Porto Nacional (TO).
É o terceiro terminal a entrar em funcionamento no pátio multimodal da
FNS
na capital do Tocantins, onde já operavam as bases de combustíveis da Petrobras Distribuidora (BR) e da Raízen (joint-venture dos grupos Cosan e Shell).
O terminal da Agrex oferece estrutura completa para a recepção, beneficiamento e embarque de soja e milho. A previsão da empresa é movimentar em Porto Nacional, ainda neste ano, 250 mil toneladas de grãos.
Embora a notícia seja datada pela Valec do próprio dia 5 Jan. 2015, é possível que só tenha sido redigida em Fevereiro, uma vez que a chamada e as fotos foram nomeadas 06/02/2015.
Os caminhões começaram a chegar esta semana (qual?), com a soja da atual safra que se iniciava. A previsão da Agrex é de receber até 200 caminhões por dia nos momentos de alto fluxo. A capacidade de armazenamento é de 17 mil toneladas. Os trens carregados vão seguir sentido exportação com destino ao Porto de Itaqui (MA). Os primeiros vagões devem sair ainda este mês (qual?).
A Agrex do Brasil surgiu em 2013 da união de duas grandes empresas, a Ceagro (no mercado regional há mais de 20 anos) e a Mitsubishi Corporation.
Atua na produção e comercialização de grãos, fertilizantes, sementes e distribuição de defensivos agrícolas nos estados do Centro-Oeste e Nordeste, e já operava no Pátio de Porto Franco (MA), também sob controle da Valec.
«O Pátio de Porto Nacional, situado a 30 km de Palmas, está em funcionamento desde 2013. Atualmente, além da Agrex, estão instaladas três empresas de transporte de combustível (BR Distribuidora, Norship e Raízen).
«A Valec deve realizar este ano novas licitações com o intuito de ocupar outras áreas do pátio. O prazo de arrendamento é de 15 anos renovável por igual período».
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