“Mit Dampf ins nächste Jahrtausend – Ein chinesischer Bilderbogen”
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QJ | JS | |
---|---|---|
Nome / Significado | Qian Jin “Em frente” |
Jian She “Reconstrução” |
Rodado | 2-10-2 | 2-4-2 |
Potência | 2.900 HP / 2.134 KW | 2.300 HP / 1.693 KW |
Velocidade Máxima | 80 km/h | 80 km/h |
Diâmetro das rodas de tração | 1.500 mm | 1.370 mm |
Comprimento com tênder de 4 eixos | 26,2 m | 23,7 m |
Comprimento com tênder de 6 eixos | 29,3 m | - |
Área da grelha | 6,8 m² | 5,75 m² |
Superfície de aquecimento | 265 m² | 210 m² |
Superfície de superaquecimento | 141 m² | 65 m² |
Carga de carvão | 15 / 21 t | 15 t |
Carga de água | 30 / 50 m³ | 30 m³ |
A capacidade máxima de produção em Datong atingiu 350 locomotivas / ano. Em média, equivalia a quase uma locomotiva por dia. No futuro a produção deste tipo continuará, e em 1986 produziram-se quase 250 máquinas das duas classes. No entanto, a parcela de modelos a diesel deverá aumentar.
Todas as locomotivas são equipadas com alimentador de carvão (stocker). A classe QJ é uma versão modificada da classe FD soviética, que foi fornecida em grande número à China. A classe QJ é a mais numerosa e é usada basicamente em pesados trens de carga. A classe JS, mais leve, é considerada universal, sendo usada também em trens de passageiros. Tão impressionante quanto a amplitude da tração a vapor neste país, é o reduzido número de tipos de locomotivas em uso. Classes e variantes de menor representação foram extintas. Para as duas dominantes, podem-se encontrar ainda 2-4-2 procedentes da Ferrovia da Manchúria do Sul. Pode-se também notar várias diferentes construções de caldeira, e máquinas com e sem defletores de fumaça. Em menor número, há locomotivas das classes SL (“Vitória”, construídas até 1958) e RM (“Povo”, construídas a´te 1961), ambas 4-6-2. Elas são usadas principalmente em trens de passageiros. Tudo indica que ainda há uma ou outra locomotiva-tanque (ou locomotiva sem tênder) em operação.
Quanto às diesel, encontram-se tanto modelos diesel elétricas como diesel hidráulicas. As diesel elétricas de 4.000 HP da classe DF são encontradas em oda a China. A construção da classe equivalente com transmissão hidráulica foi interrompida a favor da importação deste tipo de máquina a Henschel, Alemanha. Há ainda diesel elétricas duplas, apelidadas de “Grande Dragão”. A maior fábrica de diesel elétricas fica em Dalian, uma cidade portuária. As primeiras locomotivas elétricas foram importadas da França, Romênia e República Democrática Alemã. Com o avanço da eletrificação, pretende-se em breve produzir locomotivas elétricas em série na China.
Os carros de passageiros lembram os modelos russos. Nos trens de longa distância são usados somente carros modernos e bem cuidados. A pintura deles é verde com duas faixas amarelas finas, uma acima e outra abaixo das janelas. Os vagões de carga são quase todos de 4 eixos. Todo o material rodante é equipado com engates automáticos.
Em Shenyang, cidade com mais de 5 milhões de habitantes, encontra-se o único museu ferroviário do país. Numa área descoberta encontram-se ao todo 11 locomotivas a vapor, procedentes, entre outros países, da Inglaterra, Checoslováquia, Polônia, EUA e Japão, algumas delas, entretanto, em estado desolável. A mais impressionante é, sem dúvida, uma Pacific com carenagem aerodinâmica da classe SL 7751. Encontra-se em condições de funcionamento, e foi fabricada no Japão pela Kawasaki, em 1934.
Nas proximidades do Museu, é visível e audível o complexo de guarda e manutenção de locomotivas a vapor de Shenyang, onde há mais de 100 máquinas estacionadas. Não é de admirar que alguns fãs abandonem correndo o museu para ver as locomotivas “vivas”
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