Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Guindaste nº 2 da EFCB
Guindastes ferroviários no Brasil
Eduardo J. J. Coelho
SPMT / Centro-Oeste, 1994
Este acidente com o trem de passageiros RP-4, no Km 175 do Ramal de São Paulo, entre Ribeirão da Divisa e Bulhões, em 1943/Jul/02, ficou famoso por vitimar diversos cavalos de corrida que iam disputar um grande prêmio no Rio de Janeiro. Neste flagrante da turma do socorro em ação, o imponente guindaste a vapor nº 2 da EFCB, baseado em Barra do Piraí, remove um dos equinos mortos, antes de recolocar na linha o vagão semidestruído (Foto: Aldo Marsili).
This wreck on the São Paulo branch of EFCB became famous at the time, July, 2, 1943, because several race horses going to a derby in Rio de Janeiro were killed when the cars overturned. This picture shows the EFCB “nº 2” steam crane removing one of the dead horses before righting the wooden car (Photo: Aldo Marsili).
Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Guindaste nº 15 da EFCB
Outra foto do mesmo acidente com o RP-4 em 1943/Jul/02, mostrando o guindaste nº 15, Industrial Brownhoist, 1928, de 42 t, ajudando os trabalhos de socorro. Note a lança reta e treliçada (Foto: Aldo Marsili).
A picture of the same accident on July, 2, 1943, shows the 42 ton “nº 15” steam crane helping to clear the wreck. Note the straight truss boom (Photo: Aldo Marsili).
|