Guindastes ferroviários no Brasil
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De forma bastante simplificada, um guindaste ferroviário pode ser dividido nos principais subconjuntos:
Um estrado é colocado sobre truques, tal como um vagão, sendo montada sobre ele uma plataforma giratória.
Esta plataforma contém uma cabine com o mecanismo de força do guindaste, seus controles, e a lança basculante, em cuja extremidade ficam as roldanas dos guinchos.
Na maioria dos guindastes manuais do século XIX, a cabine não existia, ficando todo mecanismo e os operadores sujeitos às intempéries do clima.
Nos guindastes mais antigos, entre a plataforma giratória e o estrado era montada uma enorme roda dentada de ferro fundido, de maneira a permitir a rotação da plataforma.
Guindastes mais modernos utilizam um sistema de trilhos e roletes muito mais eficiente e de fácil manutenção.
A quebra de dentes da roda de ferro fundido tem sido uma das principais causas de baixa dos guindastes a vapor, tendo em vista a quase impossibilidade de se fundir uma sobressalente nos dias de hoje, ou a pouca confiabilidade da solda desses dentes.
Os estrados dos guindastes de socorro quase sempre possuem patolas, denominação usual das vigas de estabilidade que permitem ao guindaste exercer sua força máxima independente da posição da plataforma.
As patolas são vigas de aço escamoteáveis que se apoiam externamente numa pilha de madeira ou dormentes montados pelo pessoal do socorro.
Na Europa é comum o uso de patolas pivotadas nas extremidades do estrado, sendo equipadas com macacos hidráulicos ou pneumáticos.
Também é comum em guindastes europeus o uso de truques de alívio e contrapesos removíveis, visando diminuir o peso do guindaste para transporte. Os truques de alívio são truques extras engatados em ambas as extremidades do estrado, através de um mecanismo que permite a distribuição do peso entre ambos (guindaste / truques).
Os contrapesos removíveis servem como lastro para contrabalançar os esforços sobre a plataforma, mantendo-a equilibrada sobre o estrado, só sendo instalados quando e na quantidade necessária.
Outra característica marcante para vários tipos de guindaste é o uso de lanças integrais ou treliçadas. As lanças treliçadas são muito comuns na Europa, permitindo comprimentos maiores sem aumento significativo de peso.
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